sexta-feira, outubro 30, 2009

Comemoração do Dia das Bruxas no Colégio


Esta semana a "Sexta-Feira Fantástica" dizia respeito ao dia de hoje, os nossos filhotes deviam ir para o colégio, com roupas escuras (preto, cinzento ou azul escuros), de cara pintada, com um penteado "maluco" e com adornos alusivos ao dia das bruxas.
Ainda nos pediram para levar qualquer coisa de comida, para eles fazerem uma pequena festinha, sendo que eu levei um sumo natural e a avó paterna do Gil, fez um delicioso bolo de cenoura para eles.

O Gil mal deixou que o pintássemos e que lhe fizéssemos um penteado "fixolas" e nem sequer queria que tirássemos fotos, mas mesmo sem ele querer conseguimos esta proeza:



Quando o deixei iam começar a tirar fotos à criançada toda, estavam todos contentes, cada um com uma vestimenta mais doida que o outro! ;) Só espero que as educadores depois nos cedam aquelas maravilhosas fotos.

quinta-feira, outubro 29, 2009

Fim de semana exclusivo dos papás!

Já devia ter escrito sobre isto... estava já aqui em rascunho, mas o tempo tem sido restrito e ultimamente tenho passado mais tempo no Facebook... :P

Depois de ter começado o antibiótico a febre do Gil não voltou, o que nos deixou bem mais descansados e prontos para ir curtir o fim de semana a dois, em jeito de comemoração do nosso 6º aniversário de casamento!
E fomos para o oeste, exactamente para aqui.
No sábado de manhã, dei uma pequena (pequeníssima) arrumação na casa, fiz as malas com pouca coisa, uma para nós e outra para o Gil, para ir para a casa da tia. Almoçámos e saímos logo de seguida. Deixámos o Gil, com os tios e madrinha e fomos direitinhos ao nosso "resort".
Estávamos a precisar de um fim de semana assim, só nós, para podermos namorar à vontade.
O local é airoso, sossegado q.b., as instalações são óptimas, pudemos desfrutar plenamente do nosso T2 (um dos quartos não tinha acesso), tínhamos uma cozinha, uma sala grande com LCD e uma suite com banheira e coluna de hidromassagem, a qual aproveitámos bastante bem... o que é uma vergonha, pois a lá de casa já se avariou por falta de uso e se funcionou mais de 3 vezes foi muito!
Recomendo a lugar, apesar do preço não ser dos mais baratos, mas o que é bom também se paga, fomos super bem atendidos e a comida era óptima!
Só tivemos foi o azar de apanhar uma despedida de solteira, em que as mulheres resolveram ocupar o jacuzzi na íntegra e nós acabámos por nem conseguir lá entrar... a páginas tantas, resolvemos ir para o quarto, usufruir da nossa banheira e beber um bom champanhe!

No domingo, lá regressámos ao stress da cidade e fomos buscar ao Gil à entrada do Zoo, onde estava com os tios e a avó paterna.
Já esta semana, tivemos o duplo aniversário da minha sobrinha e da minha mãe, o que fez com que nos deitássemos um pouco mais tarde nesse dia.
Amanhã, o Gil tem uma festinha no colégio para celebrar o Halloween e tem de ir vestido com roupas escuras e com a cara pintada. Ainda tenho de ver se lhe consigo comprar uma capa preta e uns sumos naturais para o lanchito de manhã.

E tenho a sensação que o Natal está à porta, vocês não?

terça-feira, outubro 27, 2009

Só faltam 2...

Só dois mesitos, para o meu nino completar os três aninhos!


