quinta-feira, novembro 09, 2006

Ecografia das 33 semanas!

Hoje foi finalmente o dia da ecografia, creio que esta tenha sido mesmo a última. Apanhei o médico que me tinha feito a primeira ecografia e que voltou a dizer que, sendo a minha primeira gravidez, deveríamos ter feito pontaria para os gémeos! :D O L. bem gostava, mas isto não é como nós queremos e eu acho que um já deve dar trabalho, então dois nem sei como seria!
Mas já tinha avisado os familiares que se por acaso (hipótese bem remota, felizmente! :P) viesse um trio, iam dois recambiados para a casa dos avós e só cá ficava um! LOL

Bem vamos ao que interessa, lá gravei a ecografia, como é da praxe e daqui a pouco vou levá-la à minha mãe para ver. O meu bebé está cefálico, como já me tinha dito a enfermeira no posto de saúde, tem as costas para o meu lado esquerdo e os pés para o lado direito, que ele insiste em esticar, esticar... pois e com isso, já eu tinha entendido que ele tinha ali os pés!
Continua com um bom ritmo cardíaco e com bastantes movimentos fetais (acho que ele não estava a gostar nada da brincadeira, porque fartou-se de me dar pontapés!), está no percentil 50 e o peso estimado é de 2067 kg, o que significa que não será um bebé demasiado grande. O médico disse que, assim sendo, estava tudo bem encaminhado para que o parto não fosse dificultado pelo tamanho excessivo do bebé. Não me falou foi do comprimento dele, eu ainda perguntei mas ele deu a entender que na posição dele, não era fácil fazer essa estimativa.
Pelo que vi na ecografia, estima-se que ele irá engordar até ao final da gravidez, entre as 500 e as 600 gramas.
Mediu-lhe o fémur e a cabeça, está tudo normal, o líquido amniótico está dentro do previsto e disse que a minha placenta é anterior.

Fiquei a pensar se não deveria ter mais roupinhas de tamanho 0... é que quase tudo o que tenho é de tamanho 1, mas creio que deve dar, não é?

As moínhas de que me queixei ontem, semelhantes às do período, hoje continuam, até fiquei a pensar se na ecografia não me iria acusar placenta prévia, mas pelos vistos está tudo bem e isto deve fazer parte do processo.

Agora mudando de assunto, digam-me lá uma coisa: com quantas semanas é que geralmente se começa a preparação para o parto???? Bem, isto nos centros médicos, porque no particular é quando nós queremos ou a partir das 28 semanas. Acho que a enfermeira não deve é querer trabalho, isto porque estou nas 33 semanas e o que ela disse à minha sogra, que trabalha lá no posto, é que as grávidas agora "têm a mania" de querer começar a preparação muito cedo e que por isso os bebés estão todos a nascer mais cedo, isto faz algum sentido???
É que eu já estou com 33 semanas e quando ela me ligar a minha vontade é dizer-lhe "Muito obrigada, agora acho que já não preciso, pois estou em cima da "deadline" e já não me vai adiantar de nada, porque o meu filho bem que pode nascer às 38 semanas!!" Bem, é apenas mais uma acha para a fogueira do nosso querido Serviço Nacional de Saúde! Que país este, quanto menos se faz, menos se quer fazer...

6 comentários:

Gio disse...

As coisas que tu dizes aqui e que eu não entendo.... o menino está cefálico isso é bom não é? E a placenta anterior e prévia, obalhamedeus..... então mas já nao se chega aos 9 meses desata-se aos berros o puto sai e pronto? Ehehehe tou a brincar como sabes espero que ninguém que leia este comentário fique ofendido, jocas sua preguiçosa (ai vais levar comigo.....)

Mamã do Diogo disse...

AInda em que voces tao bem :)
Nao vale a pena comprares roupa tamanho 0,dura p uma, duas semanas no maximo,tamanho 1 sp podes fazer uma dobrazinha.
No centro de saude onde fiz o preparaçao era entre as 28 e as 32 semanas,ate podia ter começado mais cedo,eu é k n podia.
Beijokas

Ana disse...

O teu Gil ja esta a postos, e tu tambem ja estas a preparar-te, essas moinhas tipo dores menstruais e o teu corpo ja a "treinar-se".
O que e a preparacao do parto? estas a referir-te a ginastica, e aprender a respirar quando se esta com contraccoes? Se eh isso ja estas um bocado atrasada pois se ja tens 33 semanas, a nao ser que em Portugal a preparacao do parto seja dada 1 hora antes do bebe nascer,ah,ah
Quanto aos fatinhos, eu se fosse a ti nao comprava mais do tamanho 0, mesmo que o Gil nao seja um bebe gordo e pareca que o size 1 eh muito grande,vais ver em 3 tempos ficas sem roupinhas.

Carla disse...

Fico feliz por saber que está tudo bem com o Gil e contigo, apesar da anemia, também.

Eu na ecografia das 32 semanas fiquei a saber que o Pedro tinha o perímetro abdominal abaixo do que devia e por isso fiquei de baixa. E tem sido muito aborrecido, porque não estou habituada a estar sem fazer nada.

Beijos

Carla

Anónimo disse...

Opah sabes porque não fiz preparação pro parto? Porque no meu centro de saude nem havia por haver poucas grávidas!!! Podia ter ido para outro, que fosse perto,mas...
Nem sei quando costumam coeçar!
Ta tudo bem e isso é optimo!
Jinhos

Sofia Guerra Carvalho disse...

Olá Lisa,

Quanto às roupinhas concordo com as outras mamãs: bastam 2 ou 3 conjuntos 0 (é mais ou menos o que eu tenho) porque deixam de servir em duas semanas. E conta que depois na altura que ele nesce as pessoas também gostam de oferecer roupinhas (normalmente 0).
Quanto às aulas, no meu Centro de Saúde não faziam, por isso o médico de família passou-me uma credencial para eu fazer fora, numa clínica e comecei às 30 semanas (já acabei). Eu tive 8 aulas, mas sei que nalguns sítios "compactam" mais as aulas de forma a não teres que lá ir tantas vezes... pode ser isso que aconteça no teu Centro...? Liga para lá e informa-te!

Beijokas

Sofia & Gonçalo