sexta-feira, junho 27, 2008

18 MESES

Não sei... realmente não sei como o tempo passou tão rápido!
Mas a verdade é que o Gil faz hoje 18 meses, isto é, ano e meio! E eu pergunto-me como é que o tempo passou tão rápido e já tenho um menino tão grande? Sim porque ele parece que há muito deixou de ser bebé... a sua aparência e a forma como se comporta, já é há muito de um menino e não de um bebé.

Um dia deste recordava com uma amiga, que o Gil em bebé se arranhava muito e a sua pele tinha uma capacidade de regeneração que me deixava estupefacta, podia fazer um arranhão de manhã, que quando chegava à noite já estava sarado. A sua pele hoje já não tem essa capacidade regenerativa tão imediata, pois os arranhões e as nódoas negras que faz nas pernas (especialmente quando está com sono, anda sempre a cair e a tropeçar!), já que ele não pára e não se livra de umas quantas nódoas negras, pelo que há determinadas coisas que levam quase uma semana a sarar. Mas eu não perdi a capacidade de ficar estupefacta com as evoluções do Gil.

Muitas vezes me lembro do que estudei sobre o desenvolvimento da linguagem, mas isso não evita de todo, o quanto me surpreende ver o meu filho, a aprender todos os dias palavras novas e a conseguir desde logo compreender os conceitos de cada palavra.
E todos os dias há gracinhas novas e eu bem sei que tenho ali um pequeno terrorista! Acreditem que o meu filhote é mesmo daqueles miúdos pestinhas, às vezes penso que se ele quando for um pouco maior continuar assim, a quantidade de vezes que vou ser chamada à escola... para terem uma ideia, ele só se ri do mal!
Um dia destes íamos de carro e um indíviduo atravessou-se à nossa frente sem respeitar a nossa prioridade, tive de fazer uma travagem mais brusca e comecei logo a refilar, enquanto isso, o Gil na sua cadeirinha, ria-se que nem um perdido!
Já esta semana em casa dos meus pais, estávamos a jantar e o L. virou, sem querer, uma garrafa em cima da mesa. O Gil desatou logo a rir e ainda rematou com:
- Papá, partiu!

Tirando este tipo de coisas, gosta de bater na prima, anda sempre atrás do Patrick com qualquer coisa na mão para lhe bater e vai dizendo: "Tau-tau!", adora atirar coisas pela janela fora, se deixo alguma aberta, sempre que apanha a sua garrafa ou copo de água, a diversão ideal, é espalhá-la pela casa toda e ainda pisá-la ou pior, lambe-la! Enfim... estão a ver os filmes do pestinha? Tenho um desses lá em casa! LOL

O bom disto é que há diversão garantida, sem qualquer dia monótono, e muitas vezes temos de nos fechar num quarto e desatar a rir, para não rir à frente dele!

Mas, voltando a repetir-me, em termos de linguagem, acho que o Gil está mesmo muito desenvolvido, acho que este miúdo já diz quase tudo, nunca tá calado! É claro que há imensa coisa que não entendo, porque como digo ele nunca tá calado, mas ele já é capaz de fazer frases e dar respostas às nossas perguntas.
- Carro... - diz ele.
- É o carro de quem? - pergunto-lho eu.
- Da mamã!

- Gil, onde está a menina?
- Me-ni-na, não tá!

Entra dentro do carro e diz:
- Praia!
- Praia, queres ir à praia?
- Sim!
- Agora não podemos ir à praia...
- Ohhhhh e a praia?
- Vamos depois, tá bem? Agora vamos ver o Patrick!
- O Patique? Não tá...

Olha para o meu colar, que tem um berloque na ponta e diz:
- Botão!
- Não amor, não é um botão, é o colar da mamã!
- Cuar... botão da mamã!

E podia continuar com estes pequenos diálogos que fazem as delícias do meu dia. Outra coisa que também me delicia é depois de lhe dar banho e de lhe colocar a fralda, ele já sabe que é o papá que o vai vestir, então agarra-se a mim, para tentar fugir dele e fica ali agarradinho a mim imenso tempo, até eu conseguir que ele me largue para o pai o vestir!

A verdade é que estes 18 meses foram cheios de muita alegria, algumas dúvidas, muito cansaço, muita diversão, muita aprendizagem, algumas preocupações, mas o que importa mesmo é que foram cheios! Um filho enche-nos e preenche-nos, não fazia ideia que ser mãe era sentirmo-nos felizes por vermos os nossos pequenos a brincar na areia da praia, a dar pulos de alegria quando vêem algum familiar chegado, a fazer uma birra sem fundamento, mas que nos faz rir, a saltar de contentamento quando vêem um qualquer animal... afinal ser mãe, é algo indizível, mas muito sentido!

