quarta-feira, maio 02, 2007

Primeira ida às Urgências

O dia de hoje não correu da melhor forma...
O Gil acordou pelas 10 horas, mamou duas vezes até à hora de almoço. Ao almoço dei-lhe sopa de bróculos, com batata e cenoura, de acordo com o panfleto dado pela enfermagem do Centro de Saúde, seguido de meia maçã passada e ele comeu tudo sem reclamar, coisa que muito me admirou e me deixou contente, mal sabia eu o aí vinha...
Minutos depois de ter comido começou a choraminguice de sempre... tentámos que ele dormisse e nada. Uma hora depois ele continuava a chorar, mas ele é tão chorão que já nem ligámos muito, e o choro era idêntico ao de sempre, acabei por lhe dar mama e depois dei-lhe suplemento tendo ele bebido cerca de 70 ml.
Despachámo-nos e íamos a caminho de Rio de Mouro a casa de um casal amigo, à festinha de anos da sua pequenita, quando o Gil, estando já a dormir no carro, acordou a vomitar.
Ao principio pensei que apenas estivesse a bolsar, como é hábito, mas depois veio uma quantidade enorme de vómito, pela boca e pelo nariz. Fiquei tão atrapalhada que mandei o L. parar o carro no meio da estrada, o Gil chorava assustadíssimo e eu assustada estava! Tirei-o imediatamente do ovo com medo que ele se engasgasse, mesmo com o carro ainda em andamento. Já depois de o acalmar é que o pude mudar, pois ele estava todo sujo...
É claro que já não fomos ao aniversário, viemos para trás e fomos para a casa da minha mãe. Lá o Gil voltou a vomitar umas 3 vezes e entretanto, logo que lá cheguei fui ligar para a linha SOS Saúde ou lá como é que aquilo se chamava.
Depois de meia hora ao telefone e de milhentas perguntas, a enfermeira que me atendeu sugeriu que ele fosse observado por um médico uma vez que o peso dele é baixo e poderia correr o risco de desidratação.
Pegámos nas nossas coisinhas e fomos directos ao Hospital da Estefânia.
Felizmente não havia muita gente e em 5 minutos estávamos na triagem, mais 5 minutos e fomos atendidos por uma médica. De acordo com o diagnóstico dela o Gil estava bem e o mais provável foi ele ter feito intolerância aos bróculos, que do seu ponto de vista não deveriam ser introduzidos já, assim como a cebola. Mostrei-lhe a folha que me deram no Centro de Saúde e ela disse não concordar com a introdução de bróculos e de cebola, pelo menos para já.
O L. avisou a irmã que trabalha no Centro de Saúde e esta ligou para a pediatra que disse que aquela folha foi redigida com base nas indicações da Organização Mundial de Saúde. Ela também disse que os bróculos até lhe podem ter caido mal, mas poderia ter sido outra coisa qualquer...
Seja como for, não lhe volto a dar bróculos tão depressa!

Mas só para descanso, a médica pediu análises à urina do Gil, uma vez que ele também não tem tido grande aumento de peso, embora ela tenha visto o boletim de saúde dele e tivesse considerado que apesar de ter havido uma quebra no percentil, houve aumento, mas não acentuado e que isso podia não significar nada de especial.
Lá fomos então fazer as análises. Demoramos cerca de 10 a 15 minutos a ser chamados, enquanto o Gil ia bebendo um chá que tinham dado e depois colocaram-lhe um saquinho para recolha do xixi. Parece que ele percebeu para que era aquilo e em cerca de 10 minutos já tinha urinado.
Fomos novamente para a sala das urgências à espera do resultado das análises. A esta hora já ele estava faminto e quando ele tem fome ninguém o cala (não sei como este rapaz não aumenta quase nada...) e eu fui novamente falar com a médica para saber se lhe podia dar peito. A resposta foi afirmativa e ele lá dormitou um bocadinho na mama e eu deixei. Só de o ter ali sossegadinho encostado a mim, aliviou-me logo a carga de nervos que tinha apanhado com isto tudo, apesar de ainda nem estar muito bem... o susto foi tão grande (bem sei que este será o primeiro de muitos... só tendo em conta as urgências que lá vi entrar... um entrou a coxear e tinha o pé partido, outro entrou com os dentes da frente todos partidos, outro engoliu uma moeda... oh balhamedeus!) que só me apetecia chorar!
Tinham-me dito que o resultado ia demorar cerca de uma hora, mas creio que nem foi mais de 40 minutos. Estava tudo bem, sem qualquer infecção.
A médica receitou-lhe um soro para restabelecer a hidratação e que se por acaso voltasse a vomitar, para voltar lá. Indicou-me também que já lhe podia dar as refeições habituais se ele assim o quissesse, pois administrando o soro ele podia ter menos fome. Dei-lhe o tal soro antes do banho e ele ficou a chorar por mais, pois claro aquilo sabe a banana e ele é um goluso!
Depois do banho dei-lhe novamente peito e em vez dos habituais 150 ml de suplemento fiz apenas 90 ml e agora ele já está a dormir.

Mas ficámos descansados com um diagnóstico positivo e antes saber que está tudo bem do que ficar na dúvida. Que dias destes não se repitam! :(

15 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Bem amiga, que grande susto!!! Mas o que importa é que o Gil está bem! Um beijinho grande!

BabyJust disse...

Tadinha, que grande susto... Possa tadinho do Gil... Espero que já esteja tudo bem, e realmente essa lista de alimentos poderia ser revista, broculos e cebola sao coisas que fazem trabalhar muito os intestinos
espero que dias como esse nao se repitam... Um beijinho muito grande ao Gil, e um muito grande a ti Lisa cheio de carinho e forca
Patrícia

)0( disse...

