terça-feira, abril 28, 2009

Não consigo...

Por muito que queira não tenho tempo para vir aqui... ora são as roupas que nunca mais acabam, ou as demais lides domésticas que me ocupam, ou as idas à casa dos meus pais que me mantém por lá mais tempo do que desejava, ou entrevistas que não dão em nada, ou é o Gil que tem andado adoentado e rabujento como tudo... a verdade é que não encontro tempo para os vossos cantinhos.

A boa novidade é que sábado partimos de férias, vamos uma semanita descansar e esquecer os problemas e os desgostos dos últimos tempos. Com a situação actual nem devíamos ir de férias, mas estamos necessitados. O L. fica quase sempre prejudicado porque eu continuo sem um emprego de jeito e sem nunca saber quando podemos tirar férias, até porque como ele trabalha com o pai, geralmente tira apenas 15 dias de férias (quer dizer, 10 dias úteis), mas no ano passado, até só tirou mesmo 7 dias e acaba por ficar sempre a perder... como conseguimos uma boa promoção e ainda temos a companhia do padrinho do Gil, para nos ajudar a tomar conta dele, acabámos mesmo por marcar umas merecidas férias!

Quanto a emprego tenho uma proposta, mas sinceramente nem sei o que hei-de fazer... o ordenado não é grande coisa e ainda me querem meter os descontos tão somente pelo ordenado mínimo, pelo que se tiver o azar de ficar doente a baixa que receberei é de ficar a passar fome e se por acaso até engravidasse, a baixa de maternidade não daria para nada. Além disso também só querem pagar os subsídios de férias e Natal de acordo com o que vem na folha... Sinceramente nem sei o que hei-de fazer... mas estar sem emprego também não me agrada, mas cada vez mais os patrões se aproveitam da crise para terem atitudes destas, que para mim são incompreensíveis, até parece que ordenados não são despesas eligíveis para as empresas... é claro que podia aceitar e procurar outro melhor (tenho continuado à procura), mas quando iniciar funções deixo de ter tempo para andar em entrevistas... sinceramente, estou a tentar arranjar outra coisa antes de assinar um contrato com estes tipos, mas isto está dificil...

Não devo voltar aqui antes de regressar de férias, desejo-vos um resto de uma boa semana e que a próxima seja também tão serena como a minha deverá ser (espero eu) com muito sol, piscina, praia e passeio! Beijokas a todos/as!

quinta-feira, abril 23, 2009

Mais um miminho!

Recebemos desta menina mais um miminho.


Consta que as regras são as seguintes:
1º Colocar no seu blog
2º Indicar quem ofereceu
3º Escolher 10 pessoas especiais

E como todas a s visitas que recebo são especiais, levem-no, que ninguém me crucifixa por infringir a 3ª regra! :P

Não tenho conseguido vir aqui, até porque o plafond da net já expirou e já tive de recarregar! :s
Tenho algumas novidades para contar, mas primeiro quero ter certezas e logo que possa, venho aqui dar notícias.

O Gil ontem ficou comigo, pois no dia anterior começou com febre, e como ainda tinha tido durante a noite, ontem não foi para a ama. Mas ontem passou bem o dia, sem febre, pelo que hoje já foi. Penso que seja algum dentinho, já que acho que nem a garganta está inflamada.
Eu hoje vou finalmente à médica de família para ver se ela me manda fazer umas radiografias ou coisa assim, por causa das dores nas costas que têm sido frequentes (embora não tenham sido tão más, como a que referi no outro post).
No sábado também acordei com um olho com a "gordura" toda de fora... foi uma coisa super estranha. Fui logo a umas urgências e o dignóstico foi uma conjuntivite XPTO (não percebi nada do que o médico disse, só percebi que não era uma conjuntivite normal). Ao final do dia já estava tudo normal, mas continuo com medicação.

O Gil continua um malandreco, tem sempre resposta para tudo...
Estava a mudar-lhe a fralda e como a cag*da foi tão grande e teve de ir recambiado para a banheira, perguntei-lhe assim:
- Oh Gil, mas porque fazes tu cag*das tão grandes?
- Pó pai e pá mãe... - responde-me com a voz mais inocente do mundo.
- Ah??!!???

quinta-feira, abril 16, 2009

No rescaldo...

