sexta-feira, janeiro 02, 2009

Péssimo Começo de Ano!!!

Definitivamente as coisas não andam a correr nada bem por estes lados... não acredito em bruxas, mas já pensei se alguém não nos terá rogado uma praga...
O Gil está novamente com uma gastroentrite, em menos de um mês já são duas e esta é das fortes... começou ontem a vomitar a seguir ao almoço, vomitou o yogurt que comeu depois de acordar, pelas 11h e pouco, a sopa e o arroz de peixe. Vomitou faseado por três vezes, depois ficou-se a dormir no meu colo. Dormiu cerca de 45 minutos, quando acordou parecia mais bem disposto, não quis comer, mas bebeu chá.
Pelas 19h voltou a vomitar, o chá, já que nada mais tinha comido. Liguei para a linha Saúde 24, visto ele não ter comido nada, disseram-me para lhe dar o "Miltina Electrolic" e se ele não quissesse comer não seria preocupante por um dia.
Já em casa, porque a passagem de ano foi em Alenquer em casa de familiares e por lá dormimos e depois ainda fomos jantar com os meus pais, pediu-me bolachas e "chá" (o Miltina), comeu umas 4 bolachas e foi bebendo o Miltina. Pouco depois começou com diarreia, em cerca de uma hora foram três mudas de fraldas. Arrotou e veio um vómito, por cima de mim, mas continuou a comer a bolacha. Depois deitou-se para dormir. Poucos minutos depois, vomitou as bolachas e todo o Miltina que tinha ingerido. Toca de o mudar, mudar a cama e nova muda de fralda.
Pela 1h30 novamente diarreia. Muda de fralda. Às 4h30 acorda a choramingar, para acalmar logo de seguida, pela manhã estava cheio de febre... coloquei-lhe o Ben-r-Un e deixei-o na minha mãe, em vez de o deixar na ama.

Mas como um mal nunca vem só, a onda de maré negra não se fica por aqui, ontem a minha avó caiu da cama e partiu uma perna, tem de ser operada ao fémur e está internada no hospital! Já lhe disse que o meu avô tinha tempo de esperar por ela, mas ela tem estado muito ansiosa e muito deprimida e depois parece que tudo corre mal... O pior é que ela tem um grande problema de cicatrização e até temos medo da operação!

Já liguei para minha mãe uma série de vezes, o Gil tem estado só a dormitar, o que não me deixa nada descansada, porque é um dos sintomas de desidratação, continua sem querer comer e limita-se a beber pouquinho do soro, não sei o que fazer...

Adenda às 14h20: Fui almoçar aos meus pais para ver o Gil, voltou a ter febre, mas já comeu duas bolachitas, tem bebido o soro e consegui com que ele comesse um pouquinho de Nestum de Arroz. Deixei lá yogurts de soja, para ver se daqui a pouco voltava a comer mais qualquer coisa. Quando saí, a febre começava a baixar, porque a minha mãe já lhe tinha dado o Brufen.

14 comentários:

Cristina disse...

Realmente que mau começo de ano.
Espero que tudo melhore rapidamente

Bjs

Cristina Valinhas

Sandra e Dinis disse...

Puxa! Essa foi mesmo das fortes.

Já pensaste em pedir ao pediatra a vacina para a gastroentrite?

Espero que ele melhore rápidamente.

Bjs
Sandra

Elsa disse...

ohhh xatice :( as melhoras

Simão disse...

Ora bolas, esse começo de ano não foi mesmo nada bom!

Sabes, aos 8 meses o simão teve internado como rota-vírus( nem recebia visitas devido á possibilidade de contágio), precisamente c os mesmos sintomas q descreves q o Gil tem. O quie é essencial é q ele não desidrate pois senão tem de receber soro intravenoso(as enfermeiras viam se estava desidratado olhando p a língua, é importante q não esteja seca). Atenção, pois esses vírus são altamente contagiosos e podem afectar tb os pais, o q não convém nada para q tomem conta do pequeno.

as indicações q tinha era p fazer dieta: sopa de arroz, cenoura e peixe, iogurte natural ou de banana, chá preto ou icetea, leite s/lactose, papa de arroz. Nunca lhe deram medicação nenhuma, só vigiavam se desidratava (graças a Deus q nunca desidratou)pois como vem o vírus tb vai...

bjs e as melhoras

1gota disse...