E já cá cantam 34 mesinhos!

quinta-feira, outubro 22, 2009

Tosse e Febre

Parecem não querer dar tréguas...
Passa bem os dias, mas quando chega à hora do jantar, a febre regressa... ainda que não seja muito, muito alta, não excede os 38º graus, incomoda e durante o sono, fá-lo delirar... chama por mim, grita, diz "não quero", etc, etc...
Ontem depois de adormecer, teve um ataque de tosse, de tal forma violento, que acabou por vomitar o danoninho que tinha comido antes de dormir. Lá tive de mudar a cama toda, mudá-lo a ele e dar-lhe muito carinho para voltar a dormir. Mais uma noite agitada a não facilitar o meu descanso.
Hoje de manhã estava novamente com febre, a febre só cede quando está medicado. Optei mesmo por ir comprar-lhe o antibiótico habitual, pois neste momento é complicado conseguir mais uma consulta sem ser de urgência e as últimas foram muito más... :s e depois peço a receita à médica de família. O médico também lhe podia ter passado a receita e a indicação de que só comprasse se fosse necessário, e os 3 a 5 dias de sintomas chatos, estão já no 4º dia e sem grandes melhoras... bem sei que não gostam de passar antibióticos, eu também não gosto de ter de lhos dar, mas gosto ainda menos de continuar a vê-lo com febre!

Para desanuviar, uma das conversas deles:
- Mamã, o pai sempre vai por ali! - quando estávamos a chegar a casa, sendo que eu vou geralmente por uma rua e o pai por outra, porque tenho de deixar o carro virado ao contrário, para poder entrar na garagem.
- E tu todos os dias dizes isso...
- O pai é maluco...
- E tu és doido!
- Não sou não...
- Se não és doido, és esgroviado! - digo-lhe na brincadeira.
- Não sou nada "egóviado"!
- Ai não? Então és o quê?
- Sou o Gil!

quarta-feira, outubro 21, 2009

Ainda com febre...

Depois da (des)aventura que contei, ontem à noite eu estava de rastos, até porque não dormia como deve ser desde o fim de semana e assim, deitámo-nos pelas 22h e todos dormimos cedo. A febre do Gil voltou um pouco antes do jantar, dei-lhe a medicação e às 2h da manhã regressou em força e dei-lhe mais uma colherzinha de Brufen... Já de manhã, acho que ele ainda estava com um pouco febre, mas ele não me deixa ver e eu não lhe quis dar nenhum medicamento, antes dele comer.
Deixei-o na minha mãe, com a papa do pequeno-almoço preparada, a medicação e uma série de cd's e dvd's interminável... e ainda dois livros que comprámos recentemente.

Para não variar, hoje de manhã o trânsito estava caótico - ao fim 3 meses a trabalhar aqui, começo mesmo a ficar fatigada disto - e eu sinto-me ainda mais cansada do que ontem, mesmo tendo dormido melhor. A moleza atacou-me os movimentos e os neurónios, só me apetecia escarrapachar-me em cima da secretária... tenho aqui imensa informação para tratar, mas não me apetece fazer nadinha...
Já liguei à minha mãe para saber do Gil, diz que ele comeu tudo (ontem mal jantou, valeu-lhe dois danoninhos que lhe consegui enfiar, antes de dormir) e que tomou a medicação, sendo que agora estava bem e sem febre, mas acho que a febre vai andar a chatear mais uns dias e nós temos fim de semana marcado, pois fazemos no domingo, 6 anos de casados... e fico a pensar se ele não melhora até lá... recordo que no ano passado erámos para ir também passar o fim de semana fora e acabámos por não ir por causa do meu avô, este ano gostávamos mesmo de ir, pois também temos direito a estas pequenas comemorações, né?

terça-feira, outubro 20, 2009

A febre da Gripe A... ou a loucura generalizada deste cenário...

