segunda-feira, maio 14, 2007

Dois dias mais calmos

Depois da birra interminável de sábado, o Gil ontem e hoje resolveu dar-nos um descanso...
Desde já agradeço os vossos comentários que li atentamente (logo que possa vou retribuir as visitinhas todas, incluindo as novas) e é claro que não esperava que me deixassem uma receita milagrosa para as birras do Gil, mas pensei que algumas de vocês tivesse passado pelo mesmo e me pudesse orientar melhor, naquilo que poderia eventualmente fazer.

Instintivamente nós vamos aprendendo alguns truques e o que aprendi entre sábado e ontem foi a coisa mais simples, mas que até agora não tinha surtido efeito e que desde sábado começou a ter algum impacto. De alguns dias para cá que eu notava que o Gil quando estava com sono começava a agarrar o que lhe viesse às mãos, como se as tivesse a amarrotar. Resolvi usar o velho truque da fralda, coloco-lhe a fralda em cima do rosto, deixando-o destapado de um lado e dando-lhe parte da fralda para as mãos. É tiro e queda!
Se até agora ele nunca tinha pegado na chucha, parece que a esta altura, na hora de dormir durante o dia, ela é indispensável, a par da fraldinha. Ontem fez duas sonecas de mais de uma hora desta forma, sem chatear e sem birras!
Fiz uma nova sopita e ele comeu tudo sem refilar, tendo ainda comido a fruta quase toda. Mas no sábado e ontem dei-lhe a papa no biberon.

Hoje o dia começou mais cedo do que o habitual, tive de ir ao Centro de Emprego e tive de o acordar pouco passava das 8h, mamou e mamava mais se eu deixasse, mas os minutos estavam a passar muito rápido e eu precisava de ir. Deixei-o na minha mãe às 9h15. Estava acordado e bem disposto, como em todas as manhãs.
Eu lá fui ao Centro de Emprego apanhar uma daquelas secas e a partir de hoje tenho de fazer apresentações quinzenais na minha Junta de Freguesia, o que vale é que é mesmo aqui ao pé da porta. Para além disso, tenho obrigatoriamente de ir ao Centro de Emprego, mostrar de 3 em 3 meses, 18 comprovativos de procura de trabalho em 3 modalidades diferentes, sendo 6 comprovativos por cada mês. As modalidades referem-se ao tipo de procura, o que é perfeitamente idiota, porque me obriga a enviar currículos e a fazer apresentações por carta, quando geralmente eu me cinjo ao envio de mails e assim tenho de dar outros tipos de procura que geralmente não costumo fazer, mas enfim...
Deram-me um dossier de arquivo para todas estas práticas, que terei de guardar durante 5 anos, mesmo que rescinda o subsídio de desemprego.

Como já tinha dito, andava a pensar o que fazer com a minha vida profissional, mas não queria fazer nada antes do baptizado do Gil, nem das nossas férias que serão na primeira quinzena de Julho. Acho que vou seguir o conselho do meu marido e fazer um negócio próprio, já temos muitas ideias, mas isto ainda está em estado embrionário, tanto que ainda nem comentamos nada com ninguém, mas estou entusiasmada com ideia. Assim, até que o negócio esteja apto, vou ter de concorrer com as minhas excelentes habilitações de filósofa, para cargos como engenheira biotecnológica, arquitecta, veterinária, etc. Porque o que nos pedem é comprovativos de envio de currículos, independentemente da nossa área de formação, nada mais! :P
Quanto ao negócio em si, para já não conto nada, mas não se preocupem que na devida altura farei publicidade.

Quando cheguei a casa da minha mãe o Gil estava a dormir, um soninho de mais de uma hora e a minha mãe toda contente porque ele não lhe tinha dado trabalho nenhum - é claro que lhe disse que o truque da fralda andava a funcionar muito bem. Quando acordou dei-lhe biberon com o meu leite, que tinha lá deixado. Esteve algum tempo acordado e depois dormiu mais um sonito de meia hora, dei-lhe então o almoço e comeu a sopa toda e a fruta.
Esteve quase sempre bem disposto durante a tarde. Ao final do dia quando cheguei a casa, coloquei-o na espreguiçadeira e ele começou a virar-se e a tentar apanhar o Patrick, que fugia dele a sete patas! LOL

Isto significa que cada vez mais, ele já se vira sozinho. Por sugestão do L., fui buscar o tapete de actividades que estava guardado e colocámo-lo lá. Foi uma festa, sem birras, sem choros, com muitos sorrisos e muitas gargalhadas, completamente encantado com a quantidade de coisas novas para ver e mexer, mas perfeito, perfeito, foi mesmo quando colocámos no Canal Panda! ;) Então não é que o puto delirou com as músicas do Noddy? E logo com esse boneco que consideramos tão idiota! :P

