domingo, fevereiro 25, 2007

Será que encontrei a solução?

Há duas noites que tento algo com o meu pestinha, muito impulsionado pelo relato da Kya com o seu Gil, para que ele durma sossegado e sem grandes birras na sua alcofa.
Tentei ontem e antes de ontem e sempre com o resultado esperado.
No primeiro dia, o papá tinha-o adormecido ao colo e passados 20 minutos acordou e já estava desperto, prontinho para me dar mais trabalho a adormece-lo novamente, mas deixei-o dentro da alcofa. Tinha tudo apagado, a única luz que o quarto tinha era uma luz de presença, para eu me orientar. Coloquei-lhe a chucha e disse-lhe: "A mamã gosta muito do bebé, mas o bebé tem de dormir e vai dormir aqui sossegadinho!".
Largou a chucha e começou logo a choraminguice, deixei passar um minuto e voltei a colocar-lhe a chucha e a dizer-lhe o mesmo. Mais uma choraminguice, deixei passar dois minutos e repeti a acção. Voltou a choraminguice, fui à sala chamar o papá, aguardando que passassem três minutos, coloquei-lhe mais uma vez a chucha e aí não voltou a chorar e dormiu 5 horinhas!
Ontem fiz a mesma coisa e só lhe coloquei a chucha uma vez, sem ter de voltar a repetir a acção, ele resmunga sempre um pouco, mas não estando a chorar nem volto para perto do berço, deito-me e fico à espera que o silêncio absoluto se faça, sinal que ele já está a dormir. Mesmo acordando durante a noite para mamar, volto a colocá-lo na alcofa e ele adormece assim. Só espero que esta seja uma solução definitiva!

Ele tem dormido também mais durante o dia, parece estar mais calmo e a chorar menos do que dantes, creio que também ele precisava de dormir mais e melhor, para se sentir bem e mais bem disposto.

Kya, muito obrigada pelas dicas!
May, muito obrigada pelos teus emails, também me deram muito jeito para regular algumas coisas e aliando aquilo que a Kya me indicou, com aquilo que traduziste, estes dois últimos dias foram um descanso!

Mas só para chatear, o problema da obstipação voltou... Agora comprei o Enfalac Premium, vamos ver se resulta.

Ontem fomos ao IKEA para comprar a cama, mas como não havia a cabeceira da cama, só daqui a 2 semanas, acabámos por trazer apenas o colchão e ontem já podemos dormir nele, é definitivamente mais confortável, mas eu estranhei e demorei a adormecer, mas seja como for, sinto que o meu corpo agradece este miminho!

12 comentários:

viviana disse...

boa!!! jokas fofas e uma boa semana

sonia disse...

Ai amiga k bom! Deus queira que tenhas encontrado a solução para as noites!!!!

Beijoquinhas

Carla disse...

Espero de facto que seja definitiva essa solução, para ver se descansam os dois.

Beijos

Anónimo disse...

Fico muito contente! Ainda bem!

Dinastia FilipiNHa disse...

Linda, que bom! Que esse truque resulte para sempre! Bons sonhos!

Maria disse...

Minha querida, espero que o Gil te deixe dormir umas noites muito longas e descansadas! Tu mereces mesmo isso! :)))

Beijinhos grandes!

Mim disse...

Vou fazer algumas sugestões por partes:
Obstipação: tal como os adultos as crianças não têm obrigatoriamente que fazer cócó todos os dias e nem a seguir a cada mamada.
As cólicas existem nas primeiras semanas e são naturais, os orgãos do bebé começam a funcionar, o que provoca algumas dores. As cólicas devem ser vividas com naturalidade e sem grande alarido, quando aparecem experimenta pegar no bebé ao colo e dar beijinhos, falar ao ouvido, o bebé deve ser deitado sobre o ombro e dar pequenas palmadinhas nas costas e rabo, fazendo ao mesmo tempo massagens, estas dores tendem a passar à medida que o bebé se vai habituando à vida fora da barriguinha.
Em vez de medicamentos experimenta deitá-lo de lado e massajar, flectir as perninhas sobre a barriga, sem fralda, para que o ar saia por si, em último caso, o termómetro no rabinho em movimentos circulares para ajudar o ar a sair e o cocó, atenção que esta práctica, tal como bebegel e outros produtos, criam habituação e tornam o esfincter preguiçoso.
Por fim, tentar espassar um pouco mais as refeições, porque pode ser um problema de digestão, o bebé está a comer antes de o estômago estar vazio.
Sono: muitos bebés sentem-se sozinhos, uma musica ajuda.
Existem no mercado muitos cd's de musica com sons da natureza, musica clássica adaptada, o meu favorito e que usei quando a pitoca mudou para o quarto dela, é: lovely baby nº 3; mas agora há um cd novo que é o lovely sleepy baby da atxilipu, www.atxilipu.com.

