sábado, maio 05, 2007

Todos os dias deviam ser como o de Hoje

O Gil hoje portou-se que nem um anjinho, será que finalmente lhe começa a passar o mau feitio?

Resolvi não sair de casa, pois estou cansada de sair todos os dias, mas há dias que quase que me via obrigada a sair, para ver se ele parava de chorar. Ele hoje acordou eram 9h30, dei-lhe peito, que como sempre já me tinha ensopado o disco de amamentação e até me fez trocar de soutien.
Adormeceu logo em seguida, para acordar pelas 11h30. Dei-lhe o outro peito e quando eram 13h30 tentei dar-lhe a sopa e a fruta. Logo que começou a choramingar desisti. Coloquei-o no berço pois vi que estava novamente cheio de sono. Liguei-lhe o brinquedo da Chicco e com a música e a chucha acabou por adormecer, sem grandes dramas. Deve ter dormido uns 20/30 minutos, acordou todo sorriedente e bem disposto. Fui vê-lo, pois ele não fazia barulho nenhum e já estava a tentar mexer no brinquedo para ver as luzes.

Mudei-lhe a fralda e depois de um bocadinho fui ver se desta vez ele já comia a sopinha e a fruta.
Hoje introduzi um novo legume verde, o feijão verde. Tenho feito as sopas quase sempre com apenas 3 legumes, variando a base entre a batata, a batata doce (como a Filipa sugeriu, eu já a usava porque é um pouco mais calórica do que a normal e sempre faz o puto engordar um bocadinho mais, além de ser mais agradável ao paladar do Gil), a abóbora e a cenoura. Hoje tinha além do feijão verde, batata doce e cenoura.
Nesta segunda tentativa comeu o resto da sopa toda e ainda comeu a fruta, meia manga (pequena) e um quarto de uma banana, que não comeu tudo, porque também achei que era demais.
E nisto já eram quase 16 horas. Levei-o para a sala e coloquei-o na espreguiçadeira em cima do sofá, ali se entreteve com alguns bonecos novos que lhe mostrei. Palrou, riu e esteve sempre bem disposto. Acabou por adormecer sozinho agarrado a um bonequinho, durante cerca de 40 minutos. Já passava das 18h15 quando lhe dei peito e um biberon de 120 ml do novo leite.
Realmente este novo leite parece milagroso! Ele bolsava quantidades enormes e hoje quase não bolsou!
Desta vez é que para adormecer fez uma birrinha, mas nada comparado com aquilo que era habitual, dormiu por mais 40 minutos.
Quando eram quase 22 horas dei-lhe papinha com cerca 60 ml de leite meu, pois já era tarde e queria ainda dar-lhe uma nova refeição antes de ir dormir, por isso não fiz muito de papa, mas comeu tudo e ainda comia mais se lhe desse, pois não parava de pedir mais! Dei-lhe banho quase às 23 horas e quando era quase meia noite, mamou (pouquinho, pois adormeceu logo), mas ainda bebeu um biberon de 120 ml meio a dormir. E já está na caminha e a xonar!
Esta semana é que acho que ele vai engordar melhor. Come de tudo, já não bolsa e com as papinhas, está tudo bem encaminhado! ;) E bebé satisfeito é igual a mamã feliz!

Havia de começar a ser assim todos os dias, um menino bem comportado e quase sem choros ou birrras, nós agradecíamos, pois é tão bom jantarmos descansados com ele ali sossegadinho ao nosso lado, na espreguiçadeira a brincar com os bonequinhos e a palrar, todo bem disposto!
Hoje depois do nosso jantar até o levámos ao café. Metemo-lo num daqueles fatos impermeáveis (que parecem da neve), para que ficasse bem quentinho e aconchegado e lá fomos os três!

May, já te tinha dito no teu blog que achava que as birras do Gil não deviam ser de refluxo gástrico, pois não notava que ele sentisse dores, coisa que é evidente no choro dele, mas às tantas já nem sei, podia apenas sentir incómodo e não o traduzir num choro de dor... Embora na 4ª feira, antes de ter introduzido este novo leite, ele também já se tenha portado menos mal. Mas também pode ser que a fase das birras comece a passar toda a gente nos diz que é entre os 3 meses e os 4 meses que eles começam a ficar mais calmos, vamos ver...