Bem sei que tenho andado ausente, mas o tempo é pouco...
Ontem o dia foi um pouco diferente, desde domingo que o Gil apresentava uma "tosse de cão", se bem que seca, revelava alguma especturação. Ontem, andou bem, ainda foi ao colégio, mas de regresso a casa a febre resolveu aparecer, tendo o termómetro indicado 38º graus.
Nunca fui alarmista nestes casos, e tratei-o como trataria, se não houvesse o pandemónio que este país resolveu fazer acerca da mais recente gripe.
Chegámos a casa e dei-lhe uma banhoca de água morna e coloquei-lhe um supositório Ben-U-Ron. Ele nunca esteve prostrado, nunca se queixou de dores de cabeça ou no corpo e esteve sempre reactivo, bem acordado (mesmo com a febre) e activo, um pouco mais sereno do que o habitual - desejava que mais vezes, este fosse o estado normal dele - mas ficar quieto muito tempo, não é para ele, nem mesmo com febre.
Além da febre e da tosse, não tinha mais sintomas de doença. Calculei que fosse garganta...
A febre voltou durante o sono, um pouco antes da meia-noite e com ela, alguma agitação, fartou-se de falar a dormir e eu achei por bem acordá-lo e dar-lhe uma colherzinha de Brufen. Falei com o L. e resolvemos ir aos Vigilantes, para quem não sabe, é uma associação que presta cuidados médicos, da qual somos sócios.
Podia te-los chamado a casa, mas se houver muitas chamadas, poderíamos ter de aguardar uma noite inteira... e assim fomos até lá. E desta vez detestei o atendimento!
Fomos atendidos por um médico com péssimo aspecto (inicialmente até pensei que fosse um doente e só depois percebi que aquele era mesmo o médico), espanhol, argentino, colombiano, cubano ou qualquer coisa do género, que falava um portinhol desgraçado, que quase não o entendíamos, disse-nos que devíamos era ir a uma urgência hospitalar, porque podia ser Gripe A... mal entrámos colocou uma máscara e até aí, tudo bem, até compreendo, mas limitou-se a auscutá-lo, a meio metro de distância e nem sequer lhe viu a garganta, sendo que a tosse era evidente.
Parece que a história da doença da Gripe A, afecta mais estes profissionais de saúde a nível mental, do que na realidade física!

Quando saímos de lá, resolvi ligar para a Linha Saúde 24 e fui super bem atendida. A chamada até caiu e ligaram-me de volta. Indicaram-nos que apesar do Gil só apresentar dois sintomas de gripe, que podia ser apenas sazonal, devia ser visto para despistagem e fiquei a saber que os Postos de Atendimento da Gripe (A ou outra qualquer, pelo que percebi) só funciona em horário diurno, em alguns casos, mas poucos, com horário alargado, até à meia-noite. Portanto, não se atrevam a apanhar Gripes, fora do horário estabelecido!
A enfermeira deu-me alternativas de postos de atendimento e escolhi o mais próximo aqui do trabalho, sendo que de seguida podia deixá-lo na minha sogra, pois ir para o colégio estava fora de questão. Ela encaminhou um mail, para que logo de manhã, quando fosse fazer a inscrição dele, já tivessem lá a informação.
Regressámos a casa, para dormir cerca de 4 horitas, o Gil conseguiu descansar com alguns episódios de tosse pelo meio, mas a febre não voltou. Às 8 da manhã, estávamos à porta do Posto, acompanhados por uma chuva chata e intensa, que se fazia sentir na zona de Lisboa.
Reparámos em coisas engraçadas (mas sem graça nenhuma...). Cá fora (entenda-se, à chuva) estava um lavatório, com desinfectante para as mãos... entrámos e o segurança veio refilar connosco que não podíamos estar ali sem máscara e eu ainda nem tinha chegado ao sítio onde elas estavam, para as poder tirar e usar... e como acha esta gente ser possível, colocar uma máscara com 4 atilhos a uma criança que ainda nem 3 anos tem???
Mal entrei tive de ir à casa de banho, lá usei o desinfectante e fui fazer a inscrição do Gil, com ele ao colo e tentando colocar-lhe a máscara à frente, porque ele não a queria nem ver... depois passámos à triagem, tiram-lhe a temperatura (36,3º), tentaram medir-lhe a tensão, coisa impossível, pois ele não parava quieto com o braço, mediram-lhe o grau de saturação e estava tudo bem.
Voltámos para a rua, para debaixo de um telheiro (mais uma vez porque não podíamos lá estar sem o Gil ter máscara, o que até compreendo, porque o perigo de contágio dos outros doentes - muito poucos a esta hora - também era preocupante). Depois quando fomos chamados, o médico foi super atencioso, brincou com ele, auscutou-o e viu-lhe a garganta, coisa que seria mais do que óbvio, né? E deu-me o diagnóstico que o outro idiota podia ter dado desde logo, se não estivesse a fazer frete numa profissão, que parecia não ser para ele e se não estivesse com medo de contrair uma doença, que é um risco na profissão em questão (bolas, por alguma razão deixei de ser professora, comecei a considerar que os riscos da profissão já eram maiores do que a minha satisfação... bem não sei... mas esta situação fez-me reflectir sobre tudo!) e fiquei a saber que o Gil tem somente uma laringite, tal como eu calculava (e não sou médica!).
Alertou-me para o facto dos sintomas só regredirem entre 3 a 5 dias, sendo que hoje ele ainda não manifestou febre e decidi que pelo menos hoje e amanhã e não iria para o colégio. No resto da semana, logo se vê. Não lhe foi prescrita qualquer medicação adicional, indicou que fizesse o Brufen e o Ben-U-Ron alternadamente, como já estava a fazer e que só se piorasse, é que havia necessidade de ir ao médico de família e passar para antibiótico.

