segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Parece que o leitinho está a voltar...

Depois de muita insistência e de litradas de chá de funcho (ainda bem que sou apreciadora de chás!), a produção do meu leite está a voltar áquilo que era!
Ainda agora consegui tirar 30 ml de um peito depois do Gil ter mamado nele e ter adormecido... e um pouco mais de 60 ml do outro peito, ou seja, quase 100 ml, e assim a próxima refeição do Gil está garantida sem recorrer a suplemento!

Tenho cá para mim que o Gil não aumenta, mas não é por causa do meu leite, é mesmo por ele ser um grande preguiçoso! Na verdade é um bebé que dorme pouco, que é exigente com o espaço das mamadas (com ou sem suplemento, é igual), que são geralmente de duas em duas horas, mesmo de noite, às vezes lá aguenta três horas e raramente aguenta 4 horas, já pensei em fazer um esquema diário das actividades dele, acham que poderia ajudar na próxima consulta com a pediatra?
Quando o meto ao peito se mama 2 minutos como deve ser, é muito, a menos que esteja mesmo com muita fome, depois acaba logo por adormecer, tenho de o estimular vezes sem conta, na maioria das vezes sem grande resultado... e logo que o deito ele acorda e passamos horas nisto. Mesmo com o biberon, ele adormece muitas vezes...
No entanto uma coisa eu noto, quando se deu a minha subida de leite, vi-me obrigada a recorrer à bomba para o retirar e nessa altura ele era mais espesso e amarelo, actualmente é muito esbranquiçado e aguado, é por ter estas características que se pode dizer que o leite é fraco? Sinceramente este tipo de coisas deixa-me com muitas dúvidas e meio confusa...

Como já tinha dito ele dorme sonos pequeninos durante o dia e à noite nem sempre é melhor... O cansaço continua acumulado, pois durante o dia também não consigo descansar.

O que compensa estas chatices todas são os sorrisos enormes que o Gil já dá e as grandes conversas que já faz a palrar, o olhar meiguinho dele quando está bem disposto e as malandrices que parece já fazer, como por exemplo no sábado à noite o papá estava a tentar adormece-lo e ele dasatou a palrar com uns "ooohs", "auuuus" e "gugus", ainda nos rimos, mas se lhe dessemos conversa o rapaz nunca mais adormecia!
As birras nocturnas continuam, às vezes nota-se que tem dorzinhas, ainda não deixei de lhe dar um Colimil à noite e continua a chorar quando é para fazer cocó, mas muitas vezes acho mesmo que é birras de sono. Vou mudar o suplemento para o Nan HA 1, porque o que cá tenho já está mesmo a acabar e não encontrei da mesma marca no hipermercado e com medo que fizesse falta, optei por trazer mesmo doutra marca, espero que ele também o aceite e que melhore o funcionamento dos seus intestinos.

Tirando isto, não tenho grandes novidades, o fim de semana correu bem, no sábado fomos ao 1º aniversário da Liane, que andava toda divertida com um monte de crianças, aquilo parecia uma creche!
Ontem fomos de manhã fazer umas compritas e depois passamos o resto do dia na casa dos meus pais, onde estivemos com mais alguma família.

Amanhã é dia de pesagem... será que o rapaz aumentou devidamente????

11 comentários:

Cláudia disse...

Quando deres por isso ele já aumentou o,5Kg! Amanhã venho ver as novidades...
Que bela mamã que tu saiste! Já viste as coisas que aprendemos com a maternidade? Tenho pena de não ter um blog quando o Tiago nasceu... Tinha-me ajudado tanto a esclarecer dúvidas...
bjs grandes

Ana disse...

Vais ver que sim, vesse qu esta a crescer portanto tem que ter mais umas gramas.
Beijinhos
Ana Felpuda

)0( disse...

Também vou pesar a Tati amanhã.. vamos lá a ver se aumentou de peso. Ela agora deu em bolsar tantas vezes...

Beijinhos com olheiras :|

Carla

neusa disse...

