sexta-feira, julho 27, 2007

7 meses e um dentito!

Pois é, 7 meses já passaram (não sei como isto foi!) e com o sétimo mês veio o primeiro dentito, desde há dois dias que já se via ali qualquer coisinha branca a querer sair e hoje timidamente, o primeiro dentinho já arranha!
Têm sido 7 meses atribulados, cansativos, mas muito ternurentos, com muita energia e vivacidade (às vezes já não tenho pedalada para ele, eu chego à noite de rastos e ele parece ter bebido uma grade de Red Bull e nem as assas lhe faltam já que ele quase voa de um lado para o outro!!! :P), com muitas descobertas e muitas emoções!
Embora recorde muitas vezes nostalgicamente, que sem ele tinha mais liberdade (sim, sinto falta dessa liberdade, de poder ir para onde me apetecia sem preocupações, principalmente das escapadelas de fim de semana em que podia namorar e visitar "n" coisas, pois adoro viajar, nem que seja só para ir à outra margem), já não consigo conceber a minha vida sem ele.
Esta semana deixei-o na minha mãe e dei por mim a ter saudades dele, logo 15 minutos depois de te-lo deixado!

Descobri-me como mãe e como uma nova mulher e fico chocada quando oiço notícias como a de uma mãe que atirou um bebé de 18 meses pela janela. Na brincadeira tenho dito muitas vezes que se ele continuar chorão por muito mais tempo, qualquer dia vai janela fora, mas isso não passa de uma brincadeira (mesmo antes de ter ouvido esta notícia hoje) e seria incapaz de o fazer... e não compreendo como uma mãe pode fazer isso a um filho!

Ele continua chorão, como sempre, o seu mau feitio teima em manter-se (será que vai ser por muito mais tempo???) e na quarta-feira fez-me uma daquelas birras tão grandes, tão grandes que eu já não o podia ouvir. Deixei-o no berço a chorar e chorou imenso tempo que nem um desalmado! Eu queria mesmo era jantar e fazer uma refeição decente, coisa que tem sido dificil quando estou sozinha, estava com fome, mas acabei até por perder o apetite com tanta choradeira... já tão farta de o ouvir, fui buscá-lo ao berço e coloquei-o na espreguiçadeira. Ali ficou amuado, mas pelo menos deixou de chorar... Cerca de 10 minutos depois chegou o papá (que tem chegado sempre tarde, pois anda com muito trabalho) e não é que o pirralho começou a fazer-lhe queixinhas???? Começou a fazer beicinho e olhava para mim, choramingava e depois pedia colinho ao pai! O que nos rimos!
E chegámos à conclusão que além de um bebé chorão, também temos um bebé queixinhas! LOL

Mas os sorrisos dele são cada vez mais frequentes, se fica algum tempo sem nos ver, fica todo contente quando nos revê, derrete-se todo e pede-nos colo. Quando o papá chega a casa à noite, ele não descansa, enquanto não lhe pega.
Como já tinha dito não pára um segundo e cada vez está mais "agressivo", agarra tudo o que vê e tenta apanhar o que quer que seja, que esteja ao seu alcance.
Nutre uma grande paixão pelo Patrick (que coitado anda um pouco em baixo, agora tem uma ferida entre o olho esquerdo e a orelha - resultado de tanto se coçar ali, não sei porquê - e de vez em quando também coxeia, serão os anos a pesar-lhe? Já conta com 9 anitos, mas isso não é assim tanto para um gato...) e sempre que consegue agarra-o e puxa-lhe o pelo, coisa que me faz ir logo lavar-lhe as mãos, pois fica sempre com imensos pelos nas mãos!
Como já tinha dito, já faz tudo para gatinhar, embora ainda não o faça, mete os joelhos e as mãos no chão e consegue movimentar-se assim. Vira-se de barriga para baixo e de barriga para o ar num ápice, sem qualquer problema.
Continua sem se sentar, apesar de andarmos a insisitir nessa posição, já se mantém por alguns segundos mas depois tomba para a frente, para trás ou para os lados, mas por vontade dele está sempre de pé. Ontem deixámo-lo agarrado ao sofá e ficou sozinho algum tempo.