Estes últimos dias têm sido ocupados com algumas coisas que tinham de ser feitas obrigatoriamente...
Com a morte de ambos os meus avós, as suas coisas têm de ser vistas, revistas, dadas, aproveitadas, arrumadas, distribuidas, etc. Ao contrário do que muita gente da aldeia onde os meus pais moram, pensa, os meus avós não deixaram muito dinheiro, mas deixaram alguns bens que tem de ser cuidados. Algum dinheiro que tinham junto, ao longo dos anos de reforma, foi utilizado para nestes últimos meses, para lhes proporcionar algum bem estar e afinal é mesmo para isso que o dinheiro serve.
A casa onde habitaram nos últimos três ou quatro anos, nem sei bem, era deles. A casa onde os meus pais habitam também era deles, assim como mais algumas coisas. Neste momento, temos estado a retirar tudo o que é pessoal da casa deles, que vai ser arrendada. Muitas coisas têm-me vindo parar às mãos, nomeadamente algumas loiças, algumas roupas de casa e até algumas coisas que fui eu que lhes ofereci.
Tudo isto me faz pensar que a vida é tão somente uma passagem... acumulamos imensas coisas das quais nem sequer fazemos uso. A minha avó tinha imensas roupas de casa, desde naprons, a lençóis, toalhas, etc. que nunca usou. São coisas que hoje cairam em desuso, mas como é óbvio, podem ser usadas. Aproveitei alguns lençóis para a cama do Gil, já que na minha cama ficam pequenos, algumas toalhas também para ele, um serviço de chá lindíssimo da Vista Alegre, os tais pratos decorativos de que falei no outro post, que já estão pendurados na minha cozinha e mais umas pequenas coisas.
São recordações que irão ficar para sempre, ou melhor, até à minha partida, também.
Não há dia nenhum que não me lembre deles, em especial da minha avó. A minha mãe confessou-me hoje que apesar dela muitas vezes ela lhe fazer a vida negra, com o seu feitizinho terrível, lembra-se demasiadas vezes dela e diz que nunca pensou sentir tanto a sua falta.
Um dia destes, eu ia a entrar na casa dos meus pais e tive a sensação que a ía encontrar sentada à mesa da cozinha, a beber café, como fazia vezes sem conta. Noto que as suas ausências estão a fazer-se sentir cada vez mais. Se ao principio tudo nos parece meio irreal e apesar da sua morte ser já esperada nos últimos dias, tanto para o meu avô, como para a minha avó, foi tudo muito depressa (e ao mesmo tempo, muito lento, pois o sofrimento dos últimos dias consumia-nos, a cada dia que passava!).
Um outro dia, vinha de carro a descer uma rua que em frente um chafariz e por momentos pensei ver ali o meu avô, como o via tantos outros dias... Não há como contronarmos a saudade que já começa a ser muita, as lágrimas afloram-nos os olhos mais vezes do que desejamos.
O meu pai de cada vez que vai a casa deles, desata num pranto... o que é natural, em 3 meses, perdeu ambos os pais. Sendo avós custa, mas eu penso que se fossem os meus pais, seria ainda pior...
Sabemos que é lei natural da vida, mas a morte é na nossa sociedade e cultura e tabú muito grande. Como dizemos às nossas crianças que alguém morreu? Ao Gil foi dito que o "avô velhinho e a avó E. foram para o céu."
Esta semana o cãozinho da irmã da ama foi morto por outros. Ele agora só diz "não há Gôdo!" e para atenuar esse sentimento de falta, que para ele ainda é incompreensível, disse-lhe "o Gordo foi para a terra dos cãezinhos". Quanto mais tempo conseguirei portege-lo da ideia de morte? E afinal de contas, porque temos esta necessidade de proteger as nossas crianças, de algo tão natural?
Desculpem lá, mas estas crises existenciais têm rondado a minha vida nos últimos dias... também pela noticia de uma rapariga que conheço, que é pouco mais velha que eu, penso que não terá mais de 40 anos e tem uma filha com 15 anos, recebeu a noticia recentemente que tem poucos dias de vida, devido a um cancro na pele que já alastrou a mais orgãos vitais. Há coisas que são mesmo dificies de digerir...
Mais um post dread... perdoem-me, mas precisava de desabafar sobre estas questões.

quarta-feira, abril 15, 2009

Curtas do Gil

- O A. modeu o cão!
- Aí o A. mordeu o cão ou foi o cão que mordeu no A.?
- Uhmmmm... o cão modeu no A.