Agora dois apartes:
- Com a introdução da sopa ao almoço e da papa ao jantar, a minha produção de leite caiu, coisa que é normal e eu já sabia que ia ser assim. Continuo a dar-lhe peito em exclusividade de manhã e de tarde e à noite, dou-lhe antes do biberon de suplemento. Mas não consigo evitar alguma tristeza nesta redução... será por incosncientemente perceber, que ele está a tornar-se mais independente de mim?
- Como já devem ter notado pelos meus post's anteriores em relação às consultas, não estou muito satisfeita com o atendimento no Centro de Saúde, mesmo sabendo que posso lá ir sem marcação, por a minha sogra e a minha cunhada trabalharem lá, acho que o meu filho devia ter um acompanhamenmto mais assíduo e atento. Já fiz esta questão no P&B, mas parece que ninguém me soube responder, alguém conhece o pediatra Filipe Silva? É que somos sócios da Associação OS VIGILANTES e é ele o pediatra de lá. As consultas ficavam mais baratas por sermos sócios, mas gostaria de ter uma opinião acerca deste pediatra.

20 comentários:

Carla disse...

Fico feliz por teres descoberto um truque para acalmar o Gil. É giro descobrir as particularidades dos nossos meninos.
Em relação ao Centro de Emprego fiquei parva com aquilo que agora esperam dos desempregados...
Quanto ao Pediatra não conheço...

Beijos

)0( disse...

Aos poucos vamos conhecendo os gostos deles e descobrindo alguns pequenos truques que os acalmam e que acabam por fazer toda a diferença.

Espero que a ideia do novo negócio seja posta em prática rapidamente, porque essas exigências e burocracias todas do Centro de Emprego são uma chatice.

Beijos para vocês

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá! Que bom que o Gil está a melhorar! Fico à espera de novidades sobre o negócio!!! Quanto ao pediatra, vi o teu post no PB mas não conheço. Beijocas

Cláudia Braz disse...

ainda bem que o Gil deu descanso aos pais. O que vale é a perspectiva de que as birras não podem durar para sempre.
Realmente, aprendemos com os nossos filhos. Eu, desde que comecei a olhar mais para as reacções da Daniela, percebi quando ela está a ficar cansada e/ou com sono e quando tem fome. São tão características as suas atitudes nestas fases, que é fácil de perceber.
Desde aí, ela dorme muito melhor e durante mais tempo. A minha gôda, que dormia sonos de 1/2 hora, adora dorme, durante o dia, 3 sestas de 2 horas. lol

Quanto ao centro de emprego e aos empregos, realmente, é uma estupidez. Mas, na verdade, acho que davas uma boa veterinária! Já tens experiência com o Patrick Miguel... lol

Boa sorte para o teu negócio.
Espero que corra bem.
E conta, quando puderes e quiseres...

bjs

Jogos disse...

Não sei se conheces o Programa Gymboree, nós vamos experimentar uma aula grátis. Dá uma olhadela no site e vê se existe lá alguma coisa que te interesse. (www.gymboree.pt)

Cláudia disse...

Quem sabe se encontraste a solução?
A raldinha tem história na minha família, lol
Bjs

K disse...

A tua tristeza não é só emocional, o que já não seria pouco!, mas também hormonal. Dizem que o nosso corpo produz endorfinas quando amamentamos, por isso até adormecemos tão bem e depressa quando damos de mamar! Com a minha filha, tive uma depressão pós-parto que começou, apenas e tão só, assim que ela deixou de mamar... portanto, cuida-te melhor do que nunca e pensa positivo pois em breve tornas a habituar-te à ausência daqueles "analgésicos" naturais. Mas tb não entregues já os pontos, porque não tens de ficar sem leite tão cedo! Dá-lhe de mamar sempre que ele quiser, mesmo como se lhe estivesses a dar água entre as refeições, e de noite também (é o que temos feito), para manteres o teu leite por muitos meses ainda! São só vantagens... já sabes disso! Bjs

sotto le stelle disse...

ainda bem que decobriste o truqur da fralda e que ele já não faz birras.
Continuação de boa semana, jinhos

Anónimo disse...

Olá
Tb eu estou desempregada... e tb tenho k fazer o k eles kerem. Uma seca, só vou colocar os curriculos enviados por email, quem é k tem tempo para andar de porta em porta com um bébé de 5 meses em casa?!

A fralda ... é uma boa tecnica.

Bjs
sandra e dinis

teresa disse...

Ainda bem que o Gil anda mais calmo. Às vezes são pequenos truques, mas que nem sempre nos lembramos.
Desejos que realmente as coisas melhorem.
Teresa e Matilde.

Ana disse...

O Gil as vezes chora porque esta chateado, vais ver quando comecar a andar ai eh que vao comecar os problemas!!
A minha filha quando era assim da idade do teu tambem apanhou essa mania, fraldas nao queria, mas apaixonou-se pelo meu robe que era de seda, assim que o apanhava, acariciava a cara muitas vezes, passava-o pelos bracos, e por fim adormecia, mas mesmo acordada ela gostava do toque da seda.
Quando comecou a falar chamava-lhe panino.
Isso de ter um negocio eh o melhor que podes fazer, boa sorte.