A hora do banho continua a ser uma diversão e agora com os Patarecos que eu lhe comprei, ainda mais! Acha muita piada aos pequeninos, mas em relação ao grande, ainda não percebi se tem medo dele, se o acha muito grande ou se não lhe acha piada...

Cada vez palra mais e a sua sonoridade divide-se em "Bêbês" e "Dádás", fazendo-o em diferentes entoações. Quando vamos à garagem então grita que se farta, acho que é por causa do eco, gosta de se ouvir, o que hei-do fazer?
As refeições continuam a correr bem, este miúdo não é nada esquisito e come tudo o que lhe derem! Mas adora mesmo o yogurt, com banana e bolacha Maria, já a tijela acabou e ele continua de boca aberta!
Acho que agora até está mais gordito, pois parece-me todo rechunchudo!
Também já vai mordiscando pão, apesar de se sujar mais do que consegue comer e continua a engasgar-se bastante, o que às vezes me deixa algo assustada, mas lá lhe vou passando algum pão para a mão, para ver se ele se habitua. Já gosta mais de água do que há um ou dois meses atrás em que quase não bebia, agora até já pede a meio das refeições!
A verdade é que ele está cada vez mais crescido e eu cada vez mais velha... bolas, o tempo não dá mesmo para parar, pois não? Mas nem só um bocadinho????

Mais coisas haveriam para dizer, mas o post já vai longo e eu tenho a casa para arrumar e uma pilha de roupa para passar! :s

P.S. Não me esqueci dos vossos desafios, mas o tempo tem faltado...
Quanto ao emprego, continuo a enviar c.v., mas até agora não tenho novidades.

Ah! E consegui amamentar até aos 7 meses, quem diria??? Senti-me orgulhosa por isso, mas não sei se resisto a uma nova greve de peito, até porque ele ultimamente gosta muito de me morder e agora com os dentitos não sei como vai ser...

14 comentários:

sonia disse...

Olá!!!

Em primeiro lugar muitos parabéns por mais um mesinho do pequeno principe, passa mesmo rápido, parece que nos estamos ps a repetir, mas cada vez que vejo que passou mais um mês penso que parece mentira, pq ainda me lembro de estares a " reclamar " dele não querer nascer e agora 7 MESES???
Emfim...
Olha eu tb acho o Gil mais rechonchudito pelo menos naquela foto que tens na barra ao lado, parece bem cheinho!!

Beijoquinhas grandes amiga!!!

Anónimo disse...

Olá!!!
Parabéns ao Gil pelos 7 mesinhos que ele faz hoje e também pelo primeiro dentinho!
São meses cheios de tudo, não é? Cansaço, medos e ansiedades, mas sobretudo meses de muita alegria, ternura e descobertas, que só nos enriquecem como pessoas, como mulheres e como mamãs.
Beijinhos nossos,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Kelly disse...

Que post!!
E eu a pensar que escrevia demais...LOL
Adorei as novidades e adorei saber da faceta queixinhas do Gil - O máximo...
Dão mais trabalho agora, mas também é muito mais compensador!!!
Parabéns pelos 7 meses!

Anónimo disse...

Adorei saber das queixinhas. Ele está tão lindo Lisa. Cada vez mais o acho mais encantador.

Parabéns pelos 7 meses, é mesmo incrível como o tempo passa e nós nem nos damos conta!

Qualquer dia vai para a escola.

E tu não estás nada velha, não digas isso, estás óptima!

Beijos

Monografia_Pai disse...

Olá!

