quarta-feira, dezembro 13, 2006

Últimas Novidades

Na segunda feira tive mais uma aulita de PPP e o tema foi a banhoca do bebé, a enfermeira ensinou-nos como fazer o banhito a seco antes da queda do coto umbilical e depois o banho normal, depois da queda do umbigo.
E calhou-me a mim exemplificar como era o banho a seco, acho que me desenrasquei muito bem, mas há lá uma mamã que diz que enquanto a criancinha tiver o cordão umbilical não lhe dá banho, que aquilo lhe mete muita impressão e vai recorrer à avó para tratar da menina nessa altura... bem, foi só rir! LOL
Quando regressei das aulas passei pela casa da minha mãe e lá apanhei mais um susto... de repente tenho novamente um corrimento abundante e fiquei com as cuecas e as calças todas molhadinhas, até passou para a cadeira. Pensei "ok... calma... será que foi desta que a bolsa rebentou???" E fui à casinha, mas o corrimento parou e eu achei que indo à maternidade no dia seguinte então não haveria razões para alarme, pois iria expôr o que se tinha passado.

Mas a noite de 2ª para 3ª feira foi mesmo mal passada, as contracções lembraram-se de aparecer em força, deixando-me doida sem saber muito bem o que fazer... não sabia se havia de ir para a maternidade, se ficar em casa sossegadinha à espera que elas passassem...
E optei por aguardar que elas passassem. Não era ritmadas mas durante umas duas horas fizeram-se sentir bem, a dor era prefeitamente suportável, a angústia de ser mãe de primeira viagem e de não saber se aquilo era normal e se iria passar ou não, é que me deixou exausta e para agravar a situação de repente senti a camisola toda molhada, devido ao colostro...
O L. até se fartou de gozar comigo: "Olha, mas isso agora é por baixo e por cima?" LOL
O que vale é que ainda nos rimos. Coloquei um disco de protecção no peito e ao final de cerca de meia hora adormeci. Acordei pelas 5h e pouco e fui à casinha, quando me limpei vinha um corrimento mais espesso e quase gelatinoso, mas não lhe dei muita importância. Continuava com algumas moinhas e fui para a sala, tomei depois o pequeno almoço às 9h com o L. e fui dormitar mais um cadinho.
Levantei-me às 11h, tomei um duche e fui ter com os meus pais que me acompanharam à maternidade. Não comi nada porque o meu estomâgo estava ressentido nem percebi bem porquê... seria nervos???

Na maternidade fui em primeiro lugar fazer o CTG. Como sempre o Gil fartou-se de dar pontapés naquilo... já acusou algumas contracções (como haveria de não acusar?) mas está tudo bem.
Depois fui falar com uma enfermeira que fez as perguntas da praxe: idade, se era fumadora, se ingeria bebidas alcóolicas, habilitações (nunca percebi esta pergunta, o rapaz vai ser mais ou menos inteligente consoante as habilitações dos pais???), se tinha havido alguns problemas na gravidez, se tinha levado muito ou pouco tempo a engravidar, etc, etc.
Contei-lhe as desventuras do dia anterior e ela disse-me que o tal corrimento era o rolhão mucoso, sendo eu uma ignorante nesta área e estando à espera que fosse algo com uns pequenos raios de sangue ou acastanhado fiquei muito surpreendida por ela me ter dito que, não tendo havido problema algum na gravidez, podia muito bem ser um corrimento limpinho e clarinho, mas com semelhança mais gelatinosa e espesa.
Resumindo o rolhão mucoso já se foi (pelo menos parte!).

Depois aguardei na sala de espera pela consulta da médica umas duas horas... desesperante, não acham?
O que vale é que nos fartámos de rir com as empregadas do guichet, notava-se que ali havia bom ambiente de trabalho e gozavam com tudo! Apareceu lá um homenzinho, que era indiano e falava mal português, queria saber se podia ir à consulta que a mulher estava com muitas dores, muitas dores e estava na urgência, não imaginam a barracada que as empregadas deram... já diziam que quem ia à consulta era o marido em vez da mulher, foi só rir!
Depois ele lá apareceu com a mulher (que não parecia estar assim tão mal) quando a empregada lhe perguntou de quantas semanas ela estava, ele respondeu que estava de 9 meses, foi a risada total na sala! Mas deve ser muito complicado, estar num país numa situaçao destas e não saber falar a língua, porque ela não falava rigorosamente nada de português...
Depois fartaram-se de gozar com uma médica que tinha um ar de antipática que só visto! Fiquei a rezar a todos os santinhos para que não fosse ela que me atendesse, pois sabia que mais uma vez me iam fazer o toque e já termia só de pensar nisso!