Vais ver que aumentou o peso beijokas aos dois e boa semana:)

Sofia Guerra Carvalho disse...

Já estás a tirar bastante leite, são optimas notícias! Vais ver que o suplemento vai à vida num instante...
É normal ele adormecer ao peito porque para eles a mama não é só alimento...é colinho da mãe, consolo, protecção... Mas vai insistindo, faz-lhe umas cócegas nos pés... eu com o Gonçalo às vezes ponho-o a arrotar (mesmo antes de acabar a mamada, só para ele despertar) e resulta.
Quanto ao espaçamento entre mamadas, é normal para já, eles ainda são muito pequenos. O que me aconselharam para espaçar as mamadas durante o dia é distraí-los com um passeio à rua, de preferência sempre à mesma hora.
Quanto ao leite ser aguado: a composição do leite não é a mesma do início ao fim de uma mamada. A sua aparência é sempre mais aguada no início da (o primeiro leite que sai destina-se a saciar a sede do bebé e a fazer trabalhar os intestinos). Com o passar dos minutos o leite torna-se mais branco e espesso. É o leite do final da mamada que é mais rico em gorduras e proteínas e sacia melhor o bebé (daí ser importante que o Gil não mame só 2 minutos, para poder beber este leite. O leite materno nunca é fraco! Pode é, nalgumas situações não ser suficiente, mas isso pode reverter-se!

Bjs

viviana disse...

BOAS NOTICIAS ESSAS DO LEITINHO AMIGA!
QUE BOM!!!!!!
TENS QUE ESTAR ATENTA AGORA Á MUDANÇA DO LEITE POR CAUSA DOS INSTESTINOS FOFUNCHA! DE RESTO DESEJO UNS BONS MIMINHOS E UMA BOA SEMANA TUDO DE BOM!
JOKAS FOFAS

Carla disse...

Impressionante a quantidade de leite que consegues tirar. Eu estou nos 30 ml, mas continuo a trabalhar para aumentar a produção. Quanto à "qualidade" do leite, ontem falei disso ao pediatra do Pedro, que é espanhol, e acabei a ser gozada porque mais uma vez se confirma que a quantidade pode variar, mas a qualidade é sempre boa. E olha que ser gozada por um espanhol não foi bonito LOL. Quanto ao suplemento estou a dar-lhe Enfalac Premium, que era o que eles bebiam no hospital, e como o Pedro não teve problemas a adaptar-se, nem teve cólicas, comprei-lhe esse. Mas não sei se se vende nos supermercados. Eu comprei na farmácia.

Beijos para ti e para o Gil, e espero que ele te comece a dar boas noites em breve.

Gio disse...

Ehehehe agora fizeste-me lembrar os blogs light... amanhã é dia de pesagem...
Boa sorte para a pesagem então e vê lá se esse miudo começa a dormir para nos conversarmos mais um bocadinho que agora por mail... é mentira!

Mamã do Diogo disse...

Ai o menino Gil,tao pekeno e tao maroto,as noites mal dormidas sao horriveis.Sabes o k faziam no hospital qd ele adormecia a mamar?começavam a despi lo,ficava k frio e acordava,supostamente pk nem assim ele acordava lolol.
Beijokas

Anónimo disse...

Olá Lisa e Gil,

O teu leite não é fraco, aliás não existe leite fraco. Nada é melhor para o teu bebé do que o leite da mamã.
Aconselho-te a ver o site http://www.sosamamentacao.org.pt

e se tiveres alguma dúvida podes telefonar para os voluntários ou para a linha directa que eles concerteza te ajudarão. São enfermeiros experientes e muito competentes ;)
Espero ter ajudado.
Um beijinho
Mafalda.

Amor de Mãe disse...

Miga, quanto ao leite nao te posso ajudar... mas leio cuidadosamente td o k escreves, as tuas duvidas e depois o que aprendes... daqui a dois meses serei eu que andarei a stressar com isso...
Torço para que ele tenha engordado, mas cm ja disse, sai a mae: elegante!!!
:D

Jinhos e optima semana