domingo, abril 15, 2007

A Primeira Sopinha!

Já sabia que ia ser assim, muita chafurdice, mais por comer do que comido, alguma choraminguice e muitos guardanapos sujos!


Mas acho que correu muito bem, pois ele até gostou da sopinha, de cenoura e de abóbora, mas como já se sabe, ainda é pequenino e ainda não sabe comer, aqui ficam os registos de ontem, para a prosperidade!


Conseguiu sujar os dois babetes que lhe coloquei, o babygrow que tinha vestido e ainda o body interior, além da cadeira e dos cintos!




De vez em quando também metia as mãos na boca e lá ia eu tentar limpar aquilo com guardanapos, tenho de me fazer sócia da Renova ou qualquer outra marca de guardanapos!! LOL





Mas ele lá foi comendo a sopita, ficou metade do que tinha tirado, excluindo ainda o que veio fora, mas também não estava a contar que ele a comesse toda, queria mesmo é que ele começasse a provar outros sabores e a familiarizar-se com a colher.


Amanhã tento outra sopinha e se não comer toda desta forma, vai mesmo pelo biberon. Ontem ainda tentei o biberon, mas as tetinas que cá tinha não deixam passar o fluxo por ser mais grosso, mas já comprei umas novas. Primeiro tento que ele coma à colher, quando ele começar a choramingar, dou-lhe então pelo biberon, senão nunca mais aprende a comer! ;)


Não sei o que ele hoje tem, mas não tem estado muito bem disposto, já me fez umas três birras, daquelas que não sei mesmo o que lhe fazer. Já sabemos que birras ele faz muitas, mas as de hoje eram aflitivas... não sei se já não serão os dentes, de há uma semana para cá é tudo o que apanha é para a boca, o que é normal, mesmo sem ser por cauasa dos dentes, mas já saliva muito mais, babando-se todo e fica aliviado quando lhe dou o anel de dentição, mordeu-o durante imenso tempo...


Agora uma novidade para as mamãs de Lisboa e arredores: passo a publicidade, mas a C&A do Vasco da Gama está com imensa coisa com 50% de desconto, é quase tudo para o Inverno ou meia estação, mas dá para aproveitar muita coisa! Boas comprinhas!


Recadinhos:
Carla (da Tati), sim tirei Filosofia, na Nova, também tiraste???
Ana, eu não me pergunto exactamente como consegui viver sem ele, mas sei que já não conseguia viver neste momento! Já me aconteceu imensas vezes ir de carro sozinha e olhar para o espelho traseiro, que reflecte no meu, para ver como ele está... :P
Carla (do Pedro), a palavra que define esta sensação de ser mãe é mesmo a que dizeste: vaidosa!
May, já experimentei um sling, mas não me ajeito muito com aquilo... vou esperar que ele cresça um pouco mais para andar mais no marsúpio.

18 comentários:

Co(S)mic Gal disse...

Oh tao fofinho a papar a sopinha! De seguida tiveste de lavar a cozinha toda lol
Uma Optima Semana
Muitas Bjokax

Anónimo disse...

Ele pode fazer muitas birras, mas que é lindo e fofinho, ninguém pode negar! lá nisso ele é um campeão!! Está cada vez mais giro o puto! ;)

Cláudia Braz disse...

Ele é muito giro, Lisa.
É uma aventura tão grande, dar-lhe a primeira papinha...

Eu achei o máximo. Mas o pior vem depois. LOL

A minha pequena, agora aprendeu a soprar na colher, e a fazer brrrrr, quando tem a boca cheia de sopa ou papa. Ela fica suja, eu fico suja...

Ontem aprendeu a limpar a boca na minha camisola. LOL
Tenho um post sobre meu cantinho.

Dá muito trabalho ela comer pela colher, mas prefiro insistir, para ela se habituar bem.

Mas, apesar sa sujidade, é uma fase muito engraçada.

Os nossos bebés já estão a ficar grandes....

)0( disse...

Olá Lisa!
Que grande aventura que deve ser a primeira refeição com colher! Alguém me disse que quando começasse a dar as papinhas á Tati o tentasse com colheres mais pequeninas e sem serem de silicone (porque eles têm uma boca pequenina que está habituada a tetina e também porque eles têm tendência para morder a silicone e depois a papa escorega toda para os lados).

Beijocas para vocês

E sim, também tirei Filosofia na Nova :) (outra aventura!!)

Sofia Guerra Carvalho disse...

Eheheh!
Nós também começamos as sopinhas para a semana!
Vai ser lindo! Ainda por cima o bébinho anda numa fase em que adora fazer "brrrrrfff...". Parece que está a adivinhar para depois o fazer com a sopa.
O teu rapaz está muito giro. E crescido! Já sentado todo direitinho na cadeira!
Evita dar-lhe a sopita pelo biberon para ele não se habituar. Com paciência, eles acabam por se habituar à colher.
Também já vi as promoções no C&A mas não consegui escolher nada! Eram só velhas lá de roda agarradas à roupa, nem dava para nos chegarmos ao pé!! Pode ser q noutro dia consiga!!

bjs gds

Cláudia disse...

