segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Continua a resultar...

Bem pelo terceiro dia continuei a praticar o esquema para que o Gil durma no berço dele, sem grandes birras ou choradeiras.
Ontem dei-lhe o banhito, fiz-lhe a massagem com o hidratante, deixei-o estar ali na "conversa" connosco algum tempo e a brincar, já com montes de bonecada à mistura e depois dei-lhe mama, a seguir o biberon e, quase à meia-noite, coloquei-o na alcofa. Ficou com a chucha, um cavalinho que foi o boneco que elegi para o acompanhar nas horas de sono e ele nem chorou. Lá resmungou um bocadinho, mas nada demais, adormeceu pouco tempo depois, dormindo 4h30.
Dei-lhe de mamar e pelas 5h30, até foi o papá que o colocou de novo na alcofa, resmunga sempre, mas não estando a chorar apago as luzes todas e aguardo que ele durma e lá dormiu mais duas horitas.
Voltei a dar-lhe mama e aí quem adormeceu fui eu, por volta das 10h15 tentei colocá-lo a dormir na alcofa e aí é que ele não gosto nada, mas mesmo nada! Chorou , esperneou e eu calmamente, ia lá de tempos a tempos, colocava-lhe a chuca (às vezes com aero-om), dizia-lhe que ele ia dormir ali com o cavalinho, mas que ia dormir sozinho e metia-lhe o mobile a tocar, só adormeceu às 11h, mas adormeceu e dormiu uma horita!

Sofia (mãe do bebinho), o Gil também só gosta de chucha para dormir e quando anda dentro do ovo, mas podes mostrar ao teu Gonçalo, um boneco para o acompanhar e que esteja sempre ao lado dele quando ele adormece e quando ele acorda e podes também colocar o mobile a tocar, que no caso do Gil também ajuda, tendo estas companhias e reforçando isto sempre pode ser que consigas também ter algum sucesso com ele.

Bem este método todo também foi aprimorado por ter comprado o tal livro, do pediatra espanhol e acreditem que, ele não diz que o bebé deve chorar até à exaustão, ele diz que o bebé deve ficar na caminha dele, calmo e sem chorar e só lá vamos confortá-lo se de facto ele estiver a chorar. Confesso que não levo à risca tudo o que ele diz, mas gostei bastante dos esclarecimentos que ele dá sobre a aprendizagem do sono. Li o livro todo em duas mamadas que dei ao Gil e acho que aprnedemos sempre qualquer coisa. Ele também fala das rotinas necessários a implantar aos bebés, mas aquele livro poderá ser mais útil a partir dos 6 meses, altura em que os bebés têm um ciclo de sono semelhante ao nosso.

Mim, obrigada pelas sugestões, quanto à obstipação, eu também acho que os bebés não têm de fazer cocó todos os dias, mas o que noto é que às vezes, vejo o Gil muito aflito a fazer força e ele não consegue fazer nada e quando o ajudo, ele fica aliviado. Felizmente parece que as cólicas deram um trégua e não se têm feito sentir com tanta intensidade, apesar de ele continuar com muitos gases, mas acho que o tem incomodado mais é o facto de ele não conseguir fazer cocó.
Amanhã é dia da consulta dos dois meses e também de vacinas... :s Quem irá chorar mais, ele ou eu???

7 comentários:

Carla disse...

Ainda bem que a técnica está a resultar e que as cólicas estão a passar. Já fazem dois meses, o tempo passou a correr. O Pedro também vai às vacinas na quinta feira e estou aflita porque só de pensar nas agulhadas só me lembro dos dias que passamos no hospital quando ele nasceu. Que venha e passe depressa esse dia.

Beijos e coragem para as vacinas.

Amor de Mãe disse...

K optimo k conseguiste um método para k ele adormeça... e assim smp aprendo alguma coisa!!
:D
Tb comprei um bonequinho para o Afonso para o acompanhar no soninho e em todo o lado!!Ate o vou levar ja para a maternidade!!!
:D
Gosto imenso de vir ca ao teu blog pk aprendo smp alguma coisa!!Obrigada!!
:D

Desejo k a consulta corra bem e k nem tu nem ele chorem mt...

Jinho aos dois e optima semana

Dinastia FilipiNHa disse...

Miguinha, força para essa ida às vacinas! E espero que o método do sono continue a resultar! Vais ver que será cada vez melhor! Um beijinho grande!

sonia disse...

Ainda bem que está a resultar, é bom para ti e para ele tb pq ambos descansam!

Olha boa sorte para as vacinas, não sei se sabes, mas meio horinha antes de ires coloca-lhe sum supositório, ele fica mais molinho e se a vacina for fazer reacção o supositório começa logo a fazer efeito, dp ao fim de 8 hotinhas põe-lhe outro dp vês se ele não tiver febre não ponhas mais mas assim evita a reacção à vacina!
A pediatra da madalena disse-me para fazer assim e com ela resultou, qdo for com o martim vou seguir o mesmo método!

Beijoquinhas grandes

Cláudia disse...

Amiga passei para deixar um beijinho grande. Desculpa a ausência... expliquei lá no blog. Depois leio com calma
bjs

Gio disse...

Então afinal qual é a diferença? É em vez de o pores na caminha pores na alcofa é?????
Bem o que importa é que resulte... se o puto gostar de dormir na banheira, poe-o la dentro... ;)

sotto le stelle disse...

PS. Sabes que vou privatizar ou então meter password pelo motivo que escrevi no último post. Queria que continuasses a ler o meu blog. Aliás não pretendo seleccionar ninguêm apenas quero me proteger de pessoas no meu local de trabalho que tem a mania de vir espreitar!
Se quizeres podes enviar um mail para julianascimento52@hotmail.com
Obrigada pela compreensão. Jinhos fofos apertadinhos