segunda-feira, janeiro 29, 2007

Consulta de um mês...

As notícias não são as melhores e estou de facto triste... O Gil mama durante o dia de 2 em 2 horas e à noite se dormir, claro, porque há dias que insiste em não dormir, mama de 3 em 3 ou no máximo faz 4 horas de descanso e a verdade é que ele não tem engordado, até perdeu 40 gramas, desde a última pesagem.
Mas o que mais me chateia é que para além de eu ter ficado enervada e chateada com isto tudo, toda a gente acha que tem direito a uma opinião e acabam por me enervar mais! Percebi desde logo, tal como depois a pediatra me indicou que tenho de lhe dar suplemento, mas ao contrário do que muita gente pensa não é substituir o meu leite é apenas dar-lhe um acréscimo. A sério que me irritam com aquela história de que o meu leito é fraco e tenho de lhe dar outro leite, como se de facto não tivesse percebido que teria mesmo de ser e como se não fosse acatar as ordens da médica... Fico triste com isto mas não sou nenhuma desmiolada que não veja que de facto o meu leite não está a ser suficiente para que ele aumente de peso!

À parte disto, está tudo bem com ele, o perímetro cefálico é agora de 37,2 cm e o comprimento de 51 cm, eu acho que dá mais pois noto nas roupas que já lhe estão a ficar curtas, mas foi o que ficou registado.

Já comecei o suplemento, mas ele não bebe a quantidade toda recomendada (2 medidas) depois de uma mamada, além disso a sensação que tenho é que acaba por bolsar tudo...
Enfim, hoje vou-me resignar a isto e vou dar atenção ao meu menino que está a querer palrar comigo!

14 comentários:

sonia disse...

Olá amiga!!!

Imagino o que estás a sentir e o que sentes qdo as pessoas comentam como se nós fossemos muito burras e não sabemos o que é melhor para os nossos bebés!

Quando foi da pipoquinha madalena ela chorava muito entre as mamadas e os tios do meu marido tavam sp a dizer " ah, isso é a menina que tem fome, o teu leite não deve prestar para ela!" mas o mais interessante era que ela engordava entre 200g a 300g por semana!

Ao principio aquilo afectava-me muito, mas dp comecei a fazer ouvidos de mercador e é o melhor que tu podes fazer, tu és a mamã dele tu sabes muito bem o que é melhor para ele!

Beijoquinhas grandes e força n te deixes ir abaixo com essas pessoas

Anónimo disse...

Bem lindinha, eu nem sei que te diga. A Íris sempre bebeu suplemento, mesmo no hospital, e quando viemos para casa também bolsava de vez em quando, por isso o pediatra dela substitui lhe o leite, mudou para o nutriben natal ar. E na altura ela também ainda mamava. Secalhar e não leves a mal estar te a dizer isso, devias falar ao medico que ele bolsa porque pode ser necesário mudar o leitinho.
Quanto ao comprimento, eu penso que nem sempre veem bem porque uma vez ela foi ao centro de saúde e quando a mediram, deu menos que dias antes no pediatra e eu disse para a enfermeira que ela ha dias atraz media mais, como podia agora medir menos e ela foi ver outra vez e realmente tinha visto mal.
E não leves a mal os conselhos que te dão, porque com toda a certeza ninguém te acha uma desmiolada, é só para te ajudarem.
Beijos grandes

Anónimo disse...

Oh miga..que pena:(
Fico triste por ti mas deixa la... pode ser que o leitinho fique melhor.

Nao sei o que dizer:(

jOKITAS

viviana disse...

ó fofucha....eu acredito que as pessoas só te queiram ajudar..nao é fazer passar-te por burra,sabes ninguem é mais do que ninguem fofucha...nao podes ficar assim! agora claro que a toda a hora a quererem dizer faz assim ou faz assado, é dosssseeeee!!!!!!
mas posso-te garantir quem te vai ensinar a ser mae e do que ele gosta é pura e simplesmente.....ele!!!!!
é a maior verdade! ele é que sabe o que quer o que gosta mais quantas horas dorme etc e tal...
eu tive que dar as duas coisas tambem fiquei triste claro acho que toda a mae fica!há eu ontem nao pode vir dar os parabens pelo 1 mes dele!!!" que madrinha desnaturada"eheheheheh"
tive que ir levar com a sogra sabes....
jokas fofas e nao fiques chateada neem tristinha tabem....

Carla disse...

Como eu te entendo Lisa. Quando no Sábado passado fiquei a saber que o Pedro só tinha engordado 100 gr. parece que a minha mãe, sim a minha mãe, até ficou feliz, porque heis que eu tinha a prova que ela tinha razão e que o meu leite é "fraquinho". Fiquei tão zangada, porque acho que a única pessoa que me entende é mesmo a minha cara metade, que se tem esforçado imenso para o filhote se manter ao peito. Assim, eu continuo a dar de mamar ao Pedro, e depois dou-lhe suplemento na medida que ele quiser. Para já não passa dos 30 ml. E não tenho a intenção de parar com a mama, antes, vou tentar compreender o que posso fazer para deixar o biberon. A Sofia (mãe do bébinho) deixou-me umas indicações que faço tensão de seguir assim que possa. Coragem, que havemos de conseguir engordar os meninos, de preferência ao peito.

Beijos para vocês e parabéns ao Gil pelo primeiro mês dele.

Cláudia disse...

O instinto de mãe em primeiro lugar amiga!
Dá-lhe o suplemento como pensas fazer. Uma vez disseram-me que apesar de parecer que eles bolsam tudo não é verdade. Fica sempre leitinhona barriguinha.
Amanhã volto.
bjs

Ana disse...

