quinta-feira, novembro 30, 2006

Sairá ao Pai???

Em menos de meia hora, conseguiu fazer a proeza de:
1º Despejar parte de uma garrafa de 7Up , ao lado do copo e não no seu interior;
2º Partir o quebra nozes (como é que alguém consegue partir uma coisa destas, como se fosse de plástico????);
3º Acertar com a noz, precisamente, dentro do copo de 7Up!

Se o filho sai ao pai, não sei como vai ser esta casa... já basta um desastrado, se vem outro a caminho, em breve a casa fica virada do avesso! :P

A Faixa Decorativa


quarta-feira, novembro 29, 2006

Lista de Prendas...

Hoje resolvi fazer uma listinha com as prendas a oferecer, coisa que faço todos os anos, mas este ano estou mesmo atrasada, pois no ano anterior, a esta altura do campeonato já tinha tudo comprado e embrulhado, prontinho a distribuir por todos.


Não me querem dar uma ajuda e dar-me umas sugestões?


Então na minha lista constam as seguintes pessoas:
3 cunhadas - uma com 34 anos, outra com 36 e outra com 38;
A minha mãe e a minha sogra;
As minhas duas avós e o meu avô;
Um sobrinho de 19 anos e uma sobrinha de 14 meses;
Um casal de amigos- na casa dos 30 anos;
A minha prima e o namorado - que andam entre os 25 anos e os 28 anos;
Uma menina de quase 4 anos...
Acho que não me estou a esquecer de ninguém... é capaz de haver mais alguém, mas são pessoas que à partida já sabemos o que vamos comprar.


As prendas já resolvidas são a do maridão, que não conto o que vai ser, não vá ele se lembrar de aparecer por aqui, da sobrinha de 16 anos, que também não digo, porque ela de vez em quando passa por aqui e a dos cunhados e do meu irmão, do meu pai e do meu sogro, que vão todos corridos a vinho ou a promoções de bebidas alcoolicas, que eles apreciam e consomem. Quanto aos outros não sei mesmo o que hei-do comprar, alguém quer deixar-me umas ideias milagrosas?
Como não sei, quando o Gil nascerá, gostava de deixar isto adiantado esta semana ou o mais tardar na semana que vem.


Hoje para variar consegui ficar mesmo por casa, limitei-me a meter as máquinas a lavar (da loiça e da roupa), aspirei a cozinha e lavei-a, aspirei também o corredor que depois lavei e mainada!
Comecei a bordar a última fraldita que tenho ali, com o nome do Gil e uns anjinhos, mas ainda não a acabei.
O Gil não tem parado, continua a mexer-se muito, embora já seja de uma forma muito mais suave, pois já não se lembra de dar pontapés a torto e a direito, feito bruto como às vezes fazia, mas nunca está muito tempo sossegado. Também acho que se ele levar como exemplo o que tenho feito nos últimos tempos, quando for para nascer sai disparado, a correr sabe-se lá para onde! LOL
Ele até pode sair a correr que eu nem me importo muito, quanto menos tempo melhor para ambos! :P
As dores na bacia começam a intensificar-se e eu que pensava que elas haviam de atenuar... deitar-me e levantar-me só é menos doloroso quando sou ajudada e mesmo assim não deixa de me doer. Mas tenho esperanças que este mau estar actual, será recompensado com um parto menos mau... será? Espero bem que sim!


Ah! É verdade, a minha mãe hoje tem passado melhor, ontem ainda foi mais uma vez à casinha, mas até à hora que eu hoje falei com ela, não tinha voltado a ir e sentia-se muito melhor. Obrigada pela vossa preocupação!





Adenda às 20h15:

O quarto do Gil já tem a faixa colocada! Ficou um must, por dois motivos muito especiais, primeiro ninguém tem uma faixa decorativa igual à do meu Gil, segundo porque fui eu que a fiz! :P
Amanhã à luz do dia tiro umas fotos e coloco!

Ana, quando o Gil nascer haverá alguém que dará a novidade, mas não deve ser o meu marido que ele não percebe nada de blogs... tenho de tratar disso, mas sei que não haverá problema. Ele irá comigo para a maternidade, mas não deve assistir ao parto, porque ele não quer e eu sinceramente, não faço muita questão disso. A minha sogra que trabalha no Posto Médico, tem livre trânsito para entrar e sair da maternidade, com certeza estará lá. Gostava que a minha mãe fosse assistir ao parto, mas ela diz que não sabe se será capaz... na altura logo vemos, sei que alguém estará lá!

terça-feira, novembro 28, 2006

Alguém lhe rogou uma praga...

