quinta-feira, agosto 27, 2009

O inicio do ano lectivo aproxima-se...

Recebemos ontem a cartinha do infantário, dia 3 de Setembro o Gil, começa a frequentar a escolinha. Infelizmente não serei eu que o irei levar nos primeiros dias, por causa do trabalho, mas será a minha sogra que o irá levar e o irá buscar, no período de adaptação.
Posteriormente, irei ser eu a deixá-lo lá antes de vir trabalhar e a ir buscá-lo, depois do trabalho, mas nos primeiros dias terá de ser assim...

O Gil agora anda numa fase de palavreado excessiva... nunca, nunca se cala, com excepção de quando está a dormir e os disparates que diz, são equiparados à quantidade de coisas que fala!

No carro, de regresso a casa é mais ou menos isto:
- Mãe, vamos a onde?
- Tu sabes, porque perguntas?
- Vamos à'vó Nana?
- Sim.
- O tabalho da mãe, fica a onde?
- Fica ali, tu já sabes...
- É aqui? - aponta para os prédios onde trabalho.
- Sim, é ali que a mãe trabalha...
- Quéu ir tabalhari com o pai... vamos ter com o pai?
- Não Gil, o pai está a trabalhar e não te pode ter lá.
- Mas eu ajudo o pai!
- Sim, está bem...
- Vamos a onde?
- Já te disse onde vamos!
- Vamos à'vó Nana?
- Sim!
- Mas eu quéu ir tabalhar com o pai, com a Gigi (a cadelinha da minha cunhada), c'0 avô C. e a tia B.!
- Pois, 'tá bem...
E a conversa continua neste tom.
- Olha onde foste hoje?
- Fui à Quinta dos animais... táva lá o pavão e depois, ele foi lá pa cima...
- Ai foi?
- Sim, e eu não tive medo do pavão hoje...
- Não tiveste filho?
- Não... olha a pomba tava lá...
- A pomba? Qual pomba?
- A pomba, tava morrida... tava deitada com os olhinhos abetos e axim (tenta exemplicar).
- Oh filho tu viste uma pomba morta, foi?
- Xim... Tava lá!
- Pois, mas não se diz tava morrida, diz-me estava morta.
À noite quando contou o episódio ao pai, já disse correctamente... aprendem depressa estes miúdos!

- Mãe, quéu faxer xixi!
- Está bem, a mãe vai-te tirar daí, para ires fazer! - ele estava na cadeira da papa.
- Já fazeu!
- Ah?
Claro, que depois de me ter rido, o corrigi e na verdade só tinha feito uma pinguinha, ainda há destes descuidos e muitas vezes até diz que fez e não fez nada, é só para gozar connosco... não sei a quem este miúdo foi sair tão reguila e tão gozão!

Bem, mas agora do seu palavreado constam expressões que detesto e que tento nem ligar para ver se ele perde a mania de as dizer, nomeadamente "carago", que aprendeu com a avó materna e as vizinhas e "méda", que sinceramente não sei onde aprendeu, mas creio que ou foi com a madrinha, ou com o primo, que na verdade são ainda adolescentes e devem achar muita piada a ele dizer isso e eu não acho piada nenhuma, até porque nos últimos dias anda sempre a dizer isto! :(
Dizer-lhe "isso não se diz", não dá qualquer resultado, aliás parece dar-lhe ainda mais motivos para o dizer, optei por fazer de conta que não oiço, mas está sempre a dizer... sugestões?

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte co a ida para o infantário. Vai correr tudo bem!

É engraçado, divertido, o palavreado deles.

Bjinhos.Pedro

Sandra disse...

Ele de facto fala imenso! Às vezes deves estar já com os cabelos em pé, não é?

Mas eles são tão fofinhos!
com as histórias deles!

E vais ver que ele vai gostar da nova escolinha. Vai correr bem vais ver.

Um grande beijinho

Dinastia FilipiNHa disse...

Boa sorte com a escolinha.... A Mariana também vai começar para a semana! Até acho que tens muita sorte em não seres tu a levá-lo, eu estou cheia de medo de desatar numa choradeira...

Quanto às asneiras, não sei que te diga... Eu acho que se ignoramos e eles insistem, então devemos ralhar / castigar quando repetem.

Uma beijoca grande!

Ana e os principes disse...

Olá,desculpa não deixar comentários,mas tenho muita dificuldade em aceder ao teu blog e ao da TÂnia.Nunca percebi a razão o que é certo é que o pc vai sempre a baixo,ele coitado também tá a pedir reforma,mas com esta maldita crise...
Adorei este post(como sempre),o Afonso está numa fase identica,fala pelos cotovelos e quer saber tudo.Gosto de todas as fases mas em especial desta,acho-os muito engraçados.
Ontem fui á reunião da creche,vai começar a 1 de Setembro,estou um pouco preocupada,pois o meu reguila nunca andou na creche e segundo a educadora até se habituar,vai ser complicado(pelo menos costuma ser com as outras crianças),vamos ver.
O teu princípe está cada vez mais lindo,adorei a foto no cabeçalho do blog.
Beijocas

)0( disse...

Que tudo corra bem nesta nova fase. A Tati já lá vai ficando com mais satisfação, mas os primeiros dias estranhou e fez umas cenas de choro.
Enfim.. quanto ao vocabulário mais "manhoso", se calhar o melhor é não ligarem mesmo. Quando ele perceber que não provoca nenhuma reacção talvez deixe de dizer.
Beijos

Carla disse...

Boa sorte. Por aqui por entanto mantemos o infantário longe.

Quanto ao vocabulário parece-me que o melhor é mesmo ignorar.

Beijos