segunda-feira, março 23, 2009

Sem título definido...

Mais uma vez venho pedir desculpa pela ausência, mas ando mesmo sem vontade e sem paciência para o que qer que seja.
O meu contrato está quase no fim e quem me dera que já tivesse acabado, porque preciso de férias, preciso de uns dias para organizar algumas coisas em casa e sobretudo para organizar ideias e descansar. Não tenho ainda outro trabalho em vista e não me perguntem porquê, mas neste momento isso nem me preocupa muito.

No espaço de pouco mais de três meses, estou novamente naquela ansiedade, naquela espera... a situação da minha avó é aterradora, não encontro outra palavra para descreve-la... todos pedimos uma morte rápida e implacável e cada vez mais compreendo porquê. Cada vez mais concordo com a eutanásia.
Acho que já não consigo voltar a ir ve-la. Fui lá no sábado. Saí de lá num pranto. Não estive mais de 2 minutos lá dentro. Para irmos ve-la agora, necessitamos de vestir uma bata, colocar luvas e colocar uma máscara facial. Chega a ser desumano.
Nestes últimos momentos devia haver mais calor, mais humanidade, mas é de todo impossível. Socialmente estamos talhados para negar tudo o que tem a ver com este tema, não aprendemos a lidar com a morte e com tudo o que isso acarreta.
Não percebi se ela me reconheceu ou não, pois não entendi nada do que ela disse. Acaricie-lhe a mão, ela deu por mim, mas não sei se me reconheceu. Custou-me tanto ve-la naquele estado. E quando olhei para ela só me recordei da irmã dela, estava tal e qual...

A morte do meu avô foi dolorosa para todos nós, mas a minha avó como tem ainda alguma consciência está a ser ainda mais dificil. Está ser-me muito dificil digerir isto, porque apesar da minha avó ter um feitio complicado, de não ter instrução suficiente o que a levava a alguns excessos, de ser uma "chatinha", ela tinha um coração de ouro, do tamanho do mundo, e eu sentia-me mais próxima dela, do que me sentia do meu avô, talvez por ser mulher. Não compreendo porque é necessário sofrer tanto, para morrer.
Cada dia que passa e que sabemos que ela continua naquele sofrimento, mais angustiante se torna, vemos a morte como um alívio para esta dor, tal como foi com o meu avô, mas porque tem de ser novamente desta forma?
Já não consigo lá ir sozinha e sinceramente gostava que tudo terminasse o quanto antes, porque sabendo que ela ainda tem alguma consciência, também me custa não ir lá, porque sei que nos gosta de ter por perto, é um dilema que me corrói por dentro.

Mais uma vez peço desculpa por um post tão dread, mas é aqui que sinto que posso desabafar e um dia, aqui, o Gil poderá recordar mais vivamente os seus bisavós e a importância que eles tiveram na nossa vida. Na verdade os avós são primordiais no nosso crescimento. Para além dos pais, também os avós têm uma função essencial na nossa vivência e eu tive a sorte de conhecer 3 avós, lamentavelmente o meu avô materno morreu quando eu tinha 5 meses, mas cheguei aos 34 anos com 3 avós vivos. Ainda conheci dois bisavós, mal me lembro de ambos, pois tinha 2 anos e pouco quando um deles morreu e tinha 8 anos quando morreu o outro. Do meu bisavô A. apenas me lembro quando ele já estava doente e de cama, do meu bisavô J. tenho algumas recordações soltas, afinal já tinha 8 anos quando ele faleceu e ainda me lembro de ter ido ao funeral.

Concluindo, estes dias têm sido sombrios e emoldurados por um nevoeiro que teima em não sair daqui...

12 comentários:

Ana Santos disse...

Nem sei o que te dizer para te confortar.
Deve custar muito ver os nossos familiares a sofrerem.
O template do teu blog está muito bonito e o Gil está lindo!
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

BabyJust disse...

Minha querida, sinto tanto tanto, percebo tao bem as tuas palavras, percebo-as e sei o quanto doi!!!! Porque é que tem de ser assim, porque é a palavra sempre na nossa cabeca!!! Espero o melhor para a tua avó, e para voces!
Um beijinho muito grande cheio de carinho
Patrícia

sandra.am.silva disse...

Custa tanto Lisa vermos alguém de quem gostamos assim...
Vou deixar beijinhos para voces todos!
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

P.S. O Blog está lindo!

sotto le stelle disse...

Custa muito, lamento:(((


Beijinhos carinhosos com o desejo de uma óptima semana:)

Ps. o template está gírissimo:)))

Angela disse...

Olá linda, nestas alturas nunca sabemos o que dizer. Mas deixo-te um beijinho grande de conforto.
É muito dificil vermos pessoas que nos são queridas a sofrer.

Beijocas.

Maria Lavrador disse...

A situação pela qual tu estás a passar é bem dificil. Ver alguém que se ama a morrer aos poucos dá cabo de qualquer pessoa. E custa muito estar junto deles e não poder fazer nada para os ajudar. Só desejo que o seu sofrimento acabe depressa já que não há nada a fazer

Um beijinho muito especial

Sandra disse...

Olá Lisa!

Sei do que falas, eu perdi os meus avós mais chegados, em menos de 1 ano! O meu avô foi 1º com um avc e depois a minha avó, com um cancro nos intestinos!

Fui só visitar a minha avó, uma vez ao hospital e chorei tanto que não consegui ir lá outra vez!
Tinha eu uns 13 anos e a dor continua!

Força e passa um dia de cada vez!

Bjs

Pietra disse...

Não é nada fácil vermos as pessoas que amamos sofrerem...
Muita força!
Bjs

Ana e Vasquinho disse...

:(

Nem tenho palavras.
Apenas que compreendo que não seja nada fácil vermos as pessoas de quem tanto gostamos a sofrer tanto.

Um beijinho e um abraço apertadinho.

Dinastia FilipiNHa disse...

Minha querida,

Nem sei o que te dizer... Não tenho palavras para tentar minimizar o teu sofrimento...

Um grande beijinho...

yolanda disse...

Ohhh minha querida, ate me vieram as lagrimas aos olhos a ler o teu post....imagino o teu sofrimento....não se devia sofrer assim....muitos beijinhossssss

sotto le stelle disse...

Pssst vai espreitar lá, novidade maravilhosa:)))))

Beijinhos carinhosos