Quando saímos de lá, deixei o Gil na minha sogra e vim trabalhar.
Mal aqui cheguei liguei para o colégio e avisei a educadora e disse-lhe que tinha muita pena, porque hoje era o dia das fotografias e ela disse-me, para não me preocupar que iam pedir ao fotógrafo para lá voltar, porque havia mais meninos doentes e que tinham ficado em casa. Achei óptimo! Ela disse que depois só não podiam tirar a fotografia de grupo, mas que podia, ainda assim, tirar com a máquina dela e facultar-nos.

Resumindo, acho que este país anda à beira da loucura por causa desta pseudo-pandemia... uma pessoa parece que já não pode espirrar ou tossir, que é logo catalogada como tendo a Gripe A, estamos no inicio do mau tempo, com temperaturas oscilantes que dão origens a estas doenças sazonais, especialmente em crianças que têm sempre as defesas mais baixas, creio que qualquer médico deve ter a noção dos riscos que corre na sua profissão e não deixar de ser profissional. Não levo a mal que usem as máscaras, mas se têm um doente, sem grandes sintomas da doença, deviam pelo menos tentar fazer um diagnóstico, excluindo a probabilidade mais negra do panorama, pois qualquer pessoa minimamente informada sabe que a Gripe A, dá dores de cabeça e corporais, dá arrepios e ardor nos olhos, muitas vezes vómitos e diarreia e o Gil não tinha nada disso... aquele médico começou a dizer que não tinha marcadores de despistagem para saber se era Gripe A ou não e no Posto de Atendimento, bastou que lhe vissem a garganta para diagnosticar o óbvio, sem ter de usar marcadores de despistagem ou qualquer coisa semelhante...
Acho que até o Gil se estava a passar com o médico, porque só dizia "Mamã, vamos pra casa...".
Calculo que estas situações se passem não só no nosso país, mas só este ano se começou a ouvir dizer que em caso de sintomas de gripe (qualquer gripe), deve-se ficar em casa, sendo que as estatísticas de ano passado revelavam que Portugal era um dos poucos países, onde as pessoas vão trabalhar com Gripe, porque será?
Continuo a achar de que apesar disto não ser apenas em Portugal, estas situações não deixam de ser lamentáveis.

segunda-feira, outubro 12, 2009

O fim de semana e reunião da escolinha...

