quinta-feira, janeiro 18, 2007

Assim está bem melhor!

Pois é hoje foi dia de pesagem e ao contrário das meninas dos blogs light, o que se queria mesmo era um aumento de peso e não uma redução!
Então na última semana o Gil aumentou 110 gramas, nada mau, o que acham? Afinal o leitinho da mamã não é assim tão fraco! Agora só voltamos a ir ao Centro de Saúde no dia 27 de Janeiro.
E tendo em conta que, o Gil não me deixou dormir a noite passada e que ontem também não dormiu quase nada durante o dia, esta noite deu-me uma folga, consegui po-lo a dormir pela meia noite e meia e só acordou às 5h, isto é, ouvi-o resmugar, mas se o tivesse deixado ficar mais tempo ele tinha dormido mais, mas achei que já era altura de lhe dar de mamar. Mas tive de lhe mudar primeiro a fralda, para ver se o rapazote acordava e lá mamou meio a dormir, mas depois também não queria voltar a dormir... já passava das 6h quando adormeceu novamente.
Voltou a mamar pelas 9h e depois às 12h, nos entretantos, tem dormido e eu bem o tento acordar, mas ele só quer mesmo é continuar ferrado.

Kya, acho que tinhas razão, o problema dele é cólicas, acho que não andava atenta o suficiente... Ele tem tido dores, fica tenso e eu bem lhe faço massagens, mas quando ele está assim não quer nem saber e depois entra num ciclo vicioso de querer mamar mais, o que o acalma, mas depois as dores voltam em força.
Sofia, o que foi que a pediatra receitou ao teu Gonçalo?

A enfermeira disse-me para lhe dar 10 gotas de aero-OM, uns 10 a 15 minutos antes de cada mamada, porque estando a dar-lhe na chucha, como estava a fazer, é a mesma coisa que não fazer nada. Vou experimentar, mas estou convencida que aquilo não faz nada... se as cólicas continuarem, no dia da consulta de um mês pode ser que a pediatra lhe receite mais qualquer coisa.

Hoje finalmente consegui ir à Segurança Social e foi num instante, apesar daquilo estar cheio de gente, é o quanto vale ter prioridade... já entreguei a papelada toda, a minha licença de maternidade, a licença parental, os dias de nascimento referentes ao pai e a solicitação do abono, agora só falta mesmo é ir ao Centro de Emprego, mas acho que vou ligar para lá e perguntar se posso enviar as informações por fax.

E agora uma perguntinha para as mamãs já experientes, a partir de que altura é que começaram a usar a espreguiçadeira? Existe alguma idade ideal para que comecemos a colocar os nossos bebés lá?

25 comentários:

Anónimo disse...

Eu não tenho espreguiçadeira por isso não sei.
A pergunat não foi para mim, mas... o pediatra para as cólicas da Íris receitou gripe water que só se vende em oeiras numa farmacia e em poucos outros sitios. Também experimentei o colimil, na verdade experimentei tudo porque ela tinha muitas. O aero om na fez nada, o colimil aliviou um pouco mas o mais efecaz e ela parecia outra foi mesmo o gripe water.
Espero ter ajudado,
jokas grandes

Cláudia disse...

Comecei a usar espreguiçadeira quando a comprei...
Tinha a posição deitada e sentada portanto não havia problema por causa do pescoço. Usa quando quiseres mas não pode ficar muitas horas sentado pelo esforço que faz à coluna. Tal como o ovo.
bjs

Anónimo disse...

Minha linda fico feliz por o Gil começar a dar treguas ao teu sono...

Quanto à espreguiçadeira amiga nunca usei, acreditas que desconhecia por completo a espreguicadeira?? so quanndo o Di já era grandito demais para ela é que a descobri...mas axo que deve dar mt geito.

Bjs

Anónimo disse...

Linda, aquilo vende se sem receita. Mas lembrei me que é só a partir dum mês de idade, eu acho que comecei a dar faltavam 2 dias para ela completar um mês, ou assim. A farmácia é a saccor e custa 7.5€,o produto cheira mal (lol) e o frasco parece, ou só me fazia lembrar oleo de banho. Dava 3 colheres(de café) por dia,durante 3 dias. Como não lhe passou passei a dar (com ordem do pediatra) até 6 vezes dia mais 3 dias. Como passado uns dias(ou semnanas) as colicas voltaram, ela fez tratamento de 3 semanas com isso. O pediatra também me avisou que isso tem escrito validade de apenas 14 dias, mas que aguentava um mes, na boa, depois de aberto.
Espero que as colicas passem depressa,as da Iris eram horriveis,ela torcia se muito e ficava vermelha a fazer força, gemia, chorava (eu as vezes tb)...
Jokas grandes

Sofia Guerra Carvalho disse...

