sexta-feira, maio 04, 2007

Consulta

No mesmo dia em que o Gil teve de ir às urgências, à noite, ouvimos a sua primeira gargalhada! É claro que ainda não as sabe dar como deve ser, mas cada dia dá mais e melhor, é música para os nossos ouvidos!

Então hoje foi dia de consulta e é mesmo como a Ana Luísa diz, cada pediatra e cada enfermeira dá a sua opinião e ninguém se entende em relação à alimentação dos bebés, pois cada cabeça sua sentença!
A enfermeira passou-me um sermão, dizendo que eu não deixava que o Gil fizesse a digestão das refeições, depois quase que me queria bater por ter dado papaia ao Gil e ainda me deu um monte de indicações de como devia fazer as refeições dele, eu ia abanando com a cabeça afirmativamente, mas a pensar para mim que seria como eu acho que está bem e não como ela diz, pois eu é que conheço o meu filho e sei perfeitamente quando ele chora por birra e quando chora por fome. Pois segundo ela, eu dava-lhe sempre comida quando ele chorasse... se assim fosse não fazia outra coisa, já que ele passa as tardes a choramingar!
Quando passei para a médica, que desta vez não foi a mesma que me atendeu na consulta do 1º mês nem do 2º, mas a médica que foi a pediatra do papá e que já é mais madura e experiente, a conversa foi outra e aí ouvi com atenção todas as indicações que ela me deu e que estão dentro daquilo que eu acho razoável como mãe e conhecendo o filho que tenho.
De manhã há já bastante tempo que só lhe dou peito, pois acordo sempre com o peito cheio, muitas das vezes com os discos de amamentação ensopados. Assim dou-lhe duas refeições de peito com um espaçamento de cerca de 2 horas. Depois a indicação é que ao almoço lhe dê a sopa e a fruta, tal como tenho feito.
Mas o meu filhote é mesmo muito guloso e manda-me a mim comer a sopa enquanto ele come deliciosamente a fruta! E o resultado é uma mistura de sopa com fruta, que assim já come!
A refeição da tarde incluí peito e suplemento, depois papa ao jantar e antes de dormir novamente peito e suplemento.
Vamos mudar de leite, vamos passar do Novalac AO1 para o Novalac AR1, pois o Gil bolsa imenso e às vezes até acho que esse é um dos motivos para o seu fraco aumento de peso, assim sendo, este novo leite é mais pesado e pode ser que ele faça menos refluxo e bolse menos. Depois o problema de obstipação dele, também já parece estar ultrapassado e não há necessidade de lhe continuar a dar o Anti-Obstipação.
Nesta última semana devido ao episódio dele ter vomitado, o Gil perdeu 30 gramas, estando com 5450 kg, continuando obviamente no percentil 5, já tem 60 cm de comprimento, mantendo-se no percentil 10 e de perímetro cefálico já mede 41 cm.

Daqui a mais ou menos uma semana, de acordo com as indicações da pediatra, iniciamos a sopa com caldo de carne e na semana seguinte iniciamos a introdução da carne, começando logicamente com as carnes brancas. Também indicou a introdução de borrego e carne de vaca, depois das carnes brancas, mas eu não sei se quero iniciar já... logo vejo.

E para que o rapazito comece a recuperar peso hoje já comecei a dar papa. Dei-lhe "A Minha Primeira Bledipapa", sem glutén e não láctea da Bledina e ele adorou, pois claro, é doce! Usei 120 gramas de leite (como a pediatra me indicou) e ele não comeu tudo, mas foi bastante mais do que metade e eu não forcei mais, assim que ele começou a recusar, parei. Fez 3 horas de intrevalo antes da refeição seguinte, sem reclamar por mais comida (embora mesmo assim tivesse bolsado o leite incluido na papa). Quanto é que vocês costumam dar?

Relativamente às frutas a pediatra disse que de facto a papaia era um boa fruta para variar, assim como a manga, as uvas ou os chuchus (deu-me vontade de ir dizer à enfermeira que eu bem tinha razão e que tinha ordem da pediatra para lhe dar papaia! :P), para que não fosse sempre maça, pêra ou banana. Mas para não lhe dar já kiwis e claro, laranja e morangos.

À parte disto, o Gil está óptimo, a pediatra disse que ele era um menino muito mexido e feliz! Como se eu não soubesse! :P E que assim estava muito bem!

Mas mais uma vez vim do Centro de Saúde enervada com isto tudo, apesar de ter gostado imenso desta nova pediatra, que se nota que de facto, tem muita experiência e leva as coisas com calma, não faz aqueles dramas todos das enfermeiras, que deixam uma pessoa stressada!
Não consegui evitar ficar triste com uma nova perda de peso do Gil e de me passar com indicações tão contraditórias, mas considero que as indicações da pediatra são sensatas e estão de acordo com o regime que tenho levado a cabo com o Gil.
A parva de enfermeira a dizer que se eu continuava a alimentá-lo mal ele ainda vinha a sofrer de obesidade! Deve estar doida com certeza! Pois o problema dele não é de aumentar em excesso é de não aumentar muito... sai-me com cada uma na rifa! A sorte dela é que hoje nem me apeteceu responder, disse-lhe sim com um sorriso na cara e o que entrou a 100, saiu a 1000! Haja paciência... bem dizia a minha cunhada que não gostava muito desta enfermeira! Espero não apanhá-la muitas vezes, mas o mais provável é isso voltar a acontecer...
E já para a semana voltamos lá para controlar o peso do Gil, que creio que vai ser mais animador devido à introdução das papas e à mudança do leite.