Bem lá me chamaram e lá fui eu. Apanhei uma médica espectacular! Não sei o nome dela, apenas percebi que tinha a particularidade de andar numa cadeira de rodas, mas eu sinceramente nem reparei nisso, a minha mãe é que reparou, eu estava preocupada com outras coisas que isso passou-me completamente ao lado!
Na sala estava também uma estagiária, analisaram a folhinha cedida pelo meu médico com todas as indicações, fizeram-me algumas questões e passámos ao toque...
Não sei relaxar nessa altura, mas confesso que desta vez não me doeu tanto, talvez porque o cólo do útero já está aberto e bastante mais maduro!
Isto significa que a porta está aberta e ele só tem de a empurrar!
Disse-me também que ele está muito bem posicionado e está descido, que era um bebé com um tamanho óptimo para a minha altura e peso e que tinha todas as condições reunidas para que tudo corresse bem... não imaginam o alívio que isto me traz... sinto-me cada vez mais mentalizada que vai ser um parto menos mau.
Falei-lhe das contracções (que ontem curiosamente não me incomodaram nada) que incidiam mais à noite, ela disse que isso era prefeitamente normal, mas que só me deveria dirigir à maternidade se de facto elas não passassem e que no dia anterior tinha tomado a opção certa, aguardar que elas acalmassem, mas que haverá um dia em que isso não irá acontecer e aí sim, é altura de ir para a maternidade. E claro, mais uma vez recordámos os sinais evidentes para ir para a maternidade, além das contracções.

Disse que o meu médico devia ser muito eficiente, pois já me tinha mandado fazer tudo o que era necessário (incluindo uma citologia antes de engravidar!) e que ela não tinha mesmo mais nada para me mandar fazer ou indicar. Marcou-me nova consulta para dia 19, dia em que era para ir também ao médico, mas a verdade é que no meu médico tenho de pagar a consulta e o CTG e ali não pago nada e como é ali que tenho de me dirigir quando o Gil quiser vir-nos conhecer, é óbvio que vou ali.
Perguntei à médica se ela achava que eu ainda iria a essa segunda consulta e a resposta foi esta: “Olhe às vezes quase que aposto que não vêm à segunda consulta, no seu caso não lhe sei dizer, está tudo muito, muito bem encaminhado, mas ele pode não querer vir antes da próxima consulta, tudo depende dele…”
A ansiedade de não saber quando ele nasce deixa-me insana... mas lá me vou mentalizando que ele deve ser preguiçoso e gosta muito do quentinho da barriga da mamã, ainda mais com este frio e que só deve querer sair quando a lua mudar... lá para dia 20... já pedi ao pai Natal para antecipar a tua chegada e ouvi dizer que ele já iniciou a distribuição de presentes, será que já vens a caminho, numa rena?



P.S. Desculpem o testamento, mas a minha veia filosófica impele-me sempre para estas descrições! :P

18 comentários:

sotto le stelle disse...

Olá, está quase e achei engraçado a data, vem com o Novo Ano (se vier na data prevista, né?)que bom!
Beijinhos

Ana Santos disse...

Olá,
O Gil é que decide quando quer chegar.
Da gravidez do meu Marco o rolhão mucoso saiu dias antes, nasceu na data prevista.
Mas vais ver que quando te vierem as verdadeiras contracções, vais aperceber, pois veem cada vez mais intensas e com intervalo de tempo menor entre elas.
Beijinhos e uma boa hora para achegada do Gil,
ana e seus tesourinhos

Maria disse...

Está quase! :)))) Eu aposto que o Gil vai nascer antes do tempo, para ires passar a Consoada a casa com o teu bebé. Vai ser o melhor presente de sempre! :D

Beijocas grandes!

Ana disse...

Nasce Gil, salta para o colinho da tua mama e do teu paizinho, rapaz, ja estas ai ha quase 9 nove meses.
A tua mama quer tanto ver-te a carinha pela primeira vez, o teu quartinho esta pronto e lindo,toda a tua familia te espera com muito amor.
Va la menino, vamos embora, forca...


Ps- Hoje a conversa nao for contigo, foi aqui com o meu amigo Gil que me fez uma grande desfeita, nao quis nascer no meu dia o malandro.

Jogos disse...