A pediatra do Gonçalo receitou-lhe o Colimil, e o bebegel (não para introduzir, porque ele faz bem cocó mas para sairem os gazes). Corta-se a ponta da bisnaga, deita-se fora o gel, lubrifica-se o aplicador com um restinho do gel e introduz-se no rabinho. Depois alterna-se com massagem na barriguinha e ginástica às pernas (dobrá-las para trás, na direcção da barriga).
É uma chatice, tudo isto, mas enfim, temos que pensar que é passajeiro.
Quanto à espreguiçadeira, depende dos modelos. Tens que ver nas embalagens. A nós ofereceram-nos uma da Chicco que é a partir do nascimento (dá para por completamente deitada) e tem um redutor, para eles não ficarem lá tão "perdidos" que depois tiramos quando ele for mais velhinho. No entanto, só agora à pouco tempo é que ele começou a gostar de lá estar um bocadinho.

bjs

Sofia e Gonçalo

Carla disse...

Também espero ter boas notícias relativamente ao peso do Pedro no próximo Sábado. A ver vamos. Quanto à espreguiçadeira não posso ajudar, porque não comprei. Normalmente deito o Pedro num tapete de actividades que nos deram. Assim tem mais espaço para se mexer.

Beijos

sotto le stelle disse...

Não tenho muita experiência (como sabes) mas acho que podes colocar já o teu filhote na espriguiçadeira. Bom fim de semana, jinhos fofos apertadinhos

Anónimo disse...

Eu usei a espreguiçadeira com a Daniela desde que ela nasceu, mas só com 1 mês e meio é que ela começou a gostar. Agora, com 2 meses, fica na espeguiçadeira durante o dia, em posição de sentada, quando está acordada. deixo-a dormir aí durante o dia, na posição de deitada. Ontem, a pequena foi á consulta dos dois meses. já pesa 5,480 kg e mede 59 centímetros. Está no percentil 90, uma calmeirona. e só a mama. Como a minha pequena não teve grandes cólicas, não uso nada. mas vê se o Gil não está com o vício da mama. A minha tinha, queria estar sempre a mamar, mesmo quando não tinha fome, e queria adormecer sempre na mama. ou seja, eu andava sempre com ela pendurada na mama. Tive de a desabituar, senão, no fim da licença, quem sofria era ela. Digo-te também que vais sofrer muito quando ele levar as vacinas dos dois meses. A minha levou ontem, as duas referentes à idade mais a prevenar, e doi o coração com o que eles choram. vai preparada psicológicamente. a mim vieram-me as lágrimas aos olhos. dava dó a forma como ela chorava. um beijo muito grande aos papás e ao pequeno Gil. desfruta muito este momento, pois eles crescem muito rápido. um beijo grande. Cláudia Braz

neusa disse...

Beijokas aos dois e um bom fim de semana:)

Mamã artesã disse...

O piolhito usou a espreguiçadeira desde que saiu da maternidade.
Inclusivé, até era nela que passava a noite porque assim que o deitava no berço, ele acordava logo (parecia que tinha picos). Agora alterno entre a espreguiçadeira, o parque de actividades e a cadeira da papa.
Joquinhas
Sofia

Ana disse...

Olha eu comecei a por a Shania na espreguicadeira tinha ela 1 mes, mas qo principio ela nao achava piada comecava a chorar,com 2 meses ja gostava muito, mas depois dos 3 meses vais ver a grande diferenca, ja se distraem com bonecos coloridos, ja nao choram tanto.
Beijinhos para o Gi.
Bom fim de semana.
Ana Felpuda

Anónimo disse...

Só para vos desejar um bom fim de semana.

beijocas

Maria Pereira

sonia disse...

Olá amiguinha!

olha eu já uso a esperguiçadeira com o martim, pq ele come muito e nem sp arrota o que devia e para precaver que ele possa deitar o leitinho fora e se sufoque, sinto-me mais descansada assim!

Com a madalena tb comecei logo a usar.

Beijoquinhas

Aninhas disse...

Beijokinhas e bom fim de semana!!!

Mamã do Diogo disse...

O Diogo,tb desde k nasceu usa a espreguiçadeira,tem a posiçao de tar deitado,n faz mal nenhum.
Que bom k já dormiu mais um pouco,tava dificil.
Qt às colicas faz umas massagens na barriga no sentido dos ponteiros do relogio,ajuda.
Beijokas e bom fim de semana.

maria-joão disse...