E temos mais um fim de semana à porta, com um domingo muito especial a espreitar: DIA DA MÃE!
O ano passado já sabia que ia ser mãe, já foi especial, mas este ano é bem diferente, vamos lá ver se o papá reservou alguma surpresa em nome do Gil...


Para registo, por ordem, os legumes que já experimentei nas sopas do Gil e reacções:
- Abóbora - bem aceite
- Cenoura - bem aceite
- Batata Doce - bem aceite
- Batata - bem aceite
- Courgettes - bem aceite
- Alface - mais ou menos aceite, acho que não gostou muito
- Bróculos - não aceite (foi o que se sabe...)
- Nabo - não gostou
- Feijão Verde - bem aceite

Frutas (todas bem aceites):
- Pêra
- Maçã
- Papaia
- Banana
- Manga

13 comentários:

Carla disse...

Fico feliz por saber que o Gil está "melhor comportado" e ainda bem que está a comer melhor. O Pedro só vai começar as pápas para a semana e a sopa no fim do mês. A ver vamos se engorda ou se emagrace por não gostar de nada.

Beijos e Feliz Dia da Mãe.

Co(S)mic Gal disse...

AI mas ele ta a ficar um homem! O feitiozinho a melhorar e tal :P eheh
Tb...quem gosta de broculos? lol
Beijokax e Bom Fim de Semana

Anónimo disse...

Fiquei tão contente com o que contaste!

Independentemente das causas, ainda bem que ele está melhor e a comer tanta comidinha boa e a brincar e a dormir e a deixar-te respirar um bocadinho também.

E já vai ao café com os papás! Que lindo menino!

Feliz dia da mãe para ti! Deves estar muito orgulhosa do teu menino.

Beijinhos

BabyJust disse...

que lindo!!! que menino tao bonito! olha aqui continuamos com birras, já mudei o leite, mas a melhora nao foi assim tao grande!!
Um beijinho muito grande
Patrícia

Dinastia FilipiNHa disse...

Lindo menino!!! Vais ver que vai melhorando cada vez mais! Beijoquitas grandes!

Anónimo disse...

Parabéns, Gil! Assim, sim!
Feliz dia da mãe.
Beijoquinhas linda para ti e para os papás
Sandrita

)0( disse...

Queres ver que é desta que o Gil "atina"? :)

Beijo para vocês e Feliz Dia Da Mãe!!

Mamã do Diogo disse...

Feliz dia da Mãe :)
Que grande susto o Gil pregou, tadinho, ainda bem que já está melhor.
Beijokas

Patrícia disse...

Ainda bem que a alimentação corre lindamente...
Eu de facto só comecei a dar papaia/manga ao meu, quando ele fez 6 mesitos...
Mas isso depende de pediatra para pediatra.

Bjs

Cláudia disse...

Pelo que leio o Gil anda a comer bem melhor certo?
Espero que continue assim...
Desculpa a miha ausência ontem mas tenho estado doente 8febre, afonia, tosse) de qq maneira espero que tenha sido um excelente dia da mamã...
bjs grandes

Cláudia Braz disse...

Pode ser que estejam mesmo a passar as famosas birras.
Afinal, já é mais que tempo!

A ver se agora, com esta nova alimentação, ele engorda mais um pouquinho...
Sei que a mamã e o papá são elegantes, mas ele não precisa de trabalhar para manter a linha tão cedo...

bjs

sonia disse...

Olá!!!
Espero que tenha tido um feliz dia da mãe!

Estive a ver que à semelhança do Martim o Gil tb te pregou uma partida e tiveste de ir às urgências, mas o meu caso foi diferente pq ele estava com febre e teve de ser picado 4 vezes para ver se lhe tiravam sangue!
Enfim, o que importa é que eles estejam bem agora!
Beijoquinhas!!

K disse...

O nosso pediatra só "deixa" dar pêra, maçã e banana a partir dos 4 meses... mas a papaia é segura mais cedo, até, em África todos os bebés a comem... agora a manga... acho que não é nada boa, um pouco indigesta! Uma das coisas a pensar é se tem mta fibra, pois nesta fase é de evitar, enchem demasiado o organismo deles e limita-lhes as calorias - é disso que eles precisam para crescer e não de "palha" lol Bjs