Bem que aventuras.. a ansiedade deve ser imensa, mas tens que ter calma e pensar que o Gil é que decide quando quiser nascer :)

bjs

Ana Maria disse...

Oh amiga tambem eu estou a ficar ansiosa por ver o Gil.
Pois ainda bem q esta tudo bem e q se deus quiser ja esta para breve.
Eu desejo te uma hora mt pequenina amiga.
Espero q o pai natal te o traga o mais rapido possivel.

Mts beijokas :)

viviana disse...

pois é miga! tá mesmo muito pertinha a hora!
eu sei da ansiedade que falas pois eu tambem tive!
é uma loucura tudo, nunca sabemos se é desta!
jokas fofas

Gio disse...

Sabes o que é que eu acho? Sabes???? Acho que estás numa pilha de nervos o que me parece também perfeitamente normal... olha linda quando fores para a maternidade se quiseres manda sms seja a que horas for, mesmo durante a noite ou mesmo ligar se achar que te apetece estás a vontade ta bem?
Então está tudo prontinho so falta mesmo o rapaz vir cá para fora... olha e mais importante de tudo já me gravaste os cd's? ehehehehe

Amor de Mãe disse...

Posso imaginar cm te estas a sentir... a ansiedd, o "medo" do toke... Mas fico tao feliz k td esteja encaminhado e estejas a ter uma santa gravidez e o teu Gil já estar a abrir caminho para vir conhecer os papás!!!
:D
Eu continuo a achar k... lá para a semana ele esta aí!!

Jinhos

rute28 disse...

Tudo muito encaminhado , vês? Ainda bem porque assim os medos acalmam um pouco não é , não é toda gente que ouve dizer que já tem o bebe encaixado (os meus foi só na hora de nascer)portanto está tudo bem só falta que o Gil se decida mas com o frio que está ...!! E é óptimo quando apanhamos bons profissionais!!
Lisa se emtretanto a coisa se desenrolar desejo-te uma hora muito pequenina e que o Gil venha em bem e agora toca a dar noticias todos os dias !!
beijinhos!

Cláudia disse...

O Gil já não fica na tua barriga mais uma semana. Fica atenta ao que te digo. Agora quando sair a água, calminha, banhoca e ... maternidade!
Bjs e uma hora muito curtinha. Está para breve amiga! Prepara-te, o teu menino Jesus está mesmo a chegar...
BJs e mais bjs

Carla disse...

Pois é bem me parece que o Gil vem antes do tempo previsto, e lá perco eu um parceiro de data de aniversário.
O meu Pedro parece que está bem, mas só tenho consulta dia 21 e não me parece que ele queira vir antes disso. Por isso cá me ando a mentalizar para passar o natal no hospital.
Fico feliz por estar tudo bem com vocês dos dois.

Beijos

K471 disse...

Não quero te pôr nervosa, mas, mas... tá quase quase quase!
Força, calma, e lembra-te de tudo aquilo que aprendeste no PPP.
Beijinhos e tudo de bom do fundo do coração!
Sou uma pré-mamã de 35 semanas!

maria-joão disse...

É só para dizer olá, visto que sou uma visitante que gosta de ler e ver mas não fala muito.
Este bloguinho tráz-me tão doces recordações que não há palavras que possam transmitir o que me vai na alma.

Patrícia disse...

Olá,
Está mesmo quase!
Fiquei surpreendida com o que contaste sobre o rolhão mucoso, também sempre pensei que seria um corrimento avermelhado. De facto, cada gravidez é mesmo única.
Boa sorte!

Anónimo disse...

Bem, acho que as meninas antes de mim já disseram tudo e tb acho que está quase, quase, quase... E que muito brevemente vens aqui ao teu blog anunciar o nascimento do teu tão esperado e kido Gil.

Vai correr tudo bem, uma beijoca grande e uma hora muito, muito pequenina

Bomboca light disse...

E quando fui fazer a ficha da entrada para a indução do parto e perguntam a minha profissão... ne comico???
Enfim...
Opa eu realmente, espanta me como no mesmo país as coisas variam tanto... ora explica me lá que banho seco é esse????
A Íris sempre tomou o banho da mesma maneira, antes e depois do cordão umbilical ter caído.
E o cordão caíu ao 5º dia, foi super rápido:)
Jokas grandes

Anónimo disse...

ola é a primeira vez que visito este teu cantinho e nem sei bem como aki vim parar mas gostei tanto da maneira como contas as coisas que prometo que vou voltar...vou...vou.

Deixo-te um beijo e o desejo de que tudo corra bem.