segunda-feira, janeiro 22, 2007

O Fim de Semana

Escrito em rascunho, no dia 19 de Janeiro, sexta-feira:

Ao que parece o Gil faz uma noite boa, alternando com uma má... a de quarta para quinta foi bastante boa, mas esta última noite foi péssima! Eram duas da manhã quando finalmente o consegui adormecer e via-se notoriamente que estava com cólicas, adormeceu pela exaustão... voltou a acordar pelas 5h e a partir daí quase não dormiu até à mamada das 11h. Mas em contrapartida desde essa altura que só acorda para mamar... Eu liguei para a minha cunhada para falar com a pediatra e ela lá lhe receitou o Colimil, que eu vou começar a admnistrar esta noite. Ainda passei pelo Centro de Emprego, mas após 5 minutos de lá estar desisti...

Resumo do fim de semana:
Na 6ª feira depois de ter ainda tentado ligar para o Centro de Emprego "n" vezes e depois de terem literalmente desligado o telefone, resolvi enviar as coisas por fax, tenho ainda de as enviar por correio registado... depois vim para casa.
Tivemos cá a Ana, a Liane e o papá dela, a jantar, vieram conhecer o nosso Gil.
No sábado, fomos ao Feira Nova ver as novidades da Feira do Bebé e já comprámos a cama de viagem, que vai servir para o meu afilhado, que vem cá passar um fim de semana mais os papás, no próximo mês.
Ainda andámos a namorar uma cadeira de refeições, mas para já ainda não comprámos, vamos ver noutros locais. Comprámos foi imensa roupinha para o Gil, já para a Primavera e para o Outono, imaginem que têm lá conjuntos de t-shirt e calças de ganga e jardineiras com pólo a apenas 7 euros! É claro que perdi um pouco a cabeça... Também comprei uma chupeta com termómetro, acho que poderá ser muito útil.

Já à noite tivemos um jantar na casa de uns amigos, coisa que eu pensei que só fosse fazer daqui a uns meses ou então que não conseguisse lá ficar até muito tarde. A verdade é que saímos de lá já passava das 3h da manhã e o Gil portou-se lindamente, só é pena cá em casa não ser sempre assim... Esteve sempre sossegado, só resmungou quando queria mamar e comparando-o com outra menina que lá estava, de 2 meses, ele é um santinho! E esteve quase sempre atento a tudo o que fazíamos, toda a gente o elogiava... em especial quando o coloquei de barriga para baixo e ele começou logo a levantar a cabeça, coisa que ele já faz desde as 2 semanas. A tia P. disse logo que ele parecia uma tartaruga! Quando conseguir tirar umas fotos de jeito com ele assim, coloco aqui, aliás já tirei, mas para não variar a máquina anda doida! Qualquer dia vai pela janela fora!
O bebé da casa, tem 4 meses e pelas 22h adormeceu e a mamã dele diz que ele dorme 12 horas seguidas... acho que o Gil nunca fará isso... durante o dia quer maminha de 2 em 2 horas e à noite nunca é mais de 3 horas.
O Colimil tem surtido algum efeito mas não completamente, ainda agora ele estava a controcer-se com dores...

Ontem passámos o dia na casa dos meus pais e o Gil passou o dia inteirinho a dormir! É claro que esta noite já não foi daquelas calminhas... adormeceu pela 1h da manhã, acordou às 3h30 e só voltou a dormir pelas 6h. Quis mamar de novo às 8h e depois às 11h30 e desde essa hora que quase não dorme, agora está sossegado porque não tem dores, mas está de olho aberto, deitado ao lado do papá, que hoje ficou em casa por estar doente. Logo que acordou fartou-se de vomitar e tem estado com diarreia, ainda foi trabalhar, mas acabou por vir para casa. Já lhe dei Ultralevur, Phosphologel e Imodium, já se sente um pouco melhor, mas ainda não consegue comer nada, só bebe água.
Entretanto a minha mãe veio cá dar uma ajuda e foi agora à farmácia comprar mais Phosphologel e Antipasmina Cólica Forte, para as dores, pois eu esse tinha cá, mas já estava fora de prazo. Finalmente consegui desmanchar a minha árvore de Natal e vou agora terminar umas coisitas na lida da casa.

