segunda-feira, abril 30, 2007

E vão 4!!!

Pois é, o meu Gil conta já com quatro mesitos!
Já faz muita cosinha, mas continua um bebé muito elegante e sem perspectivas de se vir a tornar um bebé de "peso", pois no último mês engordou apenas 420 gramas.
Fiquei triste por saber que ele aumentou tão pouco, mas já percebi que afinal não deve ser defeito, mas feitio, isto é, a qualidade dele é mesmo assim, mas nisso também tem a quem sair, tanto eu como o papá erámos bebés elegantes e eu fiz a minha mãe passar as "passinhas do Algarve", porque havia dias que não bebia mais do 50 gramas de leite e esse não é caso do Gil, que come muito bem (embora continue a bolsar imenso!).
Assim, o Gil está com 5480 gramas e desceu do percentil 10 para o percentil 5... A enfermeira perguntou o que lhe dava e eu respondi-lhe que ele bebia três biberons por dia, sempre a seguir à mama e mamava três vezes em exclusividade, mas que também já lhe dava sopa. Ficou muito admirada por eu já lhe dar sopa e eu disse-lhe que achei que já estava na altura e que só o fazia há cerca de duas semanas. Uma vez que a sopa que lhe dava era apenas a base, mandou-me introduzir legumes verdes e dar sempre fruta como sobremesa.
Para a outra semana começamos com as papas ao jantar para ver se o rapazito engorda um pouquinho mais.
Mas nestes últimos dias o Gil não tem comido muita sopa e lá o vou enganando dando-lhe uma colher de sopa e outra de fruta (tal como a mamã Cláudia me ensinou!), mas a quantidade que ingere é pouca (do meu ponto de vista, claro!), mas tendo em conta o peso dele, também não forço muito. Com o biberon é que ele é um aflito, quer sempre mais! Já lhe comprei as asitas da Avent para colocar no biberon, uma vez que ele já pegava nele há algum tempo, assim fica mais fácil!

As vacinas correrão como sempre... Chorou um bocadinho (não havia de chorar?) e esteve o dia todo rabugento, impossível de aturar, nesses dias fica tão insuportável que nem sei o que lhe hei-do fazer, porque me esgota a paciência, mas pronto já passou e felizmente não tem outras reacções, nem febre, nem hematonas, nem nada disso!

A noite de sábado para domingo dormiu mal, há muito tempo que isso não acontecia, foi um castigo para adormecer e só adormeceu já era 1h da manhã, às 2h15m acordei com ele a chorar a plenos pulmões! Coloquei-lhe a chucha e tentei que sossegasse, passados 20 minutos começou outra vez a chorar e não havia forma de o calar. Acabei por lhe dar maminha, já pelas 3h e voltou a acordar outra vez pelas 5h a chorar, mas ficou-se com a chucha. Às 8h dei-lhe novamente peito e dormiu até às 11h. Não sei bem o que tinha, mas às 11 já acordou bem disposto!


E aos 4 mesitos o meu bebé já se desenvolveu tanto!
É um traquinas, não pára quieto um segundo, às vezes para lhe colocar a fralda é uma carga de trabalhos! É um malandreco, às vezes ralhamos com ele e ele começa logo a rir-se. Agora aprendeu a fazer "brrrrrrr" e a comer sopa, de vez em quando lembra-se de fazer isso, mas o que faz mais é bolinhas de cuspo e quando não quer mais sopa, começa a saga do cuspo...
Continua a adorar o banho, sai sempre a rir-se da banheira!
Já pega no biberon e se lho tiramos da boca, vai logo com as mãozinhas colocá-lo na boca. Já começa a olhar de outra forma para os bonequinhos, mexe-lhes e sempre que consegue, mete-os na boca!
Reage a todos os sons, virando logo a cabeça na direcção de onde eles vêm.
Continua a palrar imenso, mas agora é só quando lhe apetece.
Cada vez olha mais para o que fazemos, se nos vê com alguma coisa na mão, olha para nós como quem diz "posso mexer-lhe para ver bem o que é?". Às vezes tenho a sensação que imita vários sons que lhe fazemos a brincar.
As birras durante a tarde ainda não passaram (não era por volta dos 4 meses??? bolas, quando é que passam?), é sempre uma forma de chamar a atenção a si, já que ele detesta mesmo estar sozinho e quer é conversa e palhaçadas!
Adora que o atirem ao ar e não tem medo nenhum! Também gosta que lhe façam cócegas, derrete-se todo! :P Já se egura muito bem na cadeirinha das refeições e prefere mesmo comer lá, do que comer ao meu colo, pois aí é que nem lhe consigo dar sopa nenhuma!

E há tanta coisa mais para dizer que agora não me recordo...

Te-lo ao nosso lado este tempo, fez perceber-nos que agora já era impossível estar sem ele! Será que ser mãe é já não sabermos estar sem eles? É já não saber como seria se eles algum dia nos faltassem? A verdade é que este amor nasce de forma incondicional quando eles ainda estão dentro de nós, mas ainda ontem eu dizia a uma amiga: "Podemos esquecer tudo, mas jamais esqueceremos o momento em que os vemos pela primeira vez! É mágico e transporta-nos para outra forma de viver!"