Na passada sexta-feira foi a reunião de pais na escolinha do Gil, fiz questão que o L. fosse, pois ele ainda não conhecia o colégio e achei que era importante ele ver onde o filho estava. Ele adorou o espaço e as pessoas, achou que ele estava muito bem entregue.
A reunião, decorreu dentro do que eu estava à espera, começou com a palestra da Gripe A e achei que os pais estavam em grande maioria, muito mal informados, muito mais iludidos com as notícias alarmantes que os media passam, do que devidamente informados. Eu não quis interferir, mas sei de antemão que se existir um caso diagnosticado nas instalações, o delegado de saúde tratará de lá ir e fazer testes a todos os funcionários e crianças, sei onde isso já aconteceu, sem verdadeiros alarmismos e sem difusão nos meios de comunicação social.
Se estou preocupada? Sinceramente não quero pensar muito nisso, ver-me obrigada a ficar em casa sem trabalhar e ainda por cima fechada em casa com o meu pestinha... prefiro não pensar nisso e seguir a nossa rotina despreocupadamente!
O resto da reunião decorreu com os elementos pedagógicos da instituição, com a apresentação dos planos currículares, a nível de cada sala e do plano de ginástica, com as sugestões de visitas (e são muitas!) e com a divulgação das "Sextas-feiras Fantásticas", que é um trabalho de casa semanal que todas as crianças têm, acerca de um tema previamente escolhido e que implica a interacção da família inteira!
Então esta semana temos para entregar um trabalho cujo o tema é o Outono. O papá vai trazer cartolinas do trabalho, eu vou comprar castanhas e inventaremos qualquer coisa, com o Gil e até sexta feira temos de entregar o trabalhinho, que será o primeiro de muitos, a serem expostos na escolinha.
Ainda sobre a reunião, foi-nos dito que a instituição está a formalizar o processo de Certificação de Qualidade, o que nos deixa com a sensação que o Gil está mesmo bem entregue, pois o processo desta certificação é muito trabalhoso, burocrático e pedem "n" coisas e se há interesse em te-lo, implica que tudo tem de estar de acordo com a legalidade.
Ficámos também a conhecer o director e o psicólogo, que ainda não tínhamos conhecido, assim como o professor de ginástica.
Resumindo, apesar de na altura de o ter inscrito achar que, embora as condições não fossem 5 estrelas, pois o espaço físico exterior é pequeno, sempre tive a sensação que era um local acolhedor e com pessoas que acreditavam no projecto, agora tenho ainda mais certeza disso e fico com essa certeza, de cada vez que sei que a minha sogra vai buscar o Gil e ele não quer vir embora...
Ainda ficámos depois a falar um pouquinho com a educadora que nos disse que ao almoço ele é incapaz de ficar sossegadinho a comer e que chega a perguntar-lhe se ele "tem picos no rabiosque", porque nunca pára e nunca está quieto (pois, a quem o diz...). Perguntei-lhe pelos amigos que ele mais menciona a T. e o G., ela diz que a T. come com ele às refeições, mas que o G. não tem muito a ver com ele, pois é um rapazinho muito mais sossegado, sendo quase o oposto, mas a verdade é que ele fala muito nele.


Sobre o nosso fim de semana, passou a correr, como infelizmente já é habitual...
No sábado fui finalmente ao dentista depois de ter tomado um caixa de antibiótico e achar que isto ainda não estava lá muito bom, por continuar a doer-me e fazer-me recorrer ao Brufen constantemente e não estava... do dente já só se via uma pontinha, pois tal como já tinha dito, partiu-se todo, ora o que havia a fazer era extrair a raiz... mas ainda se mantinha um pequeno obcesso na raíz, apesar do antibiótico e doeu-me horrores ter de o tirar! :s
Sinceramente custou-me mais do que ter o Gil! Saí de lá banzada! Até porque o dentista injectou-me uma dose de anestesia bem grande e só depois de umas três horas é que a mesma passou e não evitou as dores que tive, mas pronto já está e este já não me vai doer mais, depois de acabar o novo antibiótico, porque actualmente ainda dói me, se não estiver com o efeito do Brufen.
Regressei a casa e depois de tratar do almoço do L. e do miúdo (claro, porque eu nem consegui almoçar!) e deles terem ido dormir uma sesta, dediquei-me a passar a ferro e estive ali a tarde toda... para continuar a ver o mesmo monte de roupa que lá estava antes, isto porque tive de fazer mais um montão de máquinas de lavar, porque o Sr. Gil andou a semana toda a fazer xixi na cama, tanto que decidi voltar a por-lhe fralda durante a noite e logo depois da sesta apareceu ao pé de mim, mais uma vez todo encharcadinho em xixi, ou seja, mais uns lençóis para lavar e passar! :s
Ao final da tarde fomos aos meus pais e o L. acabou por jantar lá com o meu pai e ficaram a ver o futebol, enquanto que eu, a minha mãe e o Gil fomos passear até ao Dolce Vita Tejo, no entanto, o Gil só nos moeu a cabeça... pediu para ir à casa de banho enquanto estávamos a comer, lá fui eu à procura de uma casa de banho naquela imensidão, cerca de 20 minutos depois, voltou a pedir e nós não ligámos muito, porque pensámos que fosse por ele querer apenas sair do carrinho de rua, pois ele tem de lá estar preso, senão passo o tempo todo a correr atrás dele... resultado, acabou por fazer xixi nas calças e no carrinho! :s
Mas não posso culpá-lo, porque ele pediu eu é que pensei que fosse fita dele... lá fomos à Primark, comprei-lhe um fato de treino por apenas 7 euritos e lá lhe vesti aquilo, ando sempre com uma mochila com roupa, logo naquele dia não a tinha levado! :P
Mas pronto... ainda lhe comprei umas calças de ganga todas giras e comprei um casacão de Inverno para mim, que andava a namorar há séculos, por 35 euros e umas calças formais, por apenas 6 euros, porque no trabalho tenho de andar sempre assim. A verdade é que têm imensa coisa gira e bem baratucha!
Ontem fomos almoçar com os meus pais, o meu irmão e família, com a minha avó, que anda muito, muito em baixo e com uns tios. Fomos ao parque municipal da Ericeira e ao Sobreiro com os miúdos, na volta ainda passámos na quintinha dos meus tios e o Gil delirou com o cão pequenito que lá têm e com o pónei!