Querida Lisa nao estejas triste, o Gil esta saudavel, esta a crescer e agora com o suplemento vai aumentar o peso.
Quanto as opinioes dos outros...sabes como eh todos se acham com direito de dizer alguma coisa, tambem passei pelo mesmo.
Beijinhos para o Gil e para ti.

PS- Que pena voces nao virem antes de me ir embora,gostava muito de vos ter aqui.

Anónimo disse...

Linda, tens todo o dto em estar triste pois nada desagrada mais ouvir seja da boca de quem seja que o nosso leite é fraco. Eu sei que nos magooa tb pelo facto de termos muito leite e tb nos perguntamos: Pq que razao nao esta a engordar? Olha comigo esta a passar-se o contrario, o Daniel esta a engordar 300 GRs por semana (+/-) e so dou 5 min de mama e ele a seguir berra que se mata pois nao esta satisfeito e ja experimentei 6 tipos de leite..Sim 6 tipos e 5 deles ele simplesmente nao bebe pois nao gosta do sabor e 1 bebe todo mas passado 2 horas vomita tudo, sim vomita nao bolsa.
Estou com um grande dilema. Vou trabalhar ja na proxima 2ºfeira e estou a tremer ainda vou experimentar mais leites, vamos ver. Por isso tem calma amiga, faz assim se as pessoas te perguntarem " Entaõ esta a engordar bem?" Tu respondes: " Esta tudo ok e dentro dos parametros" pois se dizes a verdade tens de estar logo pronta para crítica pois infelizmente existe muitas mulheres que esqueçem que em tempos tb passaram pelo mesmo. Por isso força nisso.
Bjs M

Smas disse...

Olá, linda!
Parabéns pelo primeiro mês da vida do teu pequenino e da tua vida de mamã!
Sabes que toda a gente, mesmo TODA A GEBTE tem opiniões formadas, sejam mães ou não, com ou sem experiência e conhecem sempre um caso ou outro que fez assim ou assado.
Quando o meu filho nasceu passei um mau bocado porque não incentivavam a amamentação no hospital e ele não pegava no peito e ainda tinha montes de gente a dar opiniões idiotas que me irritavam e eu no inicio enervava-me muito e também não ajudava nada que o bebé sente. Depois comecei a ignorar ou a não me irritar e as coisas começaram a correr melhor portanto acho que nãovale a pena explicar que se ele precisa de suplemento pode ser só porque ele come mais que outros bebés e se dizes que a seguir bolsa tudo será que precisa mesmo, tens de ver bem. A minha filha também mamava de 2 em 2 horas mas nunca lhe consegui dar suplemento...
Bjs grandes e acima de tudo muita calma!

neusa disse...

Amiga Lisa nao estejas triste, o Gil esta saudavel, esta a crescer e agora com o suplemento vai aumentar o peso.
Quanto á opinião dos outros tenta passar ao lado e faz o que a pediatra diz beijokas aos dois :)

rute28 disse...

Eu acho que não deves ficar triste , pronto não dá não dá e aliás não ligues ás opiniões , com este bebe que vou ter vou ser muito mais intransigente do que com os outros as pessaos não percebem que ainda nos enervam mais , mas não fazem por mal especialmente os mais velhos por isso não te chateeis e realmente é preciso ele aumentar o peso !!!
beijinhos "no stress"

Dinastia FilipiNHa disse...

Amiga, não fiques triste. Já sabes que o mundo inteiro acha que sabe tudo, e pior, acha que tu queres ouvir todas as opiniões! Ninguém conhece melhor um filho do que uma mãe, por isso, tu é que sabes! Não ligues aos outros! Um beijinho grande!

Sofia Guerra Carvalho disse...

Bem, em primeiro lugar muitos parabéns pelo primeiro mês! O Gil está a desenvolver muito bem pelo que nos contas!
Quanto ao leitinho... eu já passei pelo mesmo à cerca de mês e meio atrás, por isso entendo-te perfeitamente! No dia em que a médica disse que o Gonçalo precisava de tomar suplemento eu desatei a chorar em pleno consultório!! Eu sei que também eram as hormonas do pós parto a falar, mas tinha também por trás toda a pressão familiar, nomeadamente da sogra a perguntar-me 3 vezes por dia se eu tinha a certeza que o meu leite era "bom"...!
E o que é verdade é que eu consegui ultrapassar tudo isso, o Gonçalo só tomou suplemento durante uma semana e hoje em dia engorda muito bem, como sabes! O que eu quero dizer com isto é que se eu consegui, tu também consegues! Como já contei à Carla pedi ajuda em dois sítios (SOS amamentação e Mama Mater). No primeiro, podes ligar para lá a qualquer hora e és muito bem atendida por voluntárias especializadas, o segundo promove consultas de amamentação nos Centros de Saúde. Eu fui a uma dessas consultas (não há em todos os CS ainda mas podes ir onde há mesmo que não seja a tua área de residência). Levei o Gonçalo para as enfermeiras assistirem a uma mamada e foram impecáveis comigo! Às vezes são coisas mínimas que têm que ser corrigidas...
Enfim, temos que trocar os mais, meninas, que estes posts estão a ficar cada vez maiores...!!
O meu é sofiagcarvalho@gmail.com, escreve quando precisares!

Beijocas e nada de desanimar!

Mamã do Diogo disse...

Parabens pelo 1º mesinho :), o primeiro entre muitos e bons.
Olha miga,as pessoas tem sp kk coisa a dizer,ate parece k n sabemos fazer as coisas,tenta n ligares.
O diogo tb ja no hospital bebia suplemento,sabes como fazia, durante o dia mamava de 2 em 2 horas e à noite antes de dormir dava-lhe um biberon e dp do almoço tb,e dava resultado,mas n deixes de dar mama.
Faz como o teu coraçao de mamã mandar miga.
Beijokas grandes