sábado, junho 09, 2007

Ainda a amamentação...

Ao contrário do que escrevi ontem, não vislumbro que possa continuar a amamentá-lo por muito mais tempo, com muita pena e tristeza minha...
Hoje de manhã ele mamou assim que acordou, mas quando lhe voltei a dar o segundo peito, foi outra vez uma fita desgraçada e acabou por não mamar, pois nada o fazia meter a boca na mama. A verdade é que, sinto que tenho cada vez menos leite e o stress dos últimos dias só tem contribuido para isso mesmo.
Ele acabou por adormecer sem mamar e eu fui tirar leite com a máquina e só consegui tirar uns míseros 20 ml... parece-me que longe vão os tempos que conseguia tirar 120 ml sem grande dificuldade e acordava com os discos de amamentação ensopados.
Já ontem à noite ele parecia não querer peito, mas acabou por aceitar, vamos ver como será hoje, mas acho mesmo que o meu leite está a secar e ele sente-se frustado por ter de puxar e puxar, para vir tão pouco, sabendo que com o biberon não tem de fazer esforço nenhum.
Mas já tinha escrito à Carla num comentário no blog dela, que alguém iria pagar caro por isto e garanto que assim o será! Se até a agora o meu leite ainda chegava bem para as mamadas da manhã, da tarde e da noite, se ele começou a escassear assim de um momento para o outro, só existe um motivo e se comigo ainda premito que se possam meter, já com a saúde do meu filho, nem pensar e por isso mesmo, irei até às últimas consequências!

Tirando esta luta toda, por causa da amamentação, que me obriga a tomar consciência de que não posso insistir com Gil muito mais tempo, para que ele mame e o L. já me diz: "fizeste aquilo que muitas mães nem sequer querem fazer, por isso não te sintas culpada, se não tens leite, paciência, sempre lhe deste peito até agora, já não é mau!" - mas mesmo assim não consigo deixar de ficar triste... - as novidades não são muitas.
Fomos ao Loures Shopping e quase trouxemos a H&M inteirinha para o Gil! :P
Comprámos um conjunto de camisola de manga à cava e calções do Winnie the Pooh e mais uma t-shirt a combinar. Comprámos ainda um body exterior de manga curta, dos Estrunfes! Quando vi a colecção dos Estrunfes fiquei doida, ai quanto eu adorava aqueles desenhos animados, não resisti mesmo ao body!
Ainda comprei uma camisa e umas calças para oferecer ao meu afilhado.
Passámos pela Zara e lá encontrei umas meias brancas para o baptizado, ficando já com a vestimenta completa.
No Continente, o Gil ainda teve direito a umas sandálias do Winnie the Pooh e a dois macaquinhos de Verão, de perna e manga curta.
O Gil hoje portou-se muito bem, quase não chorou durante todo o tempo que estivemos fora, mas ele gosta mesmo é de andar ao nosso colo em vez de andar no carrinho, pois assim vê tudo. Farta-se de rir à gargalhada, sempre que nos ouve dizer palavras com "R", como por exemplo, "ruim", "rufias", "risonho", "ratito", etc.
Só agora à noite é que tem estado um pouco mais birrento, mas mesmo assim, menos do que o habitual, será que está a ficar mais crescido e ajuizado? :P
Continua a rebolar sempre que o metemos no tapete de actividades, mas tivemos de lhe ampliar o espaço, pois ele estava constantemente a sair do tapete, ficando com a cabeça no chão. Assim tem um espaço maior e ali pode rebolar-se à vontade.

Já lhe arrumei uma série de roupa, muita porque já não lhe serve e outra porque é de Inverno e já é demasiado quente para este tempo. Como resultado disso, tenho uma caixa cheia de roupa dele, à espera que uma das minhas amigas, me dê a notícia de um positivo, mas como isso não é logo que queremos, ela continua a treinar e eu a guardar coisas.

19 comentários:

Pipocas Bebé disse...

Ena, ena tantas comprinhas!
Em que dia é que é o baptizado? Tb vou ter um baptizado em Agosto e vou ser a madrinha!!!
O L. tem razão no que disse a cerca da amamentação!!!
Beijoquinhas

Ana disse...