Bem, desculpem o testamento, que já vai longo e não digo nem metade do que quero! LOL
Hoje é dia de vacinas (oh! malditas vacinas! mas tem de ser...) e de consulta dos 18 meses, depois logo conto como foi.

Beijokas e bom fim de semana!

17 comentários:

sotto le stelle disse...

A crescer este menino lindo!
Parabénssssssssssssss!!!!

Amiga desculpa a minha ausencia mas tinha perdido o teu link na mudança de layout

Beijinhos cheios de carinho com o desejo de um bom fim de semana

sandra.am.silva disse...

Parabéns Gil!
Já são 18 mesinhos e como a tua mamã diz, o tempo tem passado depressa demais!
E tu estás a crescer tão bem!!!!
Parabéns Bebé lindo!
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Ana Santos disse...

Que engraçado o Gil, faz coisas como meu Júlio, como o atirar as coisas pela janela.
Por isso estou a ver bem o pestinha que tens, pois também tenho lá um em casa.
Está muito desenvolvido na linguagem. O meu Júlio cada vez faz frases mais grandes.
Dá gosto ver eles a crescerem e a desenvolveram-se que até ficamos admiradas da rapidez do desenvolvimento. Como é que um ser tanto pequenino e tanto desenvolvido!
Beijinhos
ana e seus tesourinhos

1gota disse...

Parabéns por estes 18 meses tão cheios de alegria!

:*

joana disse...

Parebéns pelos 18 meses do Gil! O tempo passa mesmo a voar!

Beijinhos e bom fim-de-semana

Abraçar disse...

O Gil está fantástico e muito esperto! Ainda me lembro tão bem de quando ele nasceu e já tem 18 meses!

Parabéns!!!

Beijos

Mama Babada disse...

O Gil tá mto lindo!
Não tarda tá 1 homenzito.
O tempo voa né?
Parabéns pelos 18m.
beijokas
Nídia e Eva

Dinastia FilipiNHa disse...

Muitos parabéns!!!

Realmente, que grande tagarela!!!! Esses diálogos devem ser delirantes!!!!

Tens toda a razão, não é possível definir o que é ser mãe, mas não existe amor maior!

Um beijinho grande!

)0( disse...

Muitos Parabéns Gil!
Beijocas

Ana Teixeira disse...

parabéns atrasados.em relação a pestinhas,acho que também tenho aqui um.beijos
Ana e kiko

Amor de Mãe disse...

O miga, os meus parabens atrasados a esse Denis!!!!
Esta mesmo maroto e esperto!!! E verdade, o tempo voa mesmo... o meu tem quase 15 meses e ja tenho saudds dele pequenino, mas, ao mm tempo, fiko tao feliz por estar tao crescido e a descobrir coisas novas tds os dias!!!
K os vossos dias sejam smp assim!!!
:D

Jinhos de tds

Anónimo disse...

Fico contente por ele estar a crescer muito bem.
É tão bom acompanharmos o crescimento dos nossos filhotes.
Parabens.
Bjinhos.Pedro

Ana disse...

Você esta coberta de razão quando diz que um filho nos preenche. Eu sou outra pessoa desde que o Lukinha nasceu. Ele simplemente me completa e sem querer poetizar, mas já poetizando "antes dele eu era apenas metade de mim"
Bj

Gio disse...

O tempo não para amiga... parece que ainda foi ha meia duzia de meses que me falavas que estavas a pensar em engravidar e o pestinha já tem 18 meses...

Um dia ainda havemos de nos encontrar com tempo não???? Eheheheheh

Beijos de nós para vós.

Pipocas Bebé disse...

E daqui a nada 19 mesinhos!
Fartei-me de rir com as risadas do teu Giiii. Deve estar tão giro!
Beijoquinhas fofinhas para o Gi e para a mamã.

Maria Lavrador disse...

Parabéns pelos 18 meses de vida do teu menino. Está pois a crescer e a ficar um homemzinho.

Mil beijocas amigas

PS - Sabes que estou a concorrer a um concurso na net, com o meu blog? Basta ires ao site www.superbock.pt e votar no meu blog. E se o site estiver em baixo ou lento, tenta mais tarde, pois deve haver muita malta a votar. Obrigada :)

Amor de Mãe disse...

Vim deixar um beijinho aos 2