Bem sei que têm razão, que eu não paro, mas como hei-do parar se só me aparecem coisas para chatear???
Pensava eu que hoje ia ter um dia calmito, tanto que ontem nem me apeteceu arrumar as malas, contando em fazer isso hoje sem stresses e sem pressas.
Ontem depois de ter chegado do Algarve, deitei-me em cima da cama cerca de meia hora, depois vesti o fato de treino e lá segui para as aulas PPP, daqui até Moscavide foi sempre a chover! Mas junto ao Posto Médico até que não estava muito mau. Ontem nas aulas fizemos os exercícios de relaxamento da bacia e aprendemos o Controlo Dorsal. Quando cheguei a casa queria era descansar. Deitei-me cedo e adormeci cedo, embora à 1h da madrugada o Patrick se lembrasse de querer brincadeira, tadinho ficou em casa o fim de semana sozinho e estava carente, tive uma trabalheira para sossegá-lo e para não acordar o L., mas lá ficou, só por volta das 6h é que voltou a ficar inquieto, já depois de eu ter ido à casinha.
Hoje quase nem dei por o L. sair para ir trabalhar, pois precisava mesmo de colocar o sono em dia, só me lembro de ele me dizer "No Algarve está a chover torrencialmente, acho que há lá inundações, safamo-nos por um dia!" Parece que infelizmente hoje foi o dia de Quarteira ser afectada, mas como a nossa casa lá, é num 4º andar, não deve ter havido problema.

Às 10h30 liga-me o L. a dizer que a faixa para o quarto do Gil está finalmente pronta e para eu ir lá buscá-la.
Fui então tomar o pequeno almoço e ia estender a roupa que tinha lavado ontem, mas começou a chover outra vez. Voltei para o quarto e fiquei a ver televisão. Quando estávamos perto das 13h liga-me o meu pai a dizer que a minha mãe estava muito doente e que ele estava a trabalhar e que não podia lá ir.
Liguei para a minha mãe e percebi que ela não estava mesmo nada bem, disse-me que estava farta de vomitar e estava com diarreia e nem tinha conseguido fazer o almoço, nem estender a roupa.
Apenas tive tempo para me vestir, fazer a cama, quis deixar a roupa estendida, que a essa hora já não chovia e lá fui eu! Ela estava mesmo em baixo, sem forças para nada e enquanto lá estive ainda foi pelo menos 3 vezes à casa de banho. Levei-lhe Phosphologel (não sei bem se se escreve assim) que é óptimo para o estômago e para os instestinos e acho que quando vim embora, estava um pouco melhor.
Lavei-lhe a loiça e apanhei a roupa que estava estendida. Saí de lá deviam ser umas 17h30, o meu pai já estava em casa e como ela estava um pouco melhor, fui ter com o L. ao trabalho, trouxe a faixa e ainda passei no Carrefour para fazer algumas compras para casa, pois já me faltava imensa coisa e há coisas que resolvi comprar já, não vá o Gil querer vir nos próximos dias e assim o papá, já tem muita coisa em casa para comer, leia-se "refeições rápidas" ou "refeições de gaijos".
Quando cheguei a casa, arrumei as compras, apanhei a roupa, jantei e arrumei as malas do fim de semana. A faixa ficou para colocar amanhã, que hoje já não havia paciência.

Como até agora, nem a minha mãe, nem o meu pai me ligaram, suponho que ela esteja melhor. Será que amanhã vou conseguir ter um dia de descanso????