Eu estou com o teu marido, fizeste o que pudeste nao te stresses por causa disso, olha a Xana nunca mamou sempre recusou desde o primeiro momento que lhe quiz dar mama no hospital. Tive que lhe dar biberon, e ela esta forte e saudavel, nunca teve alergias, nem maleitas de crianca, como a minha filha ha milhoes de criancas por ai, que nunca tiveram mama e sao saudaveis, O Gil ja mamou 5 meses, se o teu leite esta a secar, nao fiques nervosa com isso, ja basta os outros probelmas.
A Zara aqui eh muito diferente so ha em bairros muito "bem", e as roupas sao tao caras que chega a ser ridiculo, nunca la comprei nada para a minha filha, nao ha dinheiro que chegue!

Pipoquita disse...

Como te compreendo!
O stress não é mesmo nada bom para o leite, infelizmente, também eu tenho vindo a constatar tal facto, pois tenho andado um pouco nervosa nos últimos dias.
Mas o papá do Gil ter razão, já muito fizeste tu, amamentaste até aos 5 meses, não está nada mal!

Beijocas nossas

Carla disse...

Eu fiquei triste de acabar a amamentação, mas temos de seguir em frente. Os nervos que estás a apanhar não ajudam de facto. Eu acabei mais nervosa ainda por ver que estava a acabar e assim decidi que ia mesmo acabar. Não valia a pena insistir.

Quanto às roupinhas, sinto-me sempre tão nostálgica quando alguma coisa lhe deixa de servir. Estão a crescer... É tão bom.

Beijos

rute29 disse...

Olha eu quando vou a lisboa tambem compro o H.M inteiro basta te dizer que a nossa roupa é quase toda do H.M.
Quanto à amamentação acho que o teu marido tem a razão eu por exemplo não sei se insistiria tanto , e não vale a pena te sentires culpada , quanto aos teus vizinhos faz o que achas justo se te sentes prejudicada força , acredito piamente que o stress da mãe impeça a produção de leite!!
Mais uma vez te digo calma os bebés apanham tudo.
beijinhos!!!

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá querida! Faz o que estiver ao teu alcance mas não entres em stress! Se a amamentação não for um prazer a dois, valerá a pena andar a sofrer? Mas vais ver que ainda consegues dar a volta à situação! Quanto a arrumar roupinhas que já não servem, eu já enchi duas caixas. O que vale é que com o baptizado, encheram-nos o roupeiro! Beijocas grandes e calma linda!

Anónimo disse...

Ena também adoro os estrunfes. Tenho que passar por lá.... Quanto à amamentação não desistas. Também houve alturas em que tive vontade porque o leite parecia estar a acabar mas lá fomos aguentando e não voltei a ter problemas. Ele que até tem recuasado mamar durante o dia porque teve uma otite.
A verdade é que nessas alturars de crise nem me atrevo a tirar o excedente com a bomba para não me assustar.
O meu raul ainda só rebolou duas vezes e fartou-se de chorar após ter rebolado.

Beijitos
Maguy+Gu+Raul

Cláudia disse...

Ele está a crescer...
Olha amiga apenas amamentei uma semana e raramente... Tinha o peito MUITO inchado e MUITO dorido, nem conseguia baixar os braços...
Prefiro outro parto a outra amamentação como aquela...
Parabéns pela persistência até agora...
Bjs grandes

Graça Garcia disse...

Ai ai... também eu sinto que está a aproximar-se o fim.... ainda não, mas a quantidade já começou a diminuir :(
Temos de ser positivas e pensar que pelo menos durante a fase mais critica amamentámos. E a vida segue sempre com muito amor e alegria e isso é o mais importante.
uma beijoca

)0( disse...

Ai, que saudades dos Estrunfes! ;)

Quanto à amamentação, acho que deste o teu melhor, por isso não tens que te sentir culpada.
Beijos para vocês.

Amor de Mãe disse...

Fikei triste com este post, mas o teu marido tem toda a razao!!!
Aki o que mais se ve sao as mulheres a dar o biberao aos bebes. Recusam-se a dar peito!
Tu smp kiseste amamentar, fizeste enquanto pudeste, e fizeste-o nos primeiros meses de vida do Gil, k sao os mais fulcrais...
Linda, nao te sintas culpada. Nao foi pk kiseste, mas pk nao deu... e tenta nao te irritares mais por causa desses factores internos... nao te faz bem!