Ah! E já comecei a usar a espreguiçadeira, que também tem posição para deitar e às vezes coloco lá o Gil, acho que não é das coisas que mais gosta, mas lá se vai deixando ficar.

8 comentários:

Sofia Guerra Carvalho disse...

Lisa, tens que experimentar fazer o bebegel ao Gil.Com o Gonçalo, nota-se mais o alívio com isso do que com o Colimil. Faz um pouco de impressão ao princípio, mas depois até ouves o ar a saír e ele fica logo com outra cara...
Quanto as noites, isso é normal. Eu já andava a desesperar, mas agora finalmente o Gonçalo está a ficar mais certinho com o sono e só acorda mesmo para mamar. Os conselhos que me deram é os que eu te dou: ajuda muito criar rotinas, tipo banhinho a noite, nada de brincadeiras com ele antes de ir para a cama e po-lo a dormir em sítios diferentes de noite e de dia para ele ir percebendo a diferença. Enfim, é preciso paciencia...

bjs gds

Sofia e Gonçalo

Cláudia disse...

O meu Tiago tomou o Colimil nos primeiros 4 meses de vida. Se lhe adiantou alguma coisa, nem quero pensar como seria se não adiantasse...
Ainda bem que o vais habituando a estar na espreguiçadeira, vai ser-te muito útil.
bjs grandes

Ana Maria disse...

Olà amiga.
Desculpa me nao ter vindo ao teu cantinho mas nao tenho tido mt tempo desculpa me a serio.
Estou mt feliz q o Gil esteja bem mas as colicas é q é pior né.
Espero q consigas passar uma boa noite pois deve ser um bocado xato nao conseguires dormir mas vale a pena tanto esforço nao é?

Mts beijokas amiga :)

Anónimo disse...

Dar uma noite boa e outra má, nem é do pior,segundo se consta, porque a minha nina dá quase todas as noites muito boas.
Eu tenho que ir espreitar a feira do bébé no feira nova e no continente mas ando com preguiça para sair de casa!
As melhoras do garoto, que todas as noites sejam agora muito boas,
jokas

Carla disse...

As cólicas devem ser muito aborrecidas. Felizmente até agora o Pedro não tem. Como já disse ele anda um bocadinho rabujento para adormecer, mas quando adormece dorme 3 / 4 horas. E de noite chega a dormir 6 horas. Eu faço como diz a Sofia, dou-lhe banho ao fim do dia, depois mama, e fica a dormir no nosso quarto. Durante o dia nunca dorme lá. Espero que o Gil melhore brevemente.

Beijos

rute28 disse...

Acho que até se porta bem o teu Gil há piores acredita e olha ele vai dormir as 12 horas os meus tambem acordavam muitas vezes à noite mas chega a uma altura em estabelizam!! Amiga não sei pôr links e agora ????????
Beijocas !!!!
melhoras do mariinho vejam lá não contagiem o menino!!!

Anónimo disse...

Olá Lisa,

Tenho acompanhado sempre o teu blog, mas raramente comento. Eu estou grávida de 20 semanas e ando a ler um livro que uma amiga me emprestou da Gina Ford e que se chama "the new contented little baby book, the secret to calm and confident parenting". É um best seller em todo o mundo e ela diz que lhe salvou a vida. A filha dela tem 1 ano e meio. Se não tiveres dificuldade em ler em inglês, podes encomendar pela Amazon. É fantástico e tem soluções para todas as idades dos bebés, problemas de sono, alimentação, etc... Eu percebo que deves ter pouco tempo para leituras, mas se conseguires vais ver que vale a pena. Parabéns, tens um bebé lindo.

Gio disse...

Eu bem que venho sempre ler mas não posso dar grandes conselhos, como sabes não percebo nada disto de putos.... mexo-me melhor no que respeita a papagaios e tartarugas, ehehehehe