E agora ao final do dia, só para chatear, quando ia ver a reserva das férias, vejo que alteram as tarifas do hotel para o qual pertendíamos ir, quase para o dobro :s Fónix! Lá se foram as nossas férias em Marbella!

O tempo some-se não sei para onde, eu bem tento actualizar-me nos vossos blogs, mas tá dificil... além disso, as birras vespertinas do Gil continuam e não o posso deixar sozinho, pois desata num berreiro que acorda logo o Patrick das suas sestas! O seu "mau feitio" continua a cansar-me, mas lá lhe vou aturando as birrices e dando-lhe muito mimo, aguardando pacientemente que em breve se entretenha e fique menos chorão.

9 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá minha querida! Sabes o que te digo dessa enfermeira? Manda-a passear! Se te voltar a incomodar, diz-lhe que essas questões, preferes tratar delas com médicos, não com enfermeiras ;-)). Vais ver que o teu Gil vai recuperar o peso com a introdução das papas! A Mariana come a papa com 120 de leite (ou água, porque já come tb papas lácteas) com mais ou menos 4 colheres de papa, mas nem sempre come tudo. Quanto à sopa, só consegui que a Mariana começasse a comer bem juntando batata doce. Agora já não ponho e ela come tudo! Mas continua a deliciar-se é com a fruta! Beijocas grandes

Cláudia Braz disse...

Eu odeio enfermeiras metidas a bestas, que acham que sabem tudo, e que gostam de dar lições de moral aos pais de 1ª viagem.

Eu, quanto à enfermeira e à pediatra da Dani não me posso queixar muito, porque elas são muito boas.

Mas, nem assim sigo todos os conselhos que me dão. Como tu, também acho que os pais conhecem os filhos melhor que eles. E mais, eles seguem a regra, e as crianças não são todas iguais.

O que interessa é que eles estão bem.
E parabéns pela 1ª gargalhada.
Eu adoro as tentativas deles.

um beijo muito grande
bom fim de semana

Carla disse...

Essas contradições também me deixam desorientada, mas tenho seguido aquilo que o pediatra diz. E como lá não há enfermeiras, livro-me dessas contradições. Que bom que o Gil já dá gargalhadas... É tão giro.

Que pena as férias e Marbella, eu também continuo sem saber para onde vou.

Beijos

sotto le stelle disse...

Bom FDS, feliz dia da mãe, jinhos

Anónimo disse...

Que giro ele já dar gargalhadas! É sinal de que está contente! ;)
Não stresses com a parva da enfermeira, não vale a pena!
Será que o Gil chora de tarde devido ao refluxo gástrico? É que há bebés que sofrem muito disso e não suportam estar deitados.

Realmente foi uma pena o que te aconteceu com a ida a Marbella, mas pode ser que encontres outro hotel mais barato.

Beijinhos e bom fim de semana

)0( disse...

Se o Gil dá gargalhadas não há motivo para te preocupares. :D

Quanto à papa, eu estou a dar papa já com leite adiccionado por isso costumo juntar 150 ml de água para 6 colheres de sopa (rasas). Ela não come tudo, mas quase!!
No infantário costumam dar-lhe a sopa alternada com a fruta, para ela não se ficar só por aquilo que lhe parece mais doce.

Quanto às opiniões dos outros.. há muitas! Como os chapéus!! ;)

Beijocas

Mama Babada disse...

Coração de mãe raramente ou nunca se engana.
Segue o teu coração.
Bom fds
Beijokas
Nídia E Eva

Ana Luísa disse...

Depois de te ler acho que ainda fiquei mais confusa (risos).
Essa atitude da enfermeira, enfim... Eu não tenho enfermeiras no Pediatra mas também não venho de lá satisfeita... E se o Gil dá gargalhadas é porque está bem e feliz ;)
Inicialmente fazia a quantidade de papa que vinha na caixa (150 ml) mas agora opto pelas colheres de sopa (4 ou 5 bem cheias) e deito depois a àgua (papas lácteas) até ver que fica com uma forma consistente! Acho que as lácteas dão menos trabalho (é só ferver a àgua) e já trazem leite incluído ;)

Beijinhos grandes, bom fim-de-semana e feliz primeiro dia da mãe ;)

K disse...

Uvas para um bebé com obstipação? Foge delas, linda... como disse no post acima, só pêra, maçã e banana (e papaia para soltar os intestinos lol)... As uvas são mt indigestas!!! Não sei onde estes médicos vão buscar estas teorias - antigamente, eram hiper permissivos e não davam uvas; hoje em dia, são N restrições e mandam dar uvas?!? Qualquer dia é um cozido à portuguesa lol eu sei que não parece ter mta lógica lol mas acho tãoooo estranho isso das uvas que até me passei! Bjs