terça-feira, outubro 06, 2009

As associações dele...

Passamos em cima da Ponte Vasco da Gama (tal como já aconteceu um dia destes, em que passámos em cima da Ponte 25 de Abril) e ele pergunta:
- Mamã, estamos no céu?
- Não amor, estamos a passar em cima do rio Tejo, em cima da Ponte Vasco da Gama...
- Mas aqui em cima é o céu?
- Pois... pode-se dizer que sim...
- E vamos ver a avó'Telvina? E o avô Alfedo???
...

Ele adorou o fim de semana, pois ainda fizemos praia... mas aquela casa faz vir à tona muitas recordações dos meus avós, talvez por isso, esta noite reencontrei-os nos meus sonhos... que saudades...

sexta-feira, outubro 02, 2009

Vamos aproveitar o fim de semana prolongado...

E vamos até aos Algarves!
Com alguma sorte ainda vamos a banhos e podemos levar o Gil até à praia que ele tanto adora!
Não vamos só nós, levamos a companhia dos avós paternos e dos primos L. e P. Sempre nos ajudam a passar o tempo e a tomar conta do Gil, de forma a aliviar um pouco as birras dele, que ontem não se fizeram sentir, mas hoje de manhã, ficou num berreiro no colégio e não foi por não querer lá ficar, mas porque meteu na cabeça que queria levar um saco cheio de legos e outras peças e como o mais certo era aquilo perder-se tudo, eu não deixei, além disso, apesar de eu não ser muito picuinhas nessas coisas, sei que um dos alertas para a Gripe A é não deixar os miúdos levarem coisas para o colégio, partilhando-as em demasia (uns metem na boca e os outros também e temos uma excelente fonte de contaminação!), mas ainda assim deixei-o levar um peluche, que quando regressar vai directamente para a máquina de lavar.