Vê a Manuela Ferreira Leite na televisão e afirma peremptoriamente:
- A Xenhora é má!
- Ai a senhora é má?
- É, é má!
Quem somos nós para o contrariar? LOL

Geralmente quando acorda, fica na cama a tagarelar e começa a chamar por mim. No fim de semana disse-lhe que quando ele acordasse podia levantar-se e vir ter comigo e com o papá à cama, porque ele já sabia abrir a porta. Hoje de manhã levantou-se, ouvi nitidamente que ele estava acordado, chamou por mim uma vez... eu já me estava a vestir, esperei que ele chamasse novamente. Já não chamou. Ouvi-o a abrir a porta e veio ter comigo todo contente!

- Já chega de amêndoas, Gil... daqui a pouco comes um pacote inteiro num dia!
- Xó comi duas! - responde-me com a cara mais inocente do mundo...
- Ah? Mas onde raio vai este miúdo buscar estas respostas? - já ia na 4ª ou 5ª amêndoa...

Passatempo Interessante para as Mamãs

Fui contactada pela Miaki para divulgar este passatempo que é óptimo para nós, mamãs, dêem uma olhadela e vão ver que trará boas ofertas, para tal basta também comprar a revista Activa (espero que não mudem o nome para Ativa! :P) e habilitar-se desde logo a ganhar o Miaki Card.



Aqui ficam as regras do passatempo:


Passatempo Miaki Card – Revista Activa


A pensar nas mães e nos seus bebés, a Miaki, em parceria com a revista Activa, tem a decorrer durante o mês de Abril um passatempo que contempla a oferta de 10 Miaki Cards.

O Miaki Card é um cartão que proporciona ofertas e descontos em várias lojas, serviços e experiências por todo o país, sem limite de utilização: brinquedos, roupa e mobiliário infantil, serviços de animação e festas para crianças, clínicas médicas e dentárias, centros de explicação, consultórios de psicologia e de terapia da fala, centros de estética, ginásios, hotéis, são alguns dos tipos de estabelecimentos onde poderá usar o seu cartão.
Com o seu cartão recebe ainda de imediato vales de oferta num valor superior a €1000, para usufruir gratuitamente nos estabelecimentos aderentes.
O Miaki Card está à venda por € 20, mas se for uma leitora Activa poderá ganhá-lo gratuitamente na edição de Abril.
Saiba mais sobre o cartão e onde poderá usá-lo em: www.miakicard.com

terça-feira, abril 14, 2009

Pintei o cabelo de loiro...

Mas tal como eu esperava, não deixei de ser morena! LOL
É que com o cabelo quase preto, não há tinta que o agarre bem, sem descoloração, mas ficou com uns reflexos castanhos muito giros e sempre cobriu os brancos que já insistem em aparecer... tenho a certeza que a razão para o seu aparecimento é o rapazinho que aparece aí nas fotos! LOL Não me dá sossego!
Quanto às dores de rins, já foram! Tomei dois Voltaren's e à tarde já me sentia melhor, tenho tomado de 12 em 12 horas, mas na próxima toma reduzo para apenas um comprimido, já me sinto como nova! Até já consegui limpar as casas de banho de uma ponta a outra! ;)

segunda-feira, abril 13, 2009

Aí a PDI...

Estes últimos quatro dias foram cheios... cheios de muita energia e também alguma nostalgia...

Tive com o Gil o tempo quase todo, ele está numa fase super engraçada, faz-se de engraçadinho à mínima noção de estar a ser observado. Faz grandes conversas e agora quando faz qualquer coisa vem contar e depois conta assim:
- O Gil Bandão foi ao correga com a mãe e o pai... (escorrega).
Achamos imensa piada! Há coisa de dias era mais o "Gil Miguéu", agora é o o "Gil Bandão", não sabemos porque começou a usar estas expressões, mas achamos o máximo!
Ainda não deixámos de aplicar o "castigo", que na verdade tem dado alguns frutos, há alturas que basta falar nisso para o rapaz se acalmar, há outros dias que vai para lá 5 e 6 vezes, também porque parece que ele herdou o meu orgulho... há alturas em que ainda não fechámos a porta e ele já está a pedir desculpa, há outras que não quer pedir desculpa. Mas ele já sabe que quando se porta mal, a retaliação é o castigo. Mas também sabe que recebe muitos miminhos.
Se há alturas em que a energia dele é demasiada e só faz disparates, há outras alturas que ele se agarra a nós a dar beijos e abraços e é tão bom... às vezes só me dá vontade de cobri-lo de beijos!
Na 5ª feira passou o dia comigo, na 6ª feira o pai foi trabalhar e fomos todos almoçar à avó paterna, pelo que fiquei lá da parte da tarde, tendo-o deitado logo a seguir ao almoço.
No sábado fomos à procura de uns ténis novos para o Gil na zona de Alfragide, almoçamos no Allegro e enquanto o pai foi ver o Sporting, nós fomos à casa do padrinho. Esperámos pelo pai e jantámos todos por lá. O Gil praticamente não dormiu...
Ontem fomos almoçar com a familia paterna e mais uma vez o Gil não dormiu de tarde. À noite nem consegui dar-lhe o jantar, acabou por adormecer no meu colo. E assim se passou a nossa Páscoa.