Muitos parabéns pelo vosso bebé:)

Ainda não sou pai, mas espero que não falte muito! Depois de ver estes blogs ainda aumento mais essa vontade…

O meu nome é Gonçalo Coelho, sou aluno finalista do curso de Psicologia no ISPA, em Lisboa. Venho desta forma pedir a vossa colaboração no trabalho de final de curso que estou a realizar, cujo tema é “O pai na gravidez e no puerpério”. A supervisão do trabalho está a cargo do Mestre Luís Sousa Ribeiro. Este tema aborda a experiência que o homem vive durante a gravidez e os primeiros meses de vida do(a) filho(a). Deste modo, o meu trabalho dirige-se a pais (apenas homens) que tenham um filho com poucos meses de idade, o que a julgar pela informação no bolg corresponde à sua situação . A sua participação envolve apenas o preenchimento de dois questionários, os quais poderei enviar por mail. Basta-lhe preenchê-los e reenviá-los para mim já preenchidos.
Se está disposto a participar, envie o seu “Sim” para monografia_pai@hotmail.com. Uma vez recebida a sua confirmação, procederei ao envio dos dois questionários.

Nota: Todos sabemos da importância e do valor da mãe junto dos filhos, mas o que o pai vive e sente durante a gravidez e os primeiros meses de vida do filho continua por responder na íntegra. Muitas vezes assistimos ao esquecimento do pai. Como tal, este é um tema pouco estudado na Psicologia, pelo que a sua participação será de enorme valor!

Certo da sua colaboração, desde já lhe endereço os meus sinceros agradecimentos!
Gonçalo Coelho

Pipocas Bebé disse...

Lisa querida! Obrigada pela força!
:) :) :)

PS- Muitos Parabéns pelos 7 mesinhos do Gil e pelo dentito!
Ah, e o quadro do Gil está lindissímo!

Cláudia disse...

Parabéns por todas as conquistas... parece que ainda foi ontem que «descobri» este blog e tu ainda estavas gravida...
caramba, estou a ficar velhota!
lololol

Bjs grandes

joana disse...

Muitos parabéns pelos 7 meses do Gil e, já agora, pelos 7 meses de amamentação, tiveste muita força para ultrapassar os momentos em que as coisas não estavam a correr tão bem!

E já um dentinho! Que crescido que está o Gil!

Beijinhos

Jogos disse...

Parabéns gil pelos teus 7 meses :) E parabéns à mamã pela amamentação até aos 7 meses, espera que os dentes saiam e vais ver, eu levo cá cada trinca.lol

bjs

Cláudia Braz disse...

o teu filho está girissimo!
E com um dentinho já a espreitar! Está grande, o Gil.
Tens de por mais fotos, para eu ver essa coisinha fofa!

A Dani não quer nada com os dentes, até agora!

Mama Babada disse...

Bela prendita hã? 1 dentito... Tudo de bom p o Gil, esse feitio há-de melhorar da-lhe tempo!
Beijokas
Nídia e Eva

K disse...

Parabéns, Gil e mamã Lisa!!! E quanto à amamentação, não será por causa dos dentes que vais desistir agora... o meu Gil já tem um dente há algumas semanas e ainda não levei nenhuma dentada, se bem que ele até já tinha mordido com as gengivas e doia bastante. Vais ver que ainda encontras maneira de ultrapassar isso também ;) Olha, o teu ainda não senta e o meu nunca mais aprende a virar-se de barriga para cima :p precisamente algo que já tinha feito com 2 meses, agora não consegue e farta-se de refilar porque vira-se na cama e depois não adormece assim! Haja paciência... Bjs

Ana Luísa disse...

Muitos parabéns pelos 7 meses do teu bebé Gil :)
Tantas coisas novas!
Quanto à amamentação, como já aqui disseram, leva-se com cada trinca, he!he!
Beijinhos!

Gio disse...

Sim senhora... já estou em dia, eheheheh
Birras já não são novidades, são formas de estar na vida, eheheheh dentinhos agora não ser uns atrás dos outros e mama também me cheira que não vais gostar muito de comear a levar umas dentadinhas a cada mamada não...
A falta da Liberdade isso sim.... parece-me ser um factor bastante importante... mas quem é mãe diz-me que não... e eu acredito.