Acho que vêm aí uns dentinhos...
Compra Bálsamo Primeiros Dentes - não tem contra-indicações...
bjs grandes

Ana disse...

O que eu me ri!!! O Gil sentadinho na cadeira a comer sopinha, ahahah
ainda nasceu outro dia, ja esta um homenzinho, se ele for como a minha filha vai-te mandar comer tu a sopa.
Quando comecam a comer nao ha roupa que chegue, sujam tudo.
Beijocas para os dois

sotto le stelle disse...

Vou privatizar conforme já tinha dito anteriormente.
Se ainda não me envias-te o mail podes fazê-lo.
Desejo-te uma boa semana.
Jinhos fofos apertadinhos

Anónimo disse...

K grande k ele está, todo direitinho.

Tb o Dinis começou uma nova fase este fds, a 1º papinha. Só 5 colheres... no 2º dia comprei outra colher, de silicone pequenina da tigex.. comeu tudinho sem espernear, ficamos sem palavras. Hoje aumentei a dose e ate meio esperneou e chorou, nao desisti e depois ele ja comeu bem para o fim.. e adormeceu logo de seguida.

TEMOs k ter muita paciencia e persistência.
Tenta nao dares no biberon e talvez no teu colinho seja melhor, pois ainda é pequenino.

bjs

sandra e dinis

Gio disse...

Ohhhhhhhhhhh mas não se vê nenhuma com tudo chafurdado... isso é que era fixe....

Já li o teu recadinho no post anterior.... e não tenho dúvida nenhuma que seja assim como tu dizes.... deve ser lindo e gratificante... mas é depois deles cá estarem fora... enquanto não há não se sente isso, dai que estou muito bem assim ;)

teresa disse...

É normal eles na primeira sopa rejeitarem e sujarem-se. Afinal é uma forma de comer nova, com a colher, e são saberes novos. Temos de ir tentando e o mais importante não desistir. Beijos.
Teresa e Matilde.

K disse...

Só dois conselhos: segura-o no colo, como se fosses dar-lhe o biberão, colocando-lhe uma fralda de pano sobre o peito (e os braços dele) e mesmo por cima do babete; e compra colheres da Avent, são pequeninas, próprias para estas idades ;) não desesperes, daqui por uma semana ou duas ele já vai comer como um "profissional" LOL Bjs gds

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá querida! Que lindo que está o teu menino!!! Parece já um rapazito, todo direitinho na cadeira!!! Da minha (pouca) experiência, dá-me mais jeito dar-lhe de comer sem o tabuleiro da cadeira e não lhe dei sopa nem papa pelo biberon para evitar que tenha mais dificuldade em habituar-se à colher. Quanto aos dentinhos, não sei se os da Mariana estão a pensar sair em breve, mas lá que a incomodam muito, disso não tenho dúvidas. Comprei um produto homeopático chamado Chamodent que a tem aliviado um pouco. Beijoquitas e boas refeições!

Dani Páscoa disse...

Só para ajudar, o nutricionista do meu filho pediu -me para não colocar na mesma sopa: abobora, beterraba e cenoura pois havia uma alta concentração de coreteno. Vou pesquisar exatamente o que é.
Mas pelo menos ele aprovou
Abraços

)0( disse...

Lisa, tens messenger?

Mamã artesã disse...

Mas que lindo que ele está! E já come sopinha... muito bem.
Querida, se me permites um conselho: não lhe dês a sopa pelo biberon pois será muito mais difícil habituar-se à colher.
A minha cunhada, como não estava para se chatear por a menina não querer a colher, dava-lhe tudo passado pelo biberon e já ela era grandita e ainda tinha de ser assim para comer a sopa.
É preferível fazerem uma grande javardice e ficar tudo sujo do que, depois, rejeitarem a colher de todo.
Desculpa a ousadia, mas tinha de te dar este conselho.
Joquinhas
Sofia

Anónimo disse...

olá, olá!!! O teu Gil já come sopinha?
Muito bem!! O teu menino está muito giro, parabéns!!!
A Bruna já começou as papas, e no inicio borrifava tudo para fora, mas agora já come direitinho e suja-se pouco. A ideia de colocar uma fralda de pano por cima do babete é uma boa ideia, pois assim não sujam a roupa deles. menos trabalho que tens em lavar e passar a ferro. Quanto à colher, a Bruna usa uma de silicone da tigex e adaptou-se bem.
Para a semana, vou começar a dar a fruta cozida e a seguir passo para as sopas. Não achas que os nossos filhotes estão a crescer muito rápido? beijinhos
ana+bruna do www.piuzinho.blogs.sapo.pt

Barriguita disse...

como o tempo passa! o Gil até já come sopa e tudo! imagino a cozinha depois desta 1ª experiência... mas é engraçado!

beijocas