Deixo-vos então as fotos dos convites que acho que até dá para se ver bastante bem:





Desculpem ainda não dar resposta aos vossos comentários, mas não tenho tido tempo para nada. Quanto ao emprego depois faço um post sobre isso... Obrigada ao João José pelos seus esclarecimentos relativamente ao subsídio de desemprego.

Perdoem-me a ausência nos vossos cantinhos, mas tem sido mesmo impossível, quase nem tem dado para postar!

14 comentários:

Anónimo disse...

Os convites ficaram o máximo, relamente as coisas feitas por quem tem gosto ficam logo com outro toque. És uma habilidosa!

E parabéns ao Gil pelos 4 meses, que não sendo gordo, é um bebé lindo, saudável e feliz, e isso é o que interessa!

Beijos

Cláudia Braz disse...

Tenho a dizer que os convites estão o máximo. Eu também sou uma fã do Winnie the Pooh.

Não te preocupes muito com o peso e o percentil do Gil. Os bebés são todos diferentes, e desde que ele coma bem, e vejas que não passa fome, o resto...
A minha gôda está no percentil 90, e a médica diz que ela não está gorda. Está boa. Mas ela está nesse percentil desde o 1 mês.

Se calhar, a noite mal dormida foi uma reacção às vacinas. A Dani também teve uma reacção do género, após as vacinas dos 4 meses. Aliás, ela andou rabujenta durante dois dias.

Só ainda passaram 4 meses, mas não sentes que é como se o Gil tivesse feito parte da tua vida desde sempre? Eu sinto isso, e como tu, também já não sei viver sem ser mãe.

muito beijinhos e parabéns pelo mesário.

Mamã do Diogo disse...

O Gil tá lindo :),mas n gosto duma coisa,essas coisas verdes à volta dele :P, se fossem vermelhinha n era mais lindo eheheh.
Os convite tao mt giros,gostei mt.
Beijokas e bom feriado

Gio disse...

Os convites estão muito giros e a proposito disso já te enviei um mail mas não deves andar pela net... a ver se combinamos um jantarinho em nossa casa dia 26 de Maio que é o fim de semana a seguir a eu chegar de férias... depois digam qq coisa....

Ana disse...

Adorei as fotos do Gil, o puto esta muito giro!!!
Os convites do baptizado estao lindos!! Olha que bem podias fazer disso um meio de vida, fazias convites para casamentos e outras festas, acho que te ias sair muito bem.
Beijinhos

Ana disse...

Ah! Esquece-me parabens pelos 4 mesinhos do Gil, esta um homem!

Maria Lavrador disse...

Os convites para o baptizado do Gil estão muito giros. E ele é mesmo elegante, sei que é uma preocupação quando não querem comer, mas o importante é que tenham saude.

Beijocas, bom feriado e boa semana

Maria Pereira + João Dinis (26 meses)

www.era1xeu.blogs.sapo.pt

BabyJust disse...

Eles sao o máximo nao sao!!! Olha o Rafael também nos últimos dois meses só engordou 500grs por mes... e bebendo bastante, mas eles sao assim elegantes, desde que eles estejam bem e felizes...
O convite está lindo... eu também adoro o pooh!!! o Quarto do Rafael tem uma barra do pooh lindíssima...
beijinhos gordos a voces
Patrícia

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá! Parabéns pelos 4 mesinhos do teu menino lindo!!! Não é gordo? Ainda bem, vamos ter modelo! Porque lá fotogénico é ele! Se bem que qualquer pessoa fica linda com um cachecol do Spooooooorting!!! Os convites estão fantásticos!!! Tens muito jeito! Beijocas muito grandes para vocês!

Carla disse...

Olá e parabéns... Já passaram quatro meses, é impressionante. Quanto ao peso do Gil parece que estes meninos são todos iguais, o Pedro está com 5.600, percentil 10-25. Este é que não tem a quem sair, que aqui em casa somos todos criaturas de peso.
Os convites estão lindos. És uma rapariga bem prendada e o Gil fica com uma recordação magnífica. Ele tanbém está lindão...

Beijos

Pipoquita disse...

Parabéns pelos 4 meses!
Esse malandro é e vai ser um menino elegante!
Temos de entender que os bebés não são todos iguais, se ele não chora é porque não tem fome... pelas fotografias acho que ele está muito bem!
Para quando é o baptizado?
Nós andamos com imensa dificuldade em escolher os padrinhos para a Bia...

Beijinhos!!!

http://eternoeintemporal.blogs.sapo.pt disse...

O Gil esta cd vez + esperto, lindo e elegante!!!!!
:D

Adorei os convites!!!!!!

Jinhos e optimo feriado

Maria

Cláudia disse...

Adorei os convites... Estão muito bonitos e feitos cheios de carinho!
Esta é uma mamã muito prendada, já viste a tua sorte Gil?
Bjs grandes e toca a comer a sopinha (com ou sem ruta à mistura!)
Bjs grandes

)0( disse...

Parabéns ao Gil e para ti também pelos vossos 4 mesinhos. Ele está tão querido!
Estive a ler a evolução dele e a descrição é muito semelhante à que eu faria se descrevesse o que a Tati já faz.

Quanto à alimentação, hoje dei a sopa pela 1ª vez (meia cenoura com meia batata) e ela comeu tudo. Logo de seguida a fruta (maça e pêra cozida). É uma comilona esta rapariga.

Os convites ficaram amorosos!
Beijocas