sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Acho que temos de ir à bruxa...

Se começasse a enumerar as coisas más que me têm acontecido desde há dois meses, iria com certeza perder-me, no meio de tantas...


Ontem quando fui buscar o Gil à ama, estava lá uma informação para assinarmos a dizer como o Gil completa 3 anos até ao final do ano, já não tem direito a continuar ali, temos de o inscrever no pré-escolar!
Até fiquei parva, pois estava convencida que como ele completa os 3 anos só a 27 de Dezembro, tinha vaga garantida por mais um ano lectivo, mas não, porque para continuar no infantário teria de fazer os 3 anos só no ano seguinte, assim como ainda faz durante este ano é automaticamente corrido para o pré-escolar, mas quando for para ir para o ensino básico tem de completar os 6 anos até 15 de Setembro, porque não tem vaga assegurada, mesmo que complete os 6 anos até 31 de Dezembro, mas que merda de justiça é esta????

O melhor desta história toda é que as inscrições para o pré-escolar estão abertas desde Janeiro e só agora é que avisam, além disso temos de levar o comprovativo das inscrições até dia 20 de Fevereiro, o que me vai fazer faltar ao trabalho...

Alguém me pode indicar infantários que sejam ou tenham acordo de IPPS's nas zonas de Amadora, Odivelas, Caneças e/ou Casal de Cambra? É que é de todo impossível ir pagar 300 euros por um colégio...

Desculpem a ausência nos vossos cantinhos mas tenho andado tão triste e tão revoltada com tudo, que não me apetece fazer nada... e hoje até o Blogger compactua com a má sorte, pois já tinha escrito isto tudo e ele resolveu dar erro! :(

12 comentários:

Sandra disse...

O Lisa, como sei o que sentes à cerca deste assunto. É memso injusto esta situação!

Este mês tb vou inscrever o Dinis em algumas prés, mas tenho a certeza que não é aceite!...

Hoje é sexta feira e tens o fds para desanuviares.

Bjs

sandra.am.silva disse...

Olá Lisa!
É uma injustiça mesmo!
Mas na altura de ir para a escola, podes tentar mais que uma escola, numa delas vais ver que vão aceitar o Gil. É o que eu vou fazer por aqui.
Olha, o Afonso também só pode ficar na Ama até o mês de Dezembro de 2009 (quando faz os 3 anos). Até aí está assegurado pela SS. De Janeiro até Julho/Agosto a Ama pediu para eu o deixar lá por "fora" da SS... vou pagar o dobro +/- do que pagaria pela SS, mas bastante menos do que pagaria num infantário ou colégio.
A tua Ama, não tem miúdos por "fora"?
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

K disse...

O que me disseram sempre é que as escolas básicas têm de assegurar entrada das crianças que completam os 6 anos até 15 de Setembro e que, depois disso, havendo vaga, aceitam todas as que façam os 6 anos até 31 de Dezembro... tanto que a Ana faz a 6 de Outubro e entrou com 5 anos... e o Gil, espero, passará pelo mesmo. Também não sei se poderá continuar na creche até fazer os 3 anos (24 de Novembro) e se o mudo a meio do período ou se tenho de inscrevê-lo desde logo no infantário (parece que sim, embora ele seja muito mais pequenino do que os outros meninos da sala dele, todos a fazerem agora 3 anos quando ele só agora fez 2...). Existe uma base de dados dos estabelecimentos de ensino, vou procurar e mando-te por email. Bjs

sotto le stelle disse...

Realmente!

Bom FDS!

Beijinhos com carinho

kel disse...

Olá! gosto de vos ler e hoje resolvi postar, espero que não te importes.
A minha filhota está num infantário que é ipss, mas não é em Odivelas é na zona de Loures. De qualquer forma se quiseres os contactos terei todo o prazer em te os dar. Para isso podes deixar uma msg no meu blog e posso mandar-te um email com a informação. - www.mundodefantasya.blogspot.com
beijinhos e bom fim de semana
Raquel

Unknown disse...

Miga,eu sei o k é isso pois o gonkas tb só faz anos em dezembro e eu este ano tenho que matriculá-lo como "condicionante",i.é.,se n fizerem turma pra primária kem ainda n atingiu os 6 anos terá k fikar mais 1 ano no j.infancia.
É realmente uma injustiça para kom as crianças.

Bom fim de semana!
Jokitas

yolanda disse...

Ola Mama, espero que não te importes de te ter adicionado.
Ando mesmo desatualizada, entao a minha princesa tambem ta na mesma situação, ela faz 3 anos 1 de outubro, entao talvez tambem nao entre para a primaria no ano que faz os 6.
E em relação a pré, tambem ando a procura na zona da amadora, embora a minha filha esteja numa ama e pode la ficar dpois dos 3 anos.
Muitos beijinhos, e vem nos visitar

mãe aventura disse...

E é nestas condições que querem que se aumente a natalidade, sem palavras...
beijinhos e boa sorte na busca

sonia disse...

o meu caso é ao contrário, apesar do Martim não tá na creche, eu queri que ele fosse para o pré escolar este ano lectivo que vai começar, mas nem sequer o posso inscrever pq ele tinha de completar 3 anos até 31 de Dezembro e ele faz a 10 de Janeiro, se morasses aqui pertinho podia dizer-te onde poderias inscrevê-lo mas na tua zona não sei não!!

beijoquinhas

joana disse...

Eu não fazia ideia dessa história de fazer 6 anos até 6 de Setembro, agora deixaste-me preocupada...

bjs

Ana Santos disse...

Cá nos Açores é um pouco diferente.
As matriculas da pré só se fazem em Junho até o dia 15. Entram crianças com 2 anos e meio desde que haja vaga e já não use fralda.
Os meus 2 filhos vão entrar para o 1º ano com 6 anos, porque fazem os 6 anos até 15 de Setembro.
A creche que frequentarem era uma IPPS, logo só podiam frequentar até fazerem os 3 anos, logo em Setembro tiveram que deixar de frequentar, porque nas creches as matriculas são em Setembro.
Beijinhos,
ana e seus tesourinhos
Ps- Estando a frequentar a pré-primária temos que ter alguém que fique com as crianças em tempo de férias, formação de educadores e reuniões sindicais. Ao menos não pagamos nada.

Ana e Vasquinho disse...

Como eu te entendo... :(
Estou a passar pelo mesmo.

Também a creche do Vasco, uma IPSS, é apenas até aos 3 anos, o que faz com que este seja o último ano dele lá.

Como faz anos em Outubro, está na mesma situação do Gil.

Gostava que ele entrásse no JI agregado à EB1 onde eu andei, porque estando ele no JI tem acesso directo à EB1.

Também não acredito que ele entre este ano, pois a prioridade deles é primeiro os de 5 anos, depois 4 anos e só depois os de 3.
Se não entrar este ano, tenho esperança que ele consiga entrar para o ano em 2010 ou mesmo em 2011, o que de facto já não era nada mau.

Entretanto vou inscrevê-lo em 3 JI todos com escolas primárias agregadas, vou inscrevê-lo num Centro Social e Paroquial e num infantário de uma igreja.

Eu moro na zona da Amadora, mas prefiro que o Vasco esteja no infantário na zona dos meus Pais, é maos práctico.

Acho que fazes bem denunciar estas coisas, há muito boa gente que nem sabe disso.
É mesmo muito injusto.
Tenho um post sobre isto em draft, também o vou colocar talvez esta semana, não leves a mal, não 'te copiei', mas é um assunto que também me preocupa.

Um beijo grande e desculpa pelo 'testamento'.