Shô doença!

As melhoras do Gil. E que corra tudo bem com a tua avó.

:*

Anokax disse...

Oh linda.....que azar pah!! Bolas :( Espero que ele melhore rapido e que a tua avó tenha muita sorte e muita força!
Beijocas Grandes

Maria Pereira disse...

Ai amiga, o ano novo não está mesmo a começar nada bem... Mas vais ver que começa mal mas acaba bem.

Uma beijoca grande e as melhoras do teu menino lindo

Mim disse...

Para começar, desejo-te um excelente 2009. :)

Desejo também as melhoras da tua avó e que tudo corra pelo melhor.

Quanto ao teu menino espero que já esteja melhor.
A minha pitoca também costuma ter muitas gastroentrites, e ainda por cima como não é nada gordinha quando acontece é para mim uma grande dor de cabeça. O truque quando há vótimos é dar um rebuçado, ou um chupa-chupa, porque o doce corta o ácido do estômago. Nunca se deve dar sumo de fruta nem nada com leite, mas isso já deves saber.
Para que não desidrate é dar água com fartura, ou então chá, a pitoca não consegue beber nem miltina nem soros desses, por isso tento sempre chá de limão e outras infusões infantis.
De qualquer forma, a minha opinião é que se deve ir imediatamente (ao contrário do que se recomenda) às urgencias, porque nunca se sabe qual a evolução, além disso, se forem competentes e interessados, os médicos na urgência dão-lhes o soro para fazer um teste, caso não aguentem no estômago o soro é recomendável que tomem uma injecção intra-venosa.

É desagradável e custa-nos muito, mas é de certeza eficaz e matam o bicho rapidamente.

Beijos e as melhoras.
;)

Sofia,Pedro e Joana disse...

Olá querida mamã, as melhoras bem rápidas do Gil, imagino a tua aflição...vai dando noticias sobre a evolução do estado dele, sim?
A Joana, aos 9 meses, também esteve internada durante 3 dias e nem o Miltina tolerava...horrivel! Esteve sempre a soro, trincava uma bolachinha, umas colherzinhas de papa de arroz e foi aos bocadinhos que retomou o apetite. Custa-nos tanto vê-los assim...só de imaginar fico com o coração pequenino...
As melhoras igualmente para a tua avó!
Mil beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

joana disse...

as coisas não andam nada fáceis por aí... as melhoras parao Gil e para a tua avó!

bjs

(experimenta dar um bocadinho de puré de maça cozida, pode ser que o estômago dele aguente)!

Dinastia FilipiNHa disse...

:-(

As melhoras do Gil, tadinho... Ele não fez a vacina do rotavírus? Acho que agora já não dá, mas a ele dava-lhe jeito!! Fala com o pediatra. A Mariana fez a Rotateq e nunca teve gastros e a Maria também vai fazer.

Um beijinho grande e as melhoras do Gil e da tua avozinha

Mama Babada disse...

Opa realmente nos ultimos tempos nao tem corrido nada bem!
As melhoras ao principe e à avózinha!
Bom ano
Beijokas
Nídia e Eva

Ana e Vasquinho disse...

Olá!

Antes de mais, votos de um bom ano!

Obrigada pela visita... sabes já há muito tempo que te visito, embora não com tanta regularidade.
Nem sei se alguma vez comentei o teu blogue, mas já o tenho nos favoritos ;)

Imagino o que estejas a sentir, o Vasco também teve uma gastro em Maio e foi horrivel.

Já deves saber o que fazer, claro.
O meu também tomou o Miltina e deu resultado.
Dei-lhe também uma papa que comprei na farmácia, da Milupa HN25 mesmo próprio para diarreia que é feita apenas com água.

Espero que o Gil melhore rapidamente.

Prometo voltar com mais tempo durante a semana.

Um beijo grande!

Gaivota disse...

Que chatice :(
Espero que ambos fiquem bem depressa.

As melhoras,

Beijos