segunda-feira, agosto 17, 2009

A Saga do desfralde

Não tenho colocado nada sobre este assunto, porque de facto isto tem sido uma saga...

Depois de saber que o colégio, o único onde consegui vaga para o Gil, só aceita meninos sem fralda, a pressão para que o desfralde do Gil fosse concluído tem sido muita e não há como evitar de passar essa "pressão" para ele.
Os primeiros post's do desfralde iniciaram-se há precisamente 2 meses e as evoluções, se inicialmente pareciam estar a correr bem, depois vimo-nos obrigados a fazer uma pausa pelo meio. Há cerca de uma semana e meia, voltámos à carga.
Passámos a vestir ao Gil somente cuequinhas (fralda-cueca, em alturas de saídas mais longas) e ao passo que com o xixi, as coisas novamente não correram mal, já o cocó continuava a ser super complicado...
Nos últimos dias notámos uma pequena evolução, pedia quase sempre para ir à casa de banho (com a excepção de uns quantos descuidos, e esquecendo definitavamente que na 6ª feira passada, no espaço de meia hora, fez cocó na cuecas uma vez e xixi 3 vezes, mas pronto, faz de conta que teve uma tarde de cervejolas e não conseguiu conter! :P) fazer xixi, e apesar de não pedir para o cocó, quando o fazia pedia para ser mudado.
É que o meu filhote, nunca se incomodou por ter uma fralda suja, a maioria dos bebés, quando tem a fralda suja fica incomodado e refila, o Gil nunca se importou, mas agora já pede para ser limpo e essa pequena-grande evolução dos últimos dias, parece ter sortido algum efeito.
Ontem pediu-me para ir fazer cocó na sanita e eu bem vi que ele estava aflito, mas sentá-lo na sanita é uma carga de trabalhos, pois ele não quer ficar lá quieto e como estava a dar o Festival do Panda no DVD, ele queria continuar a ver, mas estava tão aflito que entrou num dilema... Então colocámo-lo no bacio frente à televisão e pela primeira vez o rapazito fez cocó no bacio! Haviam de ver a festa lá em casa!
- Ena o Gil fez cocó no bacio! Muito bem!
E a resposta imediata dele foi:
- Não foi cocó, foi "méda"!
Agora imagem a minha cara... "Não filho foi cocó! Isto é cocó!" Ele anda numa fase em que apanha tudo, embora eu tenha imenso cuidado com o que digo, sei que o mesmo não acontece quando ele está em contacto com os avós ou tios - o que tem acontecido nas últimas semanas, por não ter colégio ou ama - e por mais que eu me chatei com os respectivos familiares, não há volta a dar, mas porque acham as pessoas tanta piada em ensinar asneiras aos miúdos? E depois admiram-se que eles as digam e quem passa por mau educador são sempre os pais! Também vos acontece? Bolas, que eu fico possessa com isto!
Bem, depois da pequena vitória do meu filhote, nada como recompensá-lo com dois M&M's! Espero que este tenha sido o primeiro passo de todos os outros, para que as fraldas lá em casa deixem de ser necessárias.
À parte disto os diálogos dele são cada vez mais elaborados, já faz imensas associações, que não pensei serem possíveis fazer tão cedo. Relaciona correctamente os familiares uns dos outros. Se ligamos para o padrinho, pergunta logo pela prima R. ou pelo primo A. Se ligamos para o meu irmão, pergunta loogo pela tia P. ou pela prima A.
Está cada vez mais graxista, quando quer alguma coisa põe-se logo a dizer:
- O Gil dá beijinhe!
Quando o vou buscar e lhe pergunto o que ele fez durante o dia, já é capaz de me contar tudo o que fez.
Mas continua a fazer muitas birrinhas chatas, e simultanemante continua a ter o seu lado meiguinho e ternurento! E ontem fiquei tão orgulhosa dele, que o enchi de beijos!

5 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Boa Gil!!!

Mas é assim mesmo, bacio em frente à tv ou onde ele quiser! Importa é que se habitue a fazer no bacio, depois logo passa para o wc!

Pois, essa das asneiras, a Mariana apanha tudo também! E se alguém disser asneiras à frente dela, eu digo logo " isto não se diz Mariana, a x ou o y é que é mal educado". Se não gostarem , temos pena. É como dizes, quem passa por maus educadores são os pais!

Beijinhos grandes! Espero que continue tudo bem no trabalho!

Sandra disse...

Vais ver devagarinho se chega longe. O meu demorou um mês para começar a pedir, tal como o teu o meu nunca se importou de estar sujo...

Vais ver k ele vai aprender rapidinho ainda por cima com chocolates.

bjs

Ana Santos disse...

Parabéns ao Gil pelos progressos.
Até me ri com a conversa dele no bacio.
Eles realmente apanham tudo e sabem associar as coisas, a gente é que pensa que por serem pequeninos que não se apercebem, mas eles são muito inteligentes.
Por cá embora o Júlio peça para fazer os cócos ainda nunca fez no bacio ou sanita.
Com o tempo e paciência chega lá.
Também andava a pressionar como ele em Setembro entra no jardim infância a e claro não pode ir de fraldas.
Quanto ao comentário anónimo é como um criminoso que volta ao local do crime, daí a ter metido um pequeno texto no inicio. É alguém com IP registado em Sacavém, se quisesse dar ao trabalho poderia processa-lo por andar a chamar o meu filho de mijão e chamar a nós todas de incultas.
Tenho permissão de comentários anónimos porque tenho amigas que não são do blogger e por vezes querem comentar. Tenho a moderação de comentários mas decidi publicar porque assim qualquer uma de nós poderá se defender.
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

)0( disse...

:) Qualquer dia está a ir sózinho à sanita, vais ver!

Nós também tentamos ter muito cuidado com o que dizemos, embora de vez em quando lá nos saia uma ou outra asneira. É importante explicar-lhes que isso é errado numa linguagem que eles entendam.

Beijos nossos

Mamã artesã disse...

Cá por casa também está a ser difícil tirar a fralda de vez. Na ama deixou de usar há uns 2/3 meses e só teve 2 descuidos. Mas, agora, de férias, e com o rumo que as minha sférias tomaram, tem sido difícil mesmo.
Na 2ª. feira decidi tirar-lhe a fralda de vez e o resultado foi 1 xixi no chão e outro no sofá, o que me valeu estar ainda sem almofadas no sofá por estarem a secar. Acabei por lhe voltar a colocar fralda porque tinha a casa toda para arrumar/limpar e 2ª. feira já volto ao trabalho.
O có-có já há muito tempo que deixou de fazer na fralda e pede sempre para fazer na sanita. Quanto ao xi-xi é mesmo só quando lhe apetece e já faz na sanita, à homem. LOL
Acho que o que te chateia a ti é o mesmo que chateia todas as mamãs quando há familiares que não respeitam a forma como queremos educar os nossos filhos. Desde que o piolhito começou a compreender/apanhar tudo o que se diz, deixei de dizer asneiras (e olha que eu dizia imensas, principalmente a conduzir) mas, infelismente, na ama houve muitas vez o "m€rd@" e o meu pai também não se coibe de o dizer em frente ao neto. Já lhe disse que quem começa a apanhar de cada vez que o piolhito dizer asneiras, é ele por ser quem não tem cuidado na linguagem. Mas não vale a pena estarmos a chatear-nos com isso. Com o tempo eles vão esquecendo.
As conversas deles são cada vez mais elaboradas e nós ficamos sempre com "cara de parvas" quando dizem algo que nunca os tínhamos ouvido dizer. :)
Beijoca
sSofia