Boa, o Gil fartou-se de ganhar prendinhas!!!!!!!!!!
:D

Jinhos aos dois e optima semana

K disse...

Se não estás pronta para desistir, não desistas. Tira o leite quando ele não mamar, não importa que seja muito ou pouco, pois desde que se produza ALGUM sempre podes recuperar tudo; e espera que lhe passe a greve (posso mandar-te mais artigos sobre isso), uma vez que não costuma durar mais de uma semana! Se ainda agora estás a notar progressos no desenvolvimento físico dele, já vês o motivo da greve! E é sempre por volta dos 3 meses e dos 5 meses (se não for tb às 8 semanas, pelo que tenho lido de outras mamãs) que há estas "greves", portanto é uma questão de sobreviver-lhes. O nosso Gil nunca mais fez greve, depois daquela fase horrível aos 5 meses tb. Agora tá mesmo viciado e agarrado! Mesmo sabendo o que sei (lol) já tenho pensado se não terei feito mal em não ter aproveitado a última greve para desmamá-lo (não quero!!!!) e assim deixar de acordar toda a santa noite para lhe dar de mamar... mas depois penso que perderia e... nã... deixa-o estar, assim é bom para ambos (ou a minha balança avariou ou já vou em 13 kg perdidos em relação ao peso pré-gravidez!)... Bjs

Anónimo disse...

OLá

Não fiques triste ... é melhor assim, deste o teu melhor e é isso k te tens de lembrar.

Tb eu deixei de amamentar há 2 semanas, pk o leite decresceu e as minhas noites eram horriveis, era viciado na mama, psaava a mamar (xuxar) a kase td a hora.

Ainda sinto uma nostalgia..tb o meu marido me disse o mesmo k o teu.. e eles têm razão.

Tb comprei o body dos strufes :).

Beijinhos
Sandra e dinis ( 6 mesitos)

Moura ao Luar disse...

Aiii eu adoro bebés, torço para que as tuas amigas que andem a tentar consigam rápido

Anónimo disse...

Olá Lisa,
Acho que o teu L. tem toda a razão, já conseguiste o que muitas mamãs não conseguiram.
Eu só dei maminha ao Afonso durante 3 dias (os que estive internada), depois estive com um febrão e tive que secar o leite para pena minha...
Anima-te!
Vou ver se descubro o tal body dos estrunfes para o Afonso, também os adorava!
Beijos para ti e para o Gil,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

P.S. Fico contente por saber que o Gil está óptimo!

Sofia Guerra Carvalho disse...

Oh, linda, não te deves martirizar!! Os outros não merecem o nosso stress! E quem paga somos sempre nós que nos desgastamos mais do que devíamos a pensar em quem não presta!
De qualquer forma, se ficas tão triste com a redução da amamentação porque é que não contactas novamente o sos amamentação? Elas não ajudam só mães em início de amamentação...
Eu também me perco na H&M a comprar roupa para o bébinho...! E já tenho carradas de roupa guardada. Espero que daqui a uns 3 anitos sirva para um mano/mana pois não tenho amigas "em treinos" pelo menos para já.

beijinhos

Unknown disse...

tens de er calma miga sei bem que sentes pois eu ja o senti tambem
é frustante a gente sentir que aquele " momento" nosso do amamentar se vai...
mas tem de ser miga tens de para de stressar!!!! jokas fofas e uma boa semana

Rita disse...

oi linda!!
concordo plenamente com o L. eu infelizmente nao pude amamentar.. o leite não subiu... mas tu já fizeste muito mais do que muitas maes fazem... nao te sintas culpada..
tantas comprinhas... muito bem!! eheh!!!
gosto imenso das tuas visitas ao nosso cantinho.. todos os dias venho aqui ao teu ver como está o lindão do Gil..
beijocas.. fiquem bem!!

neusa disse...

Es uma grande mulher fizestes tudo o que podias e todas deveriao seguir o teu exemplo por isso nao te podes culpar amiga.
Beijokas e tudo de bom para voces e muitas felicidades para o batizado:)