sexta-feira, junho 08, 2007

Redução da Amamentação

Vi-me obrigada a reduzir a amamentação ao Gil...
À noite e de manhã ele mama muito bem, desde que o faça deitado na minha cama, ele já sabe que vai ter esse miminho, mas durante o dia se lhe tento dar mama, faz fitas atrás de fitas e não quer porque não quer, deita-se todo para trás e nada o faz levar a boca à mama...
É claro que isto me deixa triste, mas no fundo é o que a maioria das mães trabalhadoras faz, dão peito apenas de manhã e à noite. De manhã a mama continua a ser exclusiva, quando ele acorda dou-lhe um peito, na maioria das vezes ele volta a dormir mais duas ou três horas, se por acaso ele não dorme, dou-lhe o outro peito cerca de duas horas depois.
À noite é que só tem um peito e biberon por cima.
De qualquer forma não vou desistir de o amamentar de manhã e à noite e espero poder faze-lo por muito, muito tempo!

Já passámos do Novalac AR 1, para o Novalac AR 2. Também já deixámos de dar papas não lácteas, para passar para as lácteas. Questionei a pediatra se havia diferença, pois achava que as não lácteas acabariam por ser mais completas e nutritivas e a médica disse-me que praticamente não havia diferença, assim dou-lhe as lácteas e sempre economizo no leite.
Amanhã também vou experimentar dar-lhe uma fruta de boião, não é algo que farei muitas vezes, mas em caso de necessidade, quero saber com o que conto, isto é, se ele aceita ou não, mas eu acho que sim, pois ele aceita tudo o que seja comida! :P

Pela primeira vez, ele hoje voltou-se sozinho de barriga para baixo!
Estava a brincar no tapete de actividades e de repente vejo-o voltado de barriga para baixo... deu mais uma voltita e tornou a ficar de barriga para cima. Já não o posso deixar sozinho em lado nenhum. Se o deixo na espreguiçadeira, tenho de o prender. Se o deixo na cama, tem de ser ao meio e com almofadas de lado. Hoje deixei-o em cima da cama, como sempre faço depois de lhe mudar a fralda e não sei como é que ele fez, mas apanhou o telecomando da TV e como é óbvio levou-o logo à boca, depois comecei a ouvir o som da televisão e ficar cada vez mais alto, quando lá cheguei estava ele todo entretido a mordiscar o telecomando.

Outra coisa de que também já nos damos conta, é que agora o Gil começa a estranhar as pessoas que não conhece, quando anteriormente se ria da mesma forma, como se fosse connosco. Hoje estávamos em casa dos meus pais e foram lá ter uns primos nossos, quando a nossa prima pegou nele, começou logo a fazer beicinho (é tão giro quando faz isto, só é pena ainda não ter conseguido registar isso, nem em foto nem em vídeo) e desata a chorar. Ao fim de algum tempo passou, mas noto que cada vez mais, ele estranha os desconhecidos e cada vez mais se alegra quando vê um rosto familiar.
Mais uma coisa engraçada hoje foi, te-lo colocado diante do espelho (coisa que faço muitas vezes, pois ele ri-se imenso) e inicialmente olhava para mim através dele, mas depois voltou-se para mim, voltando a sua cabecinha para trás na direcção da minha face, como quem diz que sabia que eu estava a segurá-lo e que o que ele via, era somente um reflexo disso... sinceramente, pensei que só mais tarde, é que adquiriam consciência disto.

Finalmente, hoje comprei o vestido para levar ao baptizado do Gil, depois de já ter visto imensos e de ter experimentado uns quantos, hoje (depois de ter entrado numas 4 ou 5 lojas) lá encontrei um que me agradou e embora não tenha sido muito barato, também não foi nada por aí além, pois os montantes mínimos que andei a ver, rondavam os 70 euros... eu pergunto-me como é que alguém que ganha o ordenado mínimo pode comprar um vestido deste valor???? Eu que não tenho comprado roupa nenhuma desde o ano passado, por causa da gravidez, acho que o preço dela está mesmo pela hora da morte!
Agora ainda me falta comprar umas sandálias e ir ao cabeleireiro.
O Gil já tem a sua roupita toda. Gostava de lhe comprar uma gravatita, acho que ficava giro, mas as que vi, para criança, eram enormes e não gosto dos laços. Também já lhe comprei os sapatitos, essa compra também foi difícil, mas lá encontrei o que queria e só falta mesmo é comprar um par de meias brancas.
O papá também ainda tem de comprar uma camisa a condizer com as calças que vai levar.

