sexta-feira, janeiro 09, 2009

...

Para desanuviar este onda estranha que paira sobre mim, tenho traçado objectivos fúteis, mas que me mantêm ocupada… assim, andei pela net em busca de receitas para a minha MFP (Máquina de Fazer Pão) e encontrei umas receitas bem interessantes!
Na quarta-feira, depois do trabalho fui buscar o Gil, deixei-o na minha mãe e fui ao Centro das Análises ver o que era necessário para o Gil fazer as tais análises devido às sucessivas diarreias e gastroenterites. São análises chatas de se fazer, já que ele deve continuar com dieta e não pode comer carne nesses dias…
Além disso acho que ele ainda não está a 100%, pois nessa noite, ainda se fartou de arrotar a “ovos podres” era um cheiro quando arrotava, mas felizmente não voltou a ter diarreia e espero que esteja mesmo tudo regularizado. Ainda pensei que durante a noite fosse vomitar ou coisa assim, até porque agora parece um aspirador, quer comer tudo o que apanha, mas passou bem a noite. O pior foi mesmo de manhã, para acordar e vestir-se… agora é todos os dias um berreiro, o que vale é que para ficar na ama, nem diz nada, fica lá bem disposto!
Então nesse dia, já depois dele ter jantado fomos para casa e pedi ao L. para ir ao supermercado comprar qualquer coisa para jantar, pois o nosso frigorífico está descapitalizado de comida… tenho mesmo de ir às compras, porque apesar da despensa estar cheia de mercearias, carne e peixe já não temos, só que o tempo não tem chegado para tudo.
Ele comprou umas pizzas, fiz uma e guardei a outra. Entretanto, comecei a olhar para as receitas e toca de começar a encher a cuba da MFP. Programei para de manhã e mal me levantei, tinha isto à minha espera:



Este pãozinho ficou delicioso, retirei a receita daqui, é portanto um pão de cerveja e queijo, o que nos deixou um aroma delicioso pela casa, logo de manhã. Só acho é precisava de um pouco mais de sal, segui a receita toda à excepção do fermento, em que coloquei meia saqueta de fermento Ramazzotti e, por acaso até pensei que levava pouco sal, mas como levava o queijo, pensei que compensasse, mas também pode ter a ver com a marca do queijo… usei queijo Mozzarella da marca do Pingo Doce.

Já para o meu almoço de ontem, decidi também preparar algo, pois tinha descongelado no dia anterior dois bifes de frango (ou seriam de perú???). Coloquei um fio de azeite na MFP, cobri com uma cebola média cortada às rodelas, coloquei os 100ml que tinham sobrado da cerveja que tinha colocado no pão e de um lado coloquei os bifes, previamente untados com sal, alho em pó e depois com uma cobertura de mostarda. Do outro lado, coloquei batatinhas cortadas em pequenos quadrados, coloquei-lhes sal e reguei tudo com mais um pouco de azeite. Programei para a hora de almoço. E quando fui almoçar, o que me esperava era isto:




Estava óptimo! A vantagem disto é que se pode programar a máquina e quando chegamos a casa para almoçar ou jantar, está tudo feitinho sem perder mais tempo!
A comida não é muito diferente da que se faz no forno ou mesmo num fogão, mas chegar a casa e ter a comida pronta e ainda por cima quentinha, é um regalo! Algumas batatinhas estavam mais rijas e um pouco mais escuras, mas acho que foi por essas, não terem sido cobertas com o azeite e a cerveja, tendo ficado oxigenadas e não apanharam o calor total da máquina.
Em resumo, esta minha prenda de Natal, foi uma das melhores que recebi do maridinho!


Ontem não andei pela blogesfera, porque estive o dia todo sem internet... imaginem porquê... porque as contas não foram pagas atempadamente! Percebem porque não estou minimamente satisfeita com isto???

Eu ainda não ando bem, as cólicas e a diarreia visitam-me sempre pela manhã, hoje nem consegui tomar o pequeno almoço, tomei um banho, despachei o Gil e meti um pacote de leite de soja e umas bolachas Maria para comer aqui, mas também tenho culpa no cartório, não tenho feito qualquer dieta, isto porque durante o dia sinto-me melhor... Acho que o L. também anda a ficar assim, hoje estava a queixar-se e dizia que a culpa era do pão de queijo e cerveja, mas eu cá acho que é mesmo uma virose que anda para aí e este frio de rachar é excelente para manter essas bactérias activas!

O carro de manhã marcava 0 graus, brrrrrrrrr que frio! Estou aqui com o aquecedor ligado e estou a morrer de frio, tenho as mãos petrificadas, mas quem é que se lembrou de mandar isto para aqui????


Adenda às 16h40: O L. também apanhou a gastroentrite, diz que tem estado com dores de barriga, vómitos e que o frio não ajuda nada... Deixei o jantar programado na MFP, mas parece-me bem que só o Gil é que o vai comer... :s

10 comentários:

Sandra disse...

QUe rica ideia, nunca experimentei. Em que programa fizeste? Tiraste a pá?

Já fiz esse pão, cerveja, bati só a massa na MFP e depos fiz uns paeszinhos no fornoe recheei com fiambre e queijo. Ficaram uma delicia.

O tratamemto do ultra levur, para me fazer efeito faço uma semanaa tomar 2/dia.

Bjs e as melhoras.

Isabel disse...

Isso anda mau aí por casa... Espero que melhorem depressa.

Ora aí está uma grande vantagem que a MFP tem relativamente à Bimby... Não podemos programar para fazer mais tarde...

Um beijinho e as melhoras!

sandra.am.silva disse...

Olá!
Pensei que nessas máquinas só dava para fazer pão!
MAs tens razão, tem tudo um aspecto óptimo!
Olha, a Sandra do Dinis tem um blog de culinária onde podes encontrar várias receitas de pão.
Ela já experimentou imensas receitas e o aspecto dos pães dela é delicioso também.
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Pietra disse...

Olá, realmente dava jeito ter uma máquina dessas, também vou querer... mas agora há outras prioridades, comprámos uma salamandra para um salão grande que temos lá em casa e agora o computador do maridinho deu o berro...
Mas o melhor da máquina é realmente poder programar para fazer mais tarde.
As melhoras!
Bjs

Anónimo disse...

Olá querida mamã, continuação de melhoras para vocês!
Os pratos que aqui colocaste fizeram-me água na boca e olha que eu acabei de almoçar, não é justo!
Beijinhos e bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Sandra disse...

Caramba!
Essa doença, não vos larga!
Pode ser que no fds seja para repôr e curar a maldita.
Bjs e as melhoras.

Maria Lavrador disse...

A papinha tem muito bom aspecto, pena que esteja todos doentinhos, mas ainda bem que o Gil já está bem

Beijocas e as vossas melhoras

Amor de Mãe disse...

Nao faço ideia k makina é, mas parece estupenda!!!bendita tecnoligia k nos poupa umas horinhas de trabalho, ne?
As melhoras para os 3, e k qd se livrarem dessa gastroenterite, ela nao volte mais!!

Jinhos nossos

Angela disse...

Estou a ver que isso não anda muito bom por ai, espero que fiquem bons depressa.
Bem essa máquina optima, pensava que essas máquinas eram só mesmo para pão. E isso de programar a hora, para mim era excelente.
Beijocas.

joana disse...

Por cá também já tivemos gastros que correram a família toda, tios e avós incluidos!

essa máquina é fantástica!

Bjs