terça-feira, novembro 04, 2008

Mais gracinhas...

Com a PDI há algumas coisas de que me esqueço, o que vale é que tenho um tagarela lá em casa que já não me deixa esquecer de coisas essenciais como por exemplo dar-lhe o xarope de manhã e à noite, quando passa na cozinha, aponta para o xarope e diz:
- Mamã, o xapopê! (Dantes só dizia pópe).

Quando lhe dou o banho, é geralmente quando lhe escovo os dentes, quer dizer, quando lhe dou a escova para ele escovar (ou fazer de conta que escova) porque o que ele gosta mesmo é de comer a pasta, o que vale é que esta ainda é livre de flúor...
Assim, mal vai para a casa de banho, mesmo que eu me esqueça, ele começa logo a apontar para o copo onde estão as escovas e pasta dentrífica e diz:
- Os dentes, os dentes...

Ontem estávamos todos a jantar, nós à mesa e o Gil na sua cadeira e de repente começa uma das suas lengalengas:
- Papá é maluco, mamã é maluco, o gato é maluco, o Gil é maluco... - e dizia isto com a mão na cabecita.
Eu e o pai olhámos um para o outro e ficámos sem saber se havíamos de rir ou de ignorar o feito dele, visto que o que estava a dizer não era nada abonatório em nosso favor! Optámos por ignorar, mas ainda saí da mesa para me ir rir sozinha para o hall. Mas onde é que este miúdo aprende estas coisas?
É que sendo ele o mais velho da ama, não é exactamente com os outros miúdos que ele pode aprender isto... Pensamos que efectivamente ele retém a informação de tudo o que ouve!


Enquanto esteve na cadeira conseguiu espalhar as peças todas do seu puzzle favorito. Quando o tirámos da mesa, estivémos mais de meia hora à espera que ele as apanhasse e ele só dizia que não as apanhava... acabámos por nos fechar os três na cozinha e dissemos-lhe que enquanto ele não as apanhasse ninguém saía dali e que se ele queria ir brincar lá para fora teria de apanhar as peças.
Depois de muita correria de um lado para o outro da cozinha, de muitos pontapés nas peças, de muitas vezes as apanhar e voltar a deitá-las fora, lá lhe disse, mais uma vez, que ele tinha de as apanhar todas e colocá-las na caixa para que pudéssemos ir brincar para o quarto, até que ele resolveu apanhá-las. Mas foi dificil, acreditem!
O que noto é que nesta altura sempre que tomamos uma posição de lhe pedir para fazer algo, não podemos voltar atrás até que ele a faça, senão começa a pensar que pode tudo e ele está a entrar na fase que percebe tudo e portanto também tem de perceber que há regras!

Agora, todos os dias depois do banho há galhofa garantida!
Agarra-se a mim e diz "beijiiinhe", puxa-me o pijama para baixo e começa a dar-me beijinhos no pescoço. Às vezes diz que quer dar beijinhos nas "maminhas" ou no "umbigo". Começou a fazer isto na 6ª feira, é claro que achei imensa piada, mas mais uma vez não sei onde foi ele buscar esta brincadeira...
Ontem disse-lhe para ele ir dar também beijinhos ao pai e ele foi e depois virou-se para mim e disse-me:
- Papá, pica!
Não é a primeira vez que diz isto, mas não deixou de ter piada já que o L. só faz a barba duas a três vezes por semana e depois sujeita-se a ouvir, isto não só de mim mas do filho também!
Mas ele também já tem dito isto do avô, o que achamos graça é que ele diz "beijiiinhe no papá não, que ele pica!"

4 comentários:

Maria Lavrador disse...

Muitas vezes tb é o meu filhote que me lembra de certas coisas que já me escapam... Ainda bem que os temos a eles, senão seria uma desgraça!

Beijocas amigas

teresa disse...

O Gil está o máximo.
Parabéns.
Aqui em casa a filhota também se queixa que o papá pica.
Beijos.
Teresa e Matilde.

BabyJust disse...

Nós esquecemo-nos sempre de algo, a mãe do F tinha uma agenda que escrevia todos os dias, fiquei admirada, pois eu muito raramente escrevo as novidades que ele faz, só mesmo no blog... ups....
Beijokas enormes
Patrícia

Unknown disse...

voltei para ver as novidades...é sempre um prazer passar por aqui.

Boa semana

carla

http://www.arte-e-ponto.blogspot.com