Amor de Mãe disse...

o teu menino esta mm a ficar crescido!!sei k, qd o Afonso deixar a maminha vou sentir o mm k tu...

Qt ao centro de emprego, aki e diferente.temos k nos apresentar kinzenalmente, mostrar k contactamos empresas para empregos, mas nao temos k apresentar provas nem tem de ser em 3 areas diferents...

Boa sorte com o negocio proprio!

Mts jinhos aos 2

Anónimo disse...

Ainda bem que o teu Gil vos deu algum descanso, sabe bem dormir como deve ser de vez em quando.

Quanto ao pediatra que falas, eu não conheço mas o meu filho tb tem pediatra particular, pq no Centro de Saude existe só um e não chegas para as encomendas.

Beijocas

Maria Pereira + João Dinis (27 meses)

www.era1xeu.blogs.sapo.pt

Angela disse...

Amiga fico muito contente por teres encontrado solução para as birras do Gil. Agora vai ser uma maravilha, vais ver. Nós mães estamos sempre a aprender. Aqui o truque em casa, quando ele está mais rabujento é pô-lo a ver vidioclips(ele adora), está ali entretido até adormecer.

Quanto ao centro de emprego acho isso tudo uma parvoiçe, ainda bem que a mim ainda não me chatearam com essas ideias. Mandaram-me uma carta logo ao principio a falar sobre isso, mas que posteriormente iria resceber mais informações, mas até hoje ainda nada. Graças a Deus.
Abrires um negocio próprio? Acho excelente. Eu também essa ideia à muito tempo, mesmo ainda durante a gravidez, mas depois pensamos melhor é que no que toca a comercio aqui para estas bandas é fraco...o que se vai safando é mesmo os cafés. Mas eu adorava ter algo meu.Acho que fazes muito bem.

Beijinhos grandes
Ângela e Cris
http://blogs.portaljunior.com/babycris

Sofia disse...

Boa, o Gil está a ficar muito bem comportado! Isso é muito bom, teres descoberto um "truque" que ele gosta.
Bem, isso agora do subs de desemprego está mesmo a "apertar"...! Acho que fazes bem em tentar um negócio próprio. É bem diferente...sabemos que trabalhamos só para nós!
Quanto ao pediatra, não te posso ajudar...
Os meus trabalhinhos eu faço à noite, depois do Gonçalo dormir (normalmente entre as 21:30 e as 22h) e alguns ao fim-de-semana. Durante o dia é impossível (e agora ainda menos...). E também gostava muito de ser tua "fornecedora", lol.

beijocas

Angela disse...

Amiga tenho um desafio para ti no meu blog pessoal aki do blogger, se kiseres fazer claro.

Beijocas
Ângela e Cris

o segredo da lua disse...

Ola. Nao tenho o habito de comentar este blog apesar de ca vir todos os dias. Hoje estava a ver um programa no odisseia sobre bebes birrentos e lembrei-me que a mama do gil devia estar a ver porque talvez lhe desse jeito saber algumas destas tecnicas.
A "Tracy Hogg_ a encantadora de bebes", é uma grande especialista em crianças dificeis e nao ha quase bebe nenhum que ela nao consiga acalmar com o desenvolvimento de tecnicas especificas que explicam aos pais que muitas vezes sem se darem conta estao a manter ou a criar no bebe situaçoes de strss que os tornam "pequenos terrores", como por exemplo a forma como os alimentam ou como regulam os horarios do sono (o caso de hoje tambem era um bebe que quase nao dormia durante o dia e passava horas a fazer birras).
Faz uma pesquisa na net para ver o que encontras. Nao sei se o livro dela está disponivel em portugues, mas nao custa nada tentar.

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá linda,

Ontem deixei-te um comentário, mas não sei porque não apareceu.
O principal que te queria dizer é que existem uns fundos dados a novas cooperativas para a criação de novos negócios. Eu sei porque me candidatei e consegui.
Se estiveres interessada em saber mais informações manda-me um mail.

Beijinhos

Pipoquita disse...

Bolas!
Enviar comprovativos de envio de c.v´s? Que anormais! Isso significa o quê, que tens de pedir recibos nos correios? Anda uma pessoa a descontar para estes gajos! Aposto que quem recebe o rendimento mínimo não tem de fazer nada disso!!
Este país está a chegar próximo do detestável mesmo!!!
Eu ainda estou em licença de maternidade até Julho, mas a partir daí também meter os papéis para o fundo de desemprego, sim, porque não me aceitam os papéis já! Cambada de estúpidos!
Ando mesmo revoltada com esta situação toda, as pessoas são tratadas como lixo!
Mas enfim!
Quanto ao truque da fralda, por vezes também funciona com a Bia, já que quando está no berço, vai andando, andando até encontrar maneira de encostar o nariz na proteção, até faz confusão como é que ela respira!!
Beijinhos nossos!

Moura ao Luar disse...

Deve ser difícil ve-los crescer e com o tempo tornaram-se mais independentes :-) apesar de ser bom claro mas olha quando ficares mesmo muito muito triste... é porque está na hora de teres outro hehe