sábado, dezembro 02, 2006

Como foi o nosso feriado

O meu dia de ontem foi uma verdadeira seca, mas sobrevivemos.
Afinal acabei por não sair, pois a minha mãe achou que era melhor irmos hoje fazer as compras e ir ao IKEA, do que ontem, porque o meu pai estava em casa e quando ela sai, estando lá ele, passa a tarde a telefonar-lhe nem que seja só para lhe dizer que está sozinho em casa!
O L. de manhã colocou finalmente o estrado na caminha de grades e montou a estante, o que significa que o quartinho está pronto (à excepção da afinação das portas do roupeiro, que continua por fazer…).
Eu passei o dia de volta da lida da casa. Coloquei a loiça na máquina e dei uma limpeza geral na cozinha. Mudei a roupa da cama e deixei o edredon a “respirar”. Fiz uma máquina de roupa e estendi… não sei para quê, pois ela insiste em não secar… Aspirei tudo e lavei o chão. Acabei de bordar a fraldita, fiz a árvore de Natal (finalmente! - depois logo coloco uma foto) e deixei-me ficar por aqui a ver televisão e pouco mais.


O maridão foi ver a desgraça do Sporting e depois ainda se lembrou de ir sair com os outros gaijos, isto é, o meu irmão que gosta muito de desafiá-lo para estas saídas e pelo menos mais outro. Já sei onde estas saídas acabam… mas isso nem me chateia, pois conheço bem o que tenho em casa, o meu receio é sempre que ele beba demais e depois venha a conduzir para casa.
Há uns meses, quando eu estava no início da gravidez e andava sempre enjoada e cheia de sono, ele foi a um aniversário de um amigo e eu optei por ficar em casa. Chegou a casa tardíssimo! Disse-me que deveria estar de volta, pelas 2h da manhã e eram quase 6h quando chegou. É claro que me preocupo e que penso sempre que pode ter acontecido alguma coisa. O que ele me disse logo quando chegou foi: “Se te preocupas assim comigo, quando for com um filho ou com uma filha, como vai ser?”


Pois, não sei… mas agora já dou mais valor às preocupações dos meus pais! E às tantas vou-me preocupar muito mais do que eles, porque este mundo é mesmo doido e porque sei muito bem o que se encontra “lá fora” e o que a noite oferece, tanto de bom, como de mau… Quando me lembro das coisas que fazia na época da minha vida académica, penso que fui uma irresponsável, mas ao mesmo tempo, penso que fui muito responsável, já que consegui resistir a muitas das tentações.
E com a divulgação dos últimos estudos sobre o consumo das drogas em Portugal, feito esta semana, muita coisa me veio à memória…
Portanto, eu sei bem o que há pela noite dentro… Se por um lado acho que é positivo que possamos ter conhecimento das coisas e da realidade, que está para além do nosso lar, por outro lado, acho que a ignorância ainda continua a ser a melhor protecção disso tudo, mas se os meus pais, por muito que tivessem tentado, não me conseguiram privar desses conhecimentos, como poderei eu conseguir proteger o meu filho disso, se agora a vida é completamente diferente?
Ok, eu calo-me, porque já estou a sofrer por antecipação e até ele “dar o salto” para essa vida, ainda falta muito tempo… Mas há dias em que estes pensamentos me assaltam, sem que eu nada possa fazer…



Quero aqui deixar registado, para que toda a gente saiba que quem vai dar a notícia do nascimento do Gil, será a “Fada Morgana”, isto é, a “Gioconda”. Ainda não falei com ela sobre isso, motivo pelo qual não tinha adiantado quem o iria fazer, mas ela sabe muito bem que eu não poderia ter pensado noutra pessoa! Ela sabe que o meu marido não percebe, nem se interessa muito por blogs e as amizades virtuais que tenho, desde que tenho este blog, apesar de me preencherem os dias e me mimarem com os comentários, continuam a ser virtuais, enquanto a “D. Gio”, já é uma amizade real, muito antes deste blog existir, aliás ela acompanhou todo o processo da minha gravidez, desde as tentativas à concretização.
Conhecemo-nos virtualmente é verdade, num site que nada tem a ver com blogs, mas um site de opiniões generalizadas e desde essa altura, quando eu ainda estava a trabalhar, que falamos quase diariamente, por isso haveria alguém mais indicado para dar esta notícia??? Não me parece…
(Agora terás de vir aqui dizer a público que já te passaram os amuos! :P)