Outra sugestão para o deitar e tentar que ele durma é, embrulhar muito bem de forma que ele se sinta seguro e se mexa o menos possivel, adormecer ao colo e deita-lo em vez de completamente horizontal, mais alto, de forma q a cabeça fique elevada e ele sinta q ainda está ao colo, se funcionar, vai ao longo dos dias baixando um pouco até q fique deitadinho.
Para os bebés os dias e as noites confundem-se, o melhor mesmo é q durante o dia ele durma fora do quarto e de preferencia com barulhos de fundo e luzes acesas para q comece a identificar o quarto de dormir, criar rituais à noite como a luz e a musica.
Muitos bebés, e isso acontecia com a pitoca, depois de tomar banho ficam despertos, neste caso o banho deve ser dado de manhã ou a meio da tarde.

Um novo bebé é sempre sinónimo de uma nova experiência, mesmo para quem tem muitos filhos, cada um é sempre diferente, temos é q ir experimentando até acertar, depois é tudo muito mais fácil.

Espero poder ser útil, também tive q fazer muitas experiências até acertar, mas felizmente o pediatra da pitoca, q é da "velha guarda", dava muitas dicas e dizia-me sempre: o q é q se faz com as cólicas? olhe, tem q ter paciencia e dar muito colinho e beijinhos, depois isso passa.
;)

Gio disse...

Bem estive a ler este post e o anterior e ainda bem que isto melhorou porque a ler o anterior por momentos pensei que ias por o puto à porta da Casa Pia, eheheheheh

Ana disse...

Que conselho sabios os da "MIM". Depois de os ler lembrei-me de alguns truques que o pediatra me ensinou, como da musica, a minha filha tambem era muito dificil para adormecer ate que comecei a ter musica no quarto a hora de dormir, punha um cd com sons do mar, chuva a cair, sons da natureza ela primeiro ficava caladinha a ouvir depois adormecia.
Beijocas

K disse...

:)) Que alegria, amiga!!! Sabes, parecia-me mesmo que o teu Gil sofria de privação de sono... agora, quanto mais dormir, mais sono vai ter, vais ver! Agora só falta espaçares-lhe as refeições, para ele deixar de andar mal disposto da barriguinha! Tenta sair perto da hora da mamada (ou quando falta 1 hora) e regressar só uns 10 minutos depois, já que eles, na rua, se aguentam melhor sem pedir mama... depois de um diazito assim a comer de 3 em 3 ou mais, vais ver que se habitua! A vantajem destas idades é que a memória deles é mt curta lol por isso é melhor habituá-los seja ao que for (por isso apanham as tais «manhas» mt depressa! mas eu nao acredito em «manhas» tá?) muito depressa, num dia ou dois de consistência nossa. Pela tua sanidade futura tb deixa de o adormecer com a mama!!! Se não em breve ficavas sem meio de o adormecer, pq mesmo mamando ele ganha resistência ao sono e deixa de funcionar... bjs! (fogo, o meu pc anda generoso, a deixar-me comentar e tudo!)

K disse...

(argh) desculpa a gralha... era "vantagem"...! Cabeça de recém-mamã... bolas :(

Sofia Guerra Carvalho disse...

Bem, que bom! Quem me dera que isso resultasse com o Gonçalo... ele nem gosta de chucha, como é que eu podia fazer...?

bjs