Ainda falta falar com o fotógrafo, mas ainda nem decidimos se levamos ou não... com esta história do vizinho, todos os gastos têm de ser ponderamos, pois não sabemos o que aí vem e o que temos de gastar no advogado e em tribunais... não sei o que faça, mas a verdade é que o baptismo dele é só uma vez!

Hoje tive a infelicidade de me cruzar com eles na garagem, mas a minha sorte, é que eu só consigo dar pela presença de pessoas e de animaizinhos ternurentos, tudo o resto torna-se invísivel aos meus olhos! Bahhhhhhhhhh
Já confirmei com mais um amigo, que é delegado do Ministério Público, que a acção que estão a intentar contra nós não tem fundamento e que desta forma, eles só arranjaram lenha para se queimar.

Com o fim de semana à porta, desejo-vos muita diversão!
Sei que estou em falta nos vossos cantinhos, lá vou vendo um ou outro, mas o tempo não dá para tudo... vou actualizando à medida que posso...

9 comentários:

Ana disse...

O Gil vai gostar da fruta de boiao, eh taoo boa, quando a Xana era pequenina as vezes comia o resto da fruta dela.
Depois quero ver as fotos do baptizado ta?
Mas que emplastros esses teus vizinhos, imagino que deves fazer de tudo para nao os encontrares pelo predio.
Beijocas e bom fim de semana
See you

Rita disse...

ate eu adoro a fruta de boiao!!! é tao docinha.. nham nham... lol..
esses teus vizinhos sao demais.. nao sei como aguentas... brigada pelas visitas ao blog da luana.. :)
beijinhos para o Lindão do Gil e para ti também.
bom fim de semana divirtam-se mmuuiiittooo!!! eheh

Pipoquita disse...

Não fiques triste por causa da amamentação, o facto de ter mamado até aos 5 meses já não é nada mau.
Eles começam a experimentar novos sabores e novas formas de comer e começam a ser mais selectivos, é natural.
É tão giro vê-los a evoluir todos os dias um bocadinho, imagino o teu espanto quando o viste virar dessa maneira!!!
Deve estar super engraçado esse Piolhinho!

Beijocas nossas e um fim-de-semana cheio de diversão!!!

Pipocas Bebé disse...

Não é fácil, mas fizeste bem em ignorar os teus vizinhos! Vês, a acção não tem mesmo fundamento...mas é enervante ter uma acção em Tribunal contra nós mesmo que se saiba à partida que a vamos ganhar, já se passou comigo! Desde que fizeram a queixa, até arquivarem o processo passaram-se 8 meses!
Beijoquinhas

Carla disse...

Quanto à amamentação acho que estás a fazer muito bem. Eu não consegui fazer tanto, como sabes. O Gil já rebola, que bom. O Pedro é preguiçoso, ainda só o vi passar de barriga para baixo de barriga para cima uma vez. Mas já estranha as pessoas há umas semanas. E começou logo por estranhar o meu irmão... Este miúdo é a minha vergonha, estranhar o tio. Enfim!!! Mas com ele já passou.

Quanto aos vizinhos de baixo é uma grande chatice, porque eu compreendia que as pessoas se unissem contra o construtor, agora umas contra as outras... Mas há idiotas em todo o lado.

Beijos e bom fim de semana.

Andreia disse...

O Gil está a ficar um homem!!

Agora tens que ter cuidado e não o deixar sozinho...

Beijinhos e bom fim de semana.

Moura ao Luar disse...

Ta quase tudo a postos :-) quanto à mamoca, é mesmo assim, imagino que deve custar essa ligação mas ele dá-te outras gracinhas para compensar :-)

Anónimo disse...

Ainda bem que a história com os vizinhos não tem fundamento legal! Que gente parva!

Então já está tudo a postps para o baptizado? Vai ser um dia para vocês nunca mais se esquecerem...

Desconfio que o Gil quer ficar levezinho e não engordar muito para poder fazer muita ginástica e mexer-me mais fácilmente! Ele é bastante precoce no desenvolvimento psicomotor, não é?

Beijos

Gio disse...

Tens que me dizer como é que vais vestida para eu ver se a roupa que estou a pensar levar é à altura do acontecimento, ehehehehe

Tas em falta? eu então nem sei que te diga... mas pelo menos serve para eu perceber o que é ter falta de tempo, ehehehe é que antes eu nao sabia o que era isso.