Como consequência destes dias com ele, eu já vinha a sentir isto há alguns dias, mas esta noite agravou-se, estou com umas dores nos rins, que mal me consigo mexer... tive de me levantar a meio da noite e tomar 2 Ben-r-Un's para aliviar as dores, não passou mas ao fim de algum tempo lá aliviou e consegui voltar a passar pelo sono, mas quando estava a começar a dormir, eram horas de me levantar para ir deixar o Gil na ama... Parece que tenho uns 90 anos!
Não sei como hei-de estar, não estou bem nem em pé, nem sentada, nem deitada... até me custa respirar! :s
Já pensei em ir às urgências dos Vigilantes, mas acho que é capaz de ser tempo perdido, porque não me devem fazer nada... alguém tem alguma sugestão?

quinta-feira, abril 09, 2009

Miminhos




Acabámos de receber uns premizitos da Mamã Pietra e claro que adorámos os novos miminhos! Recebemos o sela da amizade-time e o selo blogueiro.


Vamos então passá-los a outras mamãs:
Andreia - Mamã do André
Sandra - Mamã do Afonso
Patricia (Baby Just) - Mamã do Rafael
Ana Santos - Mamã dos Tesourinhos
Sandra - Mamã do Dinis
Carla - Mamã do Pedro
Resposta ao Desafio da Mamã Pietra:
1- Dizer o nome da pessoa que enviou o prémio.
2- Dizer 3 coisas boas sobre a sua vizinhança (ou sobre o local onde mora) e 3 coisas más.
3 - Indicar o Prémio/desafio a 6 pessoas


Coisas boas:
- Moramos num apartamento muito espaçoso.
- Como tínhamos muito espaço (e muitos problemas) transformamos o nosso T2 num T3.
- Estamos perto dos meus pais, o que por vezes dá imenso jeito.

Coisas más:
- Temos um vizinho no prédio que já nos fez a vida negra, nomeadamente tendo-nos colocado em Tribunal por problemas de construção, tendo-nos feito gastar imenso dinheiro com essa falta de bom senso! Além disso é um empata para que resolva problemas do prédio, colocando sempre entraves à administração de condominio.
- Apesar de termos imenso espaço, a casa tem imensos problemas de humidade e não só, é uma verdeia tristeza termos comprado uma casa nova e com problemas que subsistem...
- Os vizinhos da frente armam imensas peixeiradas, volta e meia andam todos à estalada e já tivemos de chamar a PSP umas quantas vezes.

Espero poder mudar de casa nos próximos meses.

Todos os que receberam os prémios, considerem-se também desafiados.

Feliz Páscoa para Todos!

Bem me queixo do tempo que me foge, mas de facto estar em casa ainda me limita mais...
Esta semana também fui ver uma creche para o Gil, mas depois falo melhor sobre este assunto.
Hoje o Gil não teve ama, tem estado comigo o dia todo, na verdade quase que dá comigo em doida! :P Mas é bom estar com ele assim sozinha de vez em quando. Os laços estreitam-se, mas há alturas que tenho de lhe impôr regras e limites.
Mal acordou dei-lhe o pequeno-almoço, depois da muda da fralda (o desfralde continua complicado) vestimo-nos e saimos para ir ao café e passar pelo parque. Ainda em casa pediu para levar a bola. Coloquei-a numa mochila e ele levou-a às costas.
No parque jogámos à bola, corremos, ele andou de baloiço e de escorrega, fomos ver os patitos e os peixes no lago. Depois regressámos.
Tratei do almoço enquanto ele andou a fazer os seus típicos disparates (desarrumar tudo, perseguir o gato, ligar/desligar a televisão, etc, etc). Depois almoçámos. Ele comeu uma tijela de sopa e ainda comeu quase o peixito todo com batatas e rematou com fruta.
O pior foi mesmo na altura de o pôr a dormir... deitei-o comigo na minha cama, dava-me pontapés, ria-se feito doido, não estava calado e começou a bater-me, sei que é na brincadeira, mas ele é um bruto e acaba sempre por me magoar, em especial no peito. Acabei por lhe dar uma palmada. Não gosto de lhe bater, pois fico com a consciência pesada, mas às vezes só ralhar não funciona e neste contexto já não dava muito jeito po-lo de castigo, pois a intenção era que dormisse.
Ficou amuado, mas foi remédio santo. Virou-se para o lado e acabou por adormecer.
Ele anda numa fase engraçada, mas muito cansativa, questiona tudo e conta tudo o que lhe acontece, metade das frases começam com "oji" (hoje) ou "oji di manhã" (hoje de manhã).
Agora a loucura dele passou das bolinhas (smarties) para as almendas (amêndoas) não pode ver amêndoas que quer logo, ontem fez-me um berreiro no supermercado que só visto... mas como sabia que tinha amêndoas no carro, lá o acalmei e lá lhe fiz ver que não ia comprar mais amêndoas, só porque ele as queria naquele momento.
Anda feito um guloso que nem sei... eu sempre o tentei afastar destas tentações, mas ao fim de semana com os avós e tios isto fica sem efeito. Dão-lhe tudo e mais alguma coisa... o que vale é raciono as coisas durante a semana, porque já sei que ao fim de semana o estragam!

