sexta-feira, julho 25, 2008

E depois de algum tempo... regresso com notícias!

Tenho andado ausente, eu sei... mas realmente o tempo não me chega para tudo e há coisas que inevitavelmente vão ficando para trás.
Neste momento já tenho um novo PC em casa, mas com internet de banda larga portátil da TMN, o que é uma treta, com limites rídiculos e que de facto limitam imenso a sua utilização... No entanto, o tempo que tenho para estar no portátil é muito pouco, pois como sabem, uma mãe que trabalha, mal tem tempo para organizar as coisas em casa, quanto mais para outras coisas...
A minha prioridade é sempre o Gil, como é óbvio, que continua um pestinha e solicita cada vez mais a nossa atenção. Continua sem se entreter com muita coisa, prefere fazer disparates do tipo, abrir a máquina de lavar roupa e meter coisas lá dentro.
Um dia destes coloquei roupa dele a lavar e qual não é o meu espanto, quando a vou tirar para colocar a secar, vejo sair de lá uma bola de futebol... Bem, podia ser outra coisa que ficasse danificada, pelo menos a bola ficou bem limpinha! LOL
Tenho de começar a verificar o que lá está, antes de pôr a roupa a lavar!

O seu desenvolvimento verbal continua a ser acima das minhas expectativas.
- Gil! - chamei-o eu no outro dia, pois eu estava no quarto e quase de certeza que ele andava a fazer disparates na cozinha.
- Já vou! - respondeu-me ele.
- Já vou???? - digo eu assim meio incrédula com esta resposta... Mas onde vai este pirralho buscar estas respostas???

Quando está no carro e dá conta que ele pára, já não se limita a dizer: "Qué sair", diz antes: "Mãe - com uma voz melosa como só ele sabe fazer - qué sair!"

Um dia destes depois do banho, quando o estava a limpar, vira-se para mim e diz-me:
-Qué calçar!
- Queres-te calçar para quê? - pergunto-lhe eu.
- Pa'ir à páia!
- Ir à praia a esta hora? Tás doido!

Depois há imensas coisas de que ele já tem noção. Por exemplo se tiver a cozinhar algo no forno, ele já não se aproxima, porque sabe que está demasiado quente e é perigoso, começa logo a dizer "Tá quenta".
Quando lhe pergunto como se chama diz "Sou o Gia" ou "Sou o Gile" e outras vezes diz correctamente o nome dele.
Também já me começa a fazer-me queixinhas: "Mamã, Gaziela bateu!", "Tirou apato" (Tirou-me o sapato).
Mas a minha "deixa favorita é quando eu lhe pergunto:
- O Gil é o bebé de quem?
- Da Mamã!

Este mês as coisas andam mais complicadas... eu continuo a trabalhar (e apesar de o contrato só ir até 31 de Outubro, o meu patrão, que criou uma nova empresa na mesma área, convidou-me para ficar lá a dar apoio admnistrativo e como fica aqui também perto de casa, apesar do ordenado continuar a ser o mesmo e inferior às minhas expectativas, eu disse logo que sim!), o L. também continua a trabalhar até às tantas, todos os dias, mas a ama do Gil tem estado de férias desde o inicio do mês e vai continuar até dia 2 de Setembro, assim o Gil já esteve a primeira semana com a avó paterna. Esta semana tem estado com uma das tias e nas próximas semanas irá para a minha mãe.

Entretanto, eu completei mais um ano de vida, a C. continua deliciada com o D., a C. também já teve o seu menino e a A. também teve mais uma menina e a minha prima teve o seu casamento de sonho. De cada vez que olho à minha volta vejo o mundo a avançar... aquele grupinho com que eu me divertia e com quem eu fazia grandes noitadas, hoje atravessa uma fase mais madura, quase toda a gente está casada e com filhos... e eu estou precisamente incluida nesse rol!

E quanto mais tempo passo com outras pessoas que também têm filhos, melhor vejo que tenho um menino que é um verdadeiro pestinha. Olho para as outras crianças e apercebo-me que conseguem ficar paradas e/ou calmas durante um determinado tempo (não abusando, claro), mas vejo que o Gil não é assim... é um miúdo que não pára, simplesmente não pára, só mesmo à noite para dormir! De facto das noites não posso reclamar, mas quando dorme aquilo que lhe é devido, acorda e já não há ninguém que o meta novamente a dormir!
Agora durante o dia, ninguém o pára... bem, continua a dormir a sesta, mas enquanto está de pestana aberta, faz "n" disparates, passa a vida a correr, pois porque andar não é com ele, gosta mesmo é de correr, e mexe nisto e mexe naquilo e andamos o dia todo atrás dele. Chegamos ao final do dia de rastos. E efectivamente quando o confronto com outras crianças, noto que elas não têm 1/3 da actividade do Gil, e o que podemos nós fazer????
Não acho que ele seja hiperactivo, até porque já li algumas coisas sobre isso e ele ainda não está numa idade em que isso se possa aplicar, mas é de facto uma criança cansativa e se dantes eu me queixava e muita gente me dizia que isso era normal, actualmente depois de passar mais tempo com amigas que têm bebés e/ou crianças mais ou menos da idade dele, vejo que de facto não há muitos miúdos como ele. Os bebés das amigas que mencionei parágrafos atrás, são todos "come e dorme" como eu costumo dizer. O Gil nunca foi assim, basta verem os primeiros post's depois do seu nascimento...
Com o Gil em casa não consigo arrumar nada, tenho de andar sempre atrás dele e o resultado é invariavelmente uma pilha de roupa para passar a ferro, e muitas outras coisas para arrumar, porque a hora de almoço dá-me para fazer muito pouca coisa e ao final do dia estou tão cansada que não me apetece arrumar nada... Alguém tem um bebé/criança assim?