A esta a nossa rotina já está devidamente instalada e os nossos dias são sempre semelhantes. Acordo sempre pelas 7h da matina, ou um pouco antes (aí se há uns anos atrás me dissessem que tinha de acordar a essa hora para ir trabalhar, tinha um "treco", pois se havia coisa que eu bem gostava, era de dormir até tarde - tipo até às 13h ou 14h - e deitar-me mais tarde ainda, desde que o Gil nasceu, tudo mudou, é mais deitar cedo e cedo erguer... as últimas vezes que fiz essa vidinha de preguicite aguda foi no principio da gravidez, onde chegava a dormir 14h!), despacho tudo, muitas vezes estender ou apanhar roupa, trato do meu pequeno-almoço e do Gil - que só come à entrada do colégio - trato da minha higiene, visto-me e dou a roupa do Gil ao pai para ele o vestir e saímos.
Se sairmos depois das 8h, já é impossível estar aqui às 9h... portanto faço tudo para que possamos sair às 8h em ponto, no entanto há dias, como o de hoje em que há confusão em todo o lado... mal passo o Túnel do Grilo, a confusão instala-se... e ali estou eu uns 15/20 minutos no pára-arranca e depois tenho a mania de ser certinha e não suportar os "chicos espertos", sendo que acerto sempre na fila mais molengona! Entretanto, em geral, o Gil acaba por adormecer neste embalo...
Mal consigo chegar à saída de Sacavém, faço uns 3000 metros a andar bem e chego à IC2 para voltar ao pára-arranca... Basta haver um acidente, um simples toque ou somente um carro avariado, que atrasa tudo!
Mas mesmo assim, consigo estar a horas no escritório, só se sair depois das 8h é que é mesmo para esquecer, na outra semana houve um dia que saí às 8h10 e só consegui estar no escritório às 9h20...
Depois o dia passa-se entre algum trabalho (agora voltou a abrandar), almoço na casa da minha sogra, mais trabalho e ir buscar o Gil, depois de sair do escritório, à casa da avó. Voltamos para o trânsito que começa logo na IC2 (ou na 2ª circular, depende do sítio por onde vou), até conseguir entrar na CRIL/IC17.

Quando comecei aqui a trabalhar, em pleno Agosto, podia sair de casa pelas 8h20, que estava aqui sempre a horas, sem trânsito, sem pára-arranca, sem confusão, sem desgaste de embriagem ou de mais combustível... o meu carro fez-me nessa altura uma média de 7 litros, agora deve estar a fazer pelo menos 8 litros... pensámos em comprar outro carro, pois este carro devia ser um pouco mais poupadinho, de forma a fazer menos quilómetros e a ter menos desgaste, é um bom carro, está a precisar de algumas coisitas, que com o desgaste já estão a chatear, mas ainda está aí para durar e durar.
Procurámos um carro a GPL... entretanto começamos a ponderar vir morar para estes lados... com os problemas todos que a nossa casa já nos trouxe e que ainda tem, actualmente com mais moradores no prédio, com o resto das casas a serem vendidas por menos 45 mil euros do que a nossa (sim, isso mesmo! nós demos mais de 135 mil pela nossa e a do lado foi vendida por 90 mil), temo que o ambiente se vá deteriorar ainda mais... e andamos seriamente a colocar essa hipótese, mas estou muito relutante... temos um T2 (transformado em T3) com uma área total de 120 m2, mais arrecadação e box para dois carros e as casas para estes lados a um preço idêntico têm geralmente entre 65 a 80m2, sem estacionamento ou arrecadação.
Há muitas casas para remodelar entre os 80 e os 100 mil, mas lá está, com áreas bem inferiores... muitas vezes situadas num 3º ou 4º andar sem elevador. Aquelas que até valiam a pena para serem remodeladas, pedem-nos valores impensáveis, tudo porque estão relativamente perto da Expo... ah! e ainda há as casas da Expo, que têm valores do tipo T0 a 200 mil euros, está bem que tem uma área média de 100m2... mas pronto... as discrepâncias são muitas...
As casas novas, que nem sequer se situam bem aqui apesar de estarem mais próximas, são poucas e as mais baratas, têm um mínimo de 180 mil euros... andamos num dilema, até porque vender a nossa casa não será nada fácil, com a conjectura económica actual e mesmo colocando ao preço que a comprámos estaremos a perder imenso dinheiro... e o pior é que nem sabemos o que iremos comprar com o orçamento que temos.
Não há por aí uma alma caridosa que me dê os 5 números e o número de 1 das estrelas do euromilhões? Contentava-me com um segundo prémio (ou um totoloto também podia ser...).

Muitas vezes me coloco a questão: "Quanto custa um sonho?" Neste momento meu sonho custa pelo menos 180 mil euros e o vosso???

Desculpem lá o testamento e a agradeço a quem teve paciência para o ler, hoje apeteceu-me dissertar...