Depois dele adormecer, aproveitei para tratar da cozinha, vem até aqui e agora vou tratar do resto da roupa, que quanto mais lavo e passo, mais aparece.

Aproveito para vos desejar um Excelente Fim de Semana de Páscoa!
(Peço desculpa pela ausência, mas o novo projecto consumiu-me demasiado tempo e limites de tráfego! :s)

segunda-feira, abril 06, 2009

Já está on-line!

Minhas queridas, já consegui meter o site online, ainda tem poucas coisas, mas no final da semana creio que já terei tudo o que tenho em stock.
Passem por lá, http://lavoresecompanhia.blogspot.com/, dêem opiniões e sobretudo façam encomendas! ;)
Agora vou voltar ao trabalhinho! Até já.

sábado, abril 04, 2009

Pequenas notícias

Estou a trabalhar num projecto novo, não é um emprego, é mais um passatempo e uma forma de ganhar uns trocos, já que para mim reverte apenas uma percentagem.
Fiz uma parceria com o marido da minha prima e vou fazer um blog direccionado para a venda de alguns produtos de lavores e coisinhas relacionadas com crianças. São coisas giras e com preços acessíveis. Logo que tenha o blog como quero, venho divulgar, mas por enquanto o tempo não tem sido muito, pois continuo dividida entre o tempo com o Gil, as tarefas da casa, entrevistas e agora este projecto, que me ocupou o dia todo de 6ª feira.

Tempo para mim? Ainda não tive... e se não tiver é bom sinal! Mas confesso que estou necessitada... Na 2ª feira já devo ter as coisas a funcionar.

quinta-feira, abril 02, 2009

O "Castigo"

Porque será que pensamos que quando estamos em casa, vamos ter tempo para tudo? Para ligar aos amigos, ler aquele livro, ver aquele filme, navegar na net, etc, etc?
É que na verdade, não temos tempo para nada! Entre cozinhados, limpezas mais aprofundadas à casa, máquinas de lavar roupa, passar a ferro, idas às compras, o tempo não dá mesmo para nada, passa a correr num ápice!

Não me esqueci de visitar os vossos cantinhos, simplesmente não tem dado... só estou em casa há dois dias, mas não tenho tido mesmo tempo para me coçar! Ontem fiz uma limpeza total ao meu quarto, com lavagem de tapetes, cortinados e tudo, hoje andei na cozinha e os dias tem sido assim e o monte de roupa para passar, não há meio de terminar. Tenho de aproveitar estes dias para deixar a casa como quero, de forma a que as coisas fiquem mais organizadas. Depois logo se vê...
Entretanto continuo a saga do envio de currículos e de idas a entrevistas.

Quanto ao Gil instituimos de vez o "castigo" fechando-o no "quarto escuro" vezes e vezes sem conta... mas ele é tão matreiro, que mal acabamos de fechar a porta, já ele está a dizer:
- Decupa, mamã, decupa...
Já lhe estou farta de dizer, que não é só pedir desculpa, mas não voltar a fazer, mas parece que nem é nada com ele! No entanto, se ele estiver a atirar tudo ao chão, vejo que dá resultado, meto-o no quarto uns minutos e quando regressa vai apanhar tudo o que atirou ao chão! Já experimentaram?