Isso é que foi um valente susto!:(

Eu ainda só faço sopinha com os seguintes legumes: batata, cenoura, abóbora ou alface. Tenho medo de introduzir coisas que sejam de digestão mais difícil.. porque ela ainda nem 4 meses tem!

Beijocas para vocês e espero que o Gil já esteja bem.

Anónimo disse...

Nem faço ideia os nervos que deves ter apanhado numa situação destas! Coitadinho do Gil! Ainda bem que ele está melhor e que não foi nada de grave!
Realmente isto dá que pensar, uns dizem uma coisa, outros outra, os médicos pensam de maneiras diferente e há poucos consensos, mas acho estranho o que te disseram no Centro de Saúde sobre a OMS, porque eles aconselham o leite materno em exclusividade até aos 6 meses... cá para mim fizeram asneira no centro de saúde a elaborar os panfletos e agora desculpam-se com a OMS...
As melhoras dele e muitos beijinhos!

Gio disse...

Bem eu como estou a ler sabendo que está tudo bem porque senão nem tinhas paciência para vir aqui, li calmamente mas imagino o susto que vocês apanharam... tadinho do Gil. Foi com certeza uma má disposição, mas de qualquer forma não se pode "aligeirar"... as melhoritas do pequenote.

María disse...

Que situação!!! Eu acho que só comecei a dar bróculos ao meu para aí com 6/7 meses se não foi mais! Espero que esteja tudo bem. Bjnhos

Sofia Guerra Carvalho disse...

Ui, que susto!!
Ainda bem que está tudo bem! Ir para as urgências com o bebé não deve ser pêra doce!!
Parabéns (atrasados...) pelos 4 meses do Gil!
Eles são mesmo assim, exigem uma atenção constante!! Mas são a nossa perdição!
Os convites estão muito giros!! Valha-te a paciência! lol

Ana disse...

Oh Lisa que susto que voces apanharam!!!
O que a medica do hospital te disse tem logica...eu sei que tu es uma optima mae, e so queres o melhor para o teu filho, mas vai com calma no que respeita a alimentacao. A lista que a enfermeira te deu sera ideal para a maior parte das criancas, mas o Gil nao eh um bebe gordo se por acaso faz uma alergia grave a um alimento novo, e se poe a vomitar e com diarreia pode ser muito, muito grave, perdoa-me por te dizer isto, mas ja levei uma lavagem de cerebro tao grande do pediatra da minha filha, que digo isto a todas as mamas, segundo o pediatra cada vez ha mais alergias alimentares algumas muito graves, por isso ha que ir step by step, muito devagar, e ao principio nao variares muito, primeiro frutas cozidas sem acucar, depois vegetais (mas nao todos) como tomate, cebola, garlic ou couves mesmo que sejam passadas. Todos estes vegetais podem ser muito fortes para o aparelho digestivo ainda tao imaturo como o dos bebes de 4 meses.
A abobora, nabo,cenoura,batata doce sao os melhores vegetais para comecar.
Mais uma vez perdoa-me por estar aqui a dar uma de medica..mas eu tambem quero que o Gil cresca forte e saudavel.
Muitos beijinhos para o Gil

Anónimo disse...

O pior já passou. Ainda bem que acabou tudo em bem! As melhoras e bjitos

Cláudia Braz disse...

Não sei o que se psssa com o meu computador, mas eu tinha deixado um comentário, que agorna não aparece.
Imagino que devas ter apanhado um susto muito grande.
O que vale é que, apesar do susto, o Gil está bem e não se passa nada de preocupante.
Imagino que não ganharam para o susto, e que devem ter aparecido mais uns quantos cabelos brancos.
Ufa, que alívio.
Muitos beijinhos para os 3.

Ana Luísa disse...

Bem, imagino o susto :S Tadinho do Gil. Felizmente passou e está tudo bem com ele.
Isto da introdução dos sólidos é uma confusão, cada um diz uma coisa, seja o Pediatra, as enfermeiras, a net ou os livros doutros pediatras. Mais parece que ninguém se entende... Enfim.
Espero que não se repita.
Beijinhos

Carla disse...

Que tremendo susto. Espero que já esteja tudo calmo com o Gil. Isso da introdução das sopas é complicado, mas o único legume que o pediatra não me recomendou foi os espinafres. De resto disse que podia incluir tudo. Talvez o Gil seja mais sensível a alguma coisa dos bróculos, mas também pode ter sido um episódeo que não se venha a repetir. Espero que ele esteja be e que tu estejas mais calma.

Beijos

Anónimo disse...

Epaaaaa!Isso e que foi um susto. Eu ja tinha lido o post ontem,antes de ter saido para ir as compras.Era para fazer a introducao de broculos e ja nem comprei.Livra...:(

Mas pronto,gracas a Deus que ja esta melhorzinho.
Que nao se repita.:(

Beijinhos

Patrícia disse...

Que grande susto... Eu de facto, dei broculos nas primeiras sopas ao meu filho, com a idade do teu... Mas experimenta retirar agora os broculos e introduzi-los mais tarde...

As melhoras

http://eternoeintemporal.blogs.sapo.pt disse...

Bolas amiga... ate eu fikei aflita ao ler este post... imagino cm ficaste... se fosse eu ficaria igual ou pior, tb entro logo em panico...
Mas ainda bem k nao passou de um susto e o teu menino esta bem!!!!
:D

Jinhos grandes aos dois!!