Finalmente uma noitinha aceitavel. Que bom!

rute28 disse...

Olá amiga aceito o teu convite com muita emoção e orgulho adorei o convite !!!!!!!!! Agora é só me dizeres as minhas funções de madrinha virtual , sim????
Sabes as cólicas podem-se tornar num verdadeiro inferno epõem toda gente nervosa em casa porque tentamos acalma-los mas em vão, bom amiga beijinhos enormes!!!! e especialão para o meu afilhado!!!

Anónimo disse...

Olá!
Ainda bem que o teu filhote já te deixar dormir um pouqinho! Não era por mal, era vontade de estar com a mamã :0). Estás a ver que o peso era só uma questão de tempo!
Boa contiuação e uma beijinho muito fofinho no teu principezinho
Sandrita

Anónimo disse...

Pois e linda eu acho que em relacao ao peso nao ta nada mau.
A Samantha engordou no primeiro mes cerca de 480 gramas.

Eu tambem dou (as vezes) maminha a ela deitada.Ja adormeci umas vezes e uma das vezes ela engasgou-se..desde ai certifico-me sempre que esteja eu como estiver nao adormeco,procuro outras posicoes e olha que ela acorda de 2 em 2horas e as vezes de 3 em 3horas

Espreguicadeira desde os primeiros 10dias mas e verdade e que mesmo com o apoio da cabeca nao achava muito seguro e entao ha uns tempos que ja nao usa. Agora que ja esta mais grandinha talvez volte a usar de novo.

O que ela gosta mesmo e do "aquarium" da fisher price. E muito fixe..tem luzinhas e musicas e permetite ela estar deitada e esticar-se a vontade.
Se comprares algo do genero..compra pilhas recarregaveis pois vao-se num instante! :)
As colicas tambem se "sentiram" paraa este lado ao ponto de irmos com ela ao hospital.Dei-lhe COLIMIL que dizem que e muito bom mas...acho que so piorou. Resultado....parei de lhe dar e acho que so lhe fez foi bem.:)

Jokitas e boa semana

viviana disse...

lindo menino! engordou e deixou a mama nanar!
eu ando um pouco desapareçida ando adoentada e nao sei o que tenho por isso tenho sido uma madrinha ausente!
quanto á espreguiçadeira nao te posso ajudar ja nao me lembro...
sou uma mama desatualizada eheheh!
jokas fofas

Anónimo disse...

Linda..eu dei INFANCOL e nao COLIMIL.
Enganei-me.

Jokitas

Anónimo disse...

olá, parece q esta noite foi um bocadinho mais descansada;)estive a ler o teu post e ainda não te posso dar grande ajuda, mas em relação ás cólicas, não sei se viste a reportagem q deu no telejornal sobre um curso qq de massagens para bebés em Faro? pois bem , uma das coisas q diziam é que a tendência das mamãs é fazerem massagens qd os bebés já têm cólicas, e q nessa altura não ajuda nada. pelo contrario, o ideal é encontrar um momento antes das crises de cólicas e ir fazendo a smassagens para prevenir as cólicas.espero ter ajudado, bjs Tuga

Gio disse...

Ola miuda... olha o aero-OM a fim faz-me muito bem, claro que é para adultos, mas essa dosagem de bebé também deve fazer.. da-lhe tempo para actuar porque não é logo imediato, joquinhas vou-te responder lá do outro lado.

sotto le stelle disse...

Vim te desejar uma boa semana, jinhos fofos apertadinhos

K disse...

Estou a dar o Infacol ao nosso Gil e ajuda MUITO! O problema é, no início, acertar a dose, porque eles mandam dar uma dose inteira independentemente do tamanho do bebé e que se pode dar o dobro se for preciso; quando o Gil esteve pior, dei-lhe o dobro e ele ficou mais aflito pq estava sempre a arrotar, entao diminui a dose e ele melhorou... acho que tem a ver com o peso deles, portanto se virem que uma dose é muito e eles arrotam demais, há que diminuir... a gripe water, usei com a Ana, nao fez nada.... o Colimil, usei com o Gil, de inicio, tb nao fez nada - ou melhor, faz tao bem como dar-lhe agua fervida simples no intervalo das mamadas! Tenta o Infacol, vais notar diferenças. Têm colicas na mesma, mas muito mais fracas, sem dúvida! E calma, passa depressa, vais ver... (já só me falta um mès?!?!!!!!!!!!!!) BJS