terça-feira, março 27, 2007

3 Meses!


O meu bebé já tem 3 meses!
O tempo voou e parece que ainda ontem soube que estava grávida e agora ele já tem três meses!
Tenho tentado aproveitar este tempo ao máximo, embora às vezes seja dificil tirar mais partido dele devido ao cansaço.

O Gil é um bebé lindo e quando está bem disposto faz as nossas delícias, mas confesso que não é um bebé fácil. É muito chorão, muito resmungão e muito birrento.
Ontem o Papá dizia-me: "Havia tantos bebés lá na maternidade e só porque este era bonitinho quiseste traze-lo, já viste a encomenda que nos saiu?" LOL
Outras vezes diz-me: "Tantos bebés que lá havia, mais de 40 ou 50, logo tiveste de trazer o mais chorão de todos!"
No fim de semana passado o papá estava tão farto de o ouvir que foi até ao café só para espairecer, agora imaginem-me com ele 24 horas por dia...

Mas depois destes três meses e apesar do seu "mau feitio" (não sei mesmo a quem ele sai, só pode ser ao meu irmão! :P), o saldo é mais que positivo! Vê-lo crescer a cada dia que passa, vê-lo sorrir todas as manhãs quando me aproximo do berço, ouvi-lo a palrar satisfeito da vida quando nos pede atenção, observá-lo nas suas pequenas (grandes) descobertas e pequenas (grandes) conquistas é inegualável, inexplicável e memorável! Não há como vê-lo no seu dia a dia para nos fazer sentir mais vivos e mais completos!
Na verdade tudo isto é indizível, não há palavras que possam descrever a alegria de ver um filho a crescer e a desenvolver-se de forma saudável...

E aos três meses o Gil:


- Envia sorrisos a toda a gente que lhe dá conversa;
- Adora o móbile musical e o brinquedo da Chicco que lhe comprámos para o berço;
- Já palra muito;
- Faz muito charme quando quer atenção, com sorrisos e falinhas mansas;
- Ensaia as gargalhadas;
- Já grita que nem um desalmado, assustando o Patrick (e até a mim!);
- Já tem brinquedos favoritos, que tenta agarrar e que são a Gerafina, o Verdocas e o Quatro em Linha (bonecos baptizados pelo Papá - a Girafa, o Sapito e a Zebra), que aparecem na foto:


- Os brinquedos que também gosta muito e tenta sempre agarrar, são os que colocamos por cima da espreguiçadeira e um palhacito que penduramos no Ovo;
- Segue-me com o olhar para todo o lado;
- Vibra com as cores da televisão e com sons mais apetecíveis;
- Olha muito para as suas mãos e já começa a olhar para as nossas. Mete-as na boca o tempo todo, por muito que tentemos meter-lhe antes a chucha e agora até as nossas mãos, já as quer levar à boca;
- Já dorme uma média de 7 horinhas por noite, geralmente sem birras, mas durante o dia faz duas ou três sonecas de mais ou menos 20 minutos e muitas fitas para conseguir dormir...

É claro que muito mais haveria para dizer, mas não me lembro de mais nada por agora.
Hoje foi dia de consulta de enfermagem no Posto de Saúde e de vacinas. Apesar de continuar no percentil 10, já que ele é um bebé todo elegante, está óptimo, reage a todos os estímulos, está com 5.060 Kg e com 57,3 cm. O perímetro cefálico é agora de 40 cm.
O meu menino hoje lá levou mais duas vacinas a primeira dose da Meningite e a Prevenar e a reacção hoje não se faz esperar, tem estado o dia todo rabugento (adormeceu há pouco, para bem da minha sanidade mental!), chorou, berrou, queria colo, queria festas, queria mama e queria leitinho... mas depois continuava a berrar e a rabujar.
A constipação dele também não tem ajudado, coloco-lhe soro fisiológico, aspiro-o e estou a diluir o leite em mais água (por indicação da enfermeira) para não o deixar desidratar, mas a tosse tem sido muito chata!
E eu que estou acordada desde as 6 horas da manhã (para conseguir estar com ele às 8h na vacinação) hoje sinto-me exausta... mas ao mesmo tempo feliz por ter um bebé reguila e saudável... e ao mesmo tempo triste, porque daqui a menos de um mês tenho de recomeçar a saga da procura de emprego e já não vou poder passar os dias inteiros com ele...

P.S. Perdoem-me a ausência nos vossos cantinhos, mas não tenho mesmo conseguido ve-los todos...

9 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabens ao Gil e papas:)
Deixa la...quando as birras passarem vais ate ter saudades delas!(ou talvez nao...lolol)
T muito lindo e tem um olhar lindo muito expressivo.
Quem me dera poder dormir 7 horas seguidinhas....:s

As melhoras do pequenote.
Ah...nao lhe das agua?
Algumas pessoas dizem para so dar qd o bebe comeca a papar,outras a partir dos 3meses.
Eu comecei,qd a samantha tinha +ou- 2m e meio.
Ela a-d-o-r-a :)

Jokitas

ana disse...

posso fazer inveja? a bruna desde o seu 1º mês que dorme a noite inteirinha!!! Nem sei o que é uma noite em claro (espero que ela não me esteja a ouvir)!
Parabéns pelos 3 meses do Gil.
A minha Bruna com 3 meses e meio pesa apenas 4,865 kg, estando no percentil 5. Mas, como a miuda nasceu às 37 semanas, ela está a crescer e engordar bem.
beijinhos.
ana+bruna do www.piuzinho.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Muitos Parabéns! Ele continua lindo!
Em relação ao feitio, quando eu era bebé, a minha mãe também se queixava muito das minhas birras ao pediatra e ele disse-lhe logo que não há crianças más, se os bebés choram é por algum motivo (no meu caso era de fome, porque como tinha sempre o nariz entupido não conseguia mamar...).
Sobre a aspiração do nariz, ando agora a ler o livro grande do bebé, que me ofereceram, onde diz que não se deve aspirar o nariz ao bebé, porque ainda causa mais secreções. Será mesmo assim? Não faço ideia. Talvez fazer vapores ajude um bocadinho. Mas vais ver que esta fase vai passar e que ele vai acalmar!
Beijinhos e as melhoras.

)0( disse...

O Gil continua lindo e a crescer muito bem.

A Tati não liga nenhuma à Girafa dela :)

Ana disse...

Talvez saia ao teu irmao, mas eh tambem o signo dele os capricornios sao assim mesmo, encantadores, mas as vezes muito chatoes e birrentos.
Ves? Se ele tivesse nascido uns diazitos mais cedo tinhas agora um Sagitario todo maluco mas sem birras.
Eh a vida!!...

Gio disse...

Parabens ao Gil.... e parabens a ti por teres resistido a estes ultimos três meses, eheheheheh

Cláudia disse...

É tão lindo!
Tenho saudades de ter outro bebé, mas lembro-me das noites mal dormidas até aos 4 meses e coisas assim... (deves aber mto bem do que falo)
Enfim...

Bjs grandes ao teu pimpolho Gil

Maria disse...

Bem, o tempo passa mesmo depressa! Parabéns pelos três mesinhos, espero que a partir de agora passes a ser um bebé mais calminho e menos chorão! :)

Beijinhos grandes!

María disse...

Lol o meu marido também me dizia essa de ter trazido o mais chorão para casa! Vais ver que isso passa....Bjnhos