Ah! E em relação à consulta dos 18 meses, ele está óptimo, finalmente saiu do percentil abaixo dos 5, em termos de peso, está entre o 5 e o 10, apesar de já não me lembrar de quando é que ele pesava, mas era pouco mais de 10 quilos, no comprimento continua no percentil 10, também não me lembro com quantos centímetros! LOL Mas o que importa é que estava tudo bem! Lembro-me que achei imensa piada quando a enfermeira me perguntou se ele já dizia mais de 6 palavras, ainda lhe perguntei quantas 6 é que ela queria!

Vou ver se me actualizo nos vossos blogs...


10 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá!!!

Estava a ver que não!!! Que saudades!!!!

Perguntas se alguém tem uma criança assim? Eu tenho aqui uma que é tal e qual!!! Também cheguei a pesquisar sobre hiperactividade porque não conheço nenhuma criança com tanto speed como a minha! Nós chegamos ao fim do dia de rastos, mas ela, continua fresquinha que nem uma alface! Toda a gente me diz que é normal, que ela é pequenina, blá blá.... Até ao momento em que passam mais do que breves instantes com ela. Ela não é propriamente um diabrete mal comportado, a bem até a conseguimos "levar" com alguma facilidade, mas tem mais energia sozinha do que a família toda junta! Coisas dentro da máquina da roupa também são uma constante cá em casa. Pedidos a terminar com voz melosa e "tá bem mamã?", também... Enfim, compreendo-te muito bem!!! Dão-nos uma felicidade imensa mas também nos cansam até à exaustão!

Espero que consigas arranjar tempo para vir dar notícias mais vezes!!!

Beijocas grandes!

Mamã do Diogo disse...

Há quanto tempo, eheh, mas u compreendo-te muito bem, também já tive mais tempo p o blog, agora tou mais numa de diogo lolol, já dá muitooooo trabalho,eheh.
O Gil tá lindo, tem uma carinha super mimosa.
Parabens À mamã por mais um aninho de vida.
Beijocas grandes para voces.

Carla disse...

Que bom notícias frescas. O Pedro é também uma criança cheia de energia, mas não sei se é mais ou menos que os outros. Sei que é uma criança dada a poucas birras. Lá faz a sua, mas a seguir cala-se e brinca com outra coisa. É tão bom vê-los crescer.O Pedro também diz que é o "bebé à mãe", quando eu lhe pergunto quem é ele.
Que bom que continuas a ter trabalho.

Beijos

Anónimo disse...

O meu também não pára quieto, mas desconfio que o Gil é mesmo muito mexido.

Beijos grandes

Mama Babada disse...

Ola!
ja tinha saudades vossas.
Fiko feliz por vos encontrar bem e por saber k o Gil está 1 homenzito.
Avida corre e eles crescem, n tarde estão casados, lol
Beijokas
Nídia e Eva

Mama Babada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pipocas Bebé disse...

Hehehe! Fartei-me de rir com a "cena" da bola na máquina de lavar.
Muitas beijoquinhas fofinhas.

Ana Teixeira disse...

Aqui em casa também existe assim um bébé.eu não consigo fazer nada mesmo nada com ele em casa.Está sempre em movimento.Antes os nossos filhos serem mexidos do que parados.beijos Ana e kiko

sandra.am.silva disse...

Olá Lisa!
Cá em casa tenho um Índio assim... aliás essas traquinisses de que falas poderiam perfeitamente ser escritas por mim.
Lá em casa, não há armário ou gavetas que o Afonso não abra, não há cadeiras ou mesas que ele não suba, não há electrodoméstico algum que escape à curiosidade dele, temos sempre birras enormes para dormir, e birras mais pequenas sempre que quer uma coisa e é contrariado...
Muitas vezes também não temos pedalada para aquela energia toda... e por outro lado e paralelamente a este lado de Índio, é super carinhoso.
A mim dizem-me que são fases, que como chegam tambám vão...
A ver vamos!
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Amor de Mãe disse...

eheh, k pestinha, mesmo!!!
mas e bom sinal!! cm o meu avô diz, qd els n param de fazer asneiras e sinal k sao saudaveis e activos!!

jinhos aos dois