Só falta explicar como fiz a faixa...
Tínhamos andado a ver umas faixas no AKI e cada 5 metros custava cerca de 13,50€ e íriamos precisar de pelo menos 15 metros. O L. achou um exagero, diz que eles nem gastam um euro a imprimir aquilo e que o papel autocolante também nem é assim tão caro, coisas de impressor de offset... Lembrou-se então que uma das gráficas, com que eles fazem parceria, tem uma máquina que poderia imprimir em papel autocolante, bastava que eu fizesse o trabalho no computador.
Eu lá me entretive, vi como as outras eram feitas e inventei um pouco, coloquei quadradinhos sempre com a mesma medida, com três cores (laranja, verde e amarelo) e procurei figuras com animais que ali ficassem bem. Fiz um total de 10 figuras num documento do Word, enviei para a gráfica e expliquei-lhes como queria que a faixa fosse impressa, tendo em conta o efeito desejado e o resultado não podia ter ficado melhor!
Poupámos uns trocos, mas se a gráfica não devesse favores à gráfica do L. e se cobrassem acho que sairia bem mais caro, pois já tínhamos perguntado numa daquelas casas de impressão num Centro Comercial e ficava mais caro, não deveríamos gastar menos de uns 75 €...
Mas assim, temos algo que não tivemos de pagar e original! :P

7 comentários:

Aninhas disse...

Que feriado atribulado! fartaste-te de trabalhar!

Beijinhos e resto de bom fim de semana!

Ana disse...

Ainda o teu bebe nao nasceu e ja comecas a pensar nas noites que vais passar a espera dele, eu tambem penso nisso muitas vezes, antigamente era mais perigoso para uma rapariga andar "nas noites" mas agora eh tudo igual, o meu maior medo sao as drogas e a violencia, no meu tempo a saida das discotecas armava-se sempre um arraial de porrada e depois ficava tudo amigo outra vez, agora as divergencias resolvem-se aos tiros.

Ana disse...

Se quiseres ver as caracteristicas dos bebes de Sagitario ou Capricornio vai aqui www.clicfilhos.com.br, pode ser que o Gil escolha qual dos signos mais se parece com ele e saia do quentinho antes do Natal.
Gostas-te dos colares? Fiquei toda vaidosa.

Carla disse...

Sofrer por antecipação é a minha especialidade, mas para já sofro sobretudo com medo do que pode correr mal na altura do parto. Relativamente à adolescência dos nossos filhos, também sofro, porque acho que é preciso uma enorme dose de sorte para sobreviver a ela sem grandes marcas, e quanto a compreender melhor os pais, eu precisei de passar a barreira dos 30.

Parabéns pela faixa. Foi uma excelente ideia, e assim ficou mesmo ao teu gosto e mais baratinha.

Continuação de um bom fim de semana.

Beijos

Anónimo disse...

Ha quem sofra por antecipação por uns dias, mas anos???????? Tem lá calma ctg!
A ideia da faixa foi genial e a da gio tb. LOL.
Beijokas

rute28 disse...

Adorei o quarto do teu Gil , lindo!!
É sempre bom quando se consegue poupar dinheiro é sempre tão pouco!!
Lisa deixo-te um beijinho e o desejo que descanses muito no domingo que és muito acelarada!!
beijinhos!!

Cláudia disse...

Casal de Cambra perto de Odivelas? Os meus pais têm casa aí em Casal Trigache...