Queria deixar aqui os Parabéns à Kya que já teve o seu Gil, que nasceu no dia 24, pelas 21h43, com 3320 kg e 48 cm!
A mamã Sofia, também já tem consigo o seu Gonçalo, que veio no mesmo dia do Gil da Kya, mas às 22h55, com 3120 kg e 49 cm, a vocês os meus parabéns!
Só uma curiosidade esses meninos são do signo Sagitário com ascendente em Leão e eu sou Leão com ascendente em Sagitário! :P

E não posso deixar de dar os Parabéns à Rute que já tem mais uma estrelinha a caminho, amiga espero que corra tudo bem com essa gravidez!
Estas são as boas notícias que tive logo que regressei do fim de semana, embora tivesse sabido logo que o Gil nascera ainda na sexta-feira!

segunda-feira, novembro 27, 2006

Relato do Nosso Fim de Semana

Tal como tinha dito, fomos no sábado de manhã para o Algarve, a viagem fez-se bem, felizmente o tempo esteve solidário connosco e não apanhámos chuva. Parámos duas vezes, até porque as minhas costas não acharam muita piada às viagens, razão pela qual ainda hoje me doem... Já perto de Quarteira, o meu pai lembrou-se de querer ir almoçar a um restaurante que tinha conhecido recentemente, mas na verdade ele nem sabia muito bem onde ficava, o que sei é que andámos ali uns 45 minutos à procura do restaurante e no meio de não sei quantos telefonemas para uma pessoa que o conhecia bem, lá demos com ele e a verdade é que até valeu a pena! Come-se lá muito bem! Fica em Vale Judeu e chama-se "Retiro do Camponês".
Depois o meu pai quis ir ter com a pessoa que lhe indicou o restaurante, que é um rapaz que está a morar lá e é dono de um Ginásio num condomínio privado, o Al Sakia, no Semino, junto a Quarteira e lá fomos nós lá tomar um cafezito com o rapaz.
Saímos de lá e fomos direitos a casa, a minha mãe foi ao cabeleireiro, o L. e o meu pai foram para o café e eu fiquei em casa a "passar pelas brasas". Quando a minha mãe se despachou, fomos ter à casa da minha prima, para lá de Loulé, porque o marido dela disse que precisava de ajuda para deitar uma grade de cervejas abaixo, coisas de gaijos, o que havemos de fazer???
Ali tivemos até quase às 8h da noite e seguimos depois, para ir jantar com outra parte da família, a Santa Bárbara de Nexe. É claro que a esta altura do campeonato, nem o L. nem o meu pai podiam trazer o carro, se bem que o meu pai desde que lhe foi diagnosticado o glaucoma, não conduz à noite, e lá vim eu a conduzir...

No outro dia de manhã, lá nos arranjamos para ir ao baptizado e fomos direitos a Alte, que ainda fica um pouquinho afastado, mas tenho de vos dizer que baptizados ou casamentos com missa são uma seca! Bem, isto na minha opinião e sem querer ferir susceptibilidades... E para os miúdos acho que é saturante, pois uma hora e meia ali, começa a ser demais. O meu afilhado até que se portou muito bem, não chorou nada, nem quando o padre lhe deitou a água benta, mas no final adormeceu e não se esperava outra coisa... ele até era um dos mais pequenitos, porque havia 7 baptizados e havia lá uns maiorzitos, que faziam com cada berreiro que nem dava para ouvir o padre... temos pena! LOL

Depois fomos para a casa da minha prima saborear o manjar, que foi leitão assado no forno, estava uma delícia e ali ficámos, até por volta das 22 horas. As mulheres passaram mais tempo de volta das crianças e na sala, enquanto os homens se dedicaram a um jogo de cartas e ao alcóol!
Resultado: não saiu de lá nenhum, que estivesse direito ou a dizer coisa com coisa! eheheh O meu pai então estava mesmo jeitoso, que nem se lembra de ter chegado a casa e o L. vinha todo direitinho, porque o vício do Sporting é maior e ainda queria ir até ao café, ver o seu clube a ganhar, mas isso não siginifica que ele estivesse sóbrio!

Aqui fica uma foto, que não está grande coisa, acho que quando foi tirada pelo L. ele já não devia conseguir focar nada, pois não tenho uma única foto que não esteja tremida! Ele tem mais umas no Qtek, mas ainda não temos cabo para as passar para o PC...


Mas o convívio de ontem à tarde foi muito giro, havia lá quatro crianças, o R. um rapazinho de 4 anos, que era vizinho do marido da minha prima, a filhota do meu primo mais novo, a I. com cerca de 2 anos e meio, a menina da minha prima mais velha, a L. com 1 ano e 4 meses e o meu afilhado, o A. de 6 meses, filho da minha prima mais nova. Recordámos, juntamente com os nossos pais, imensas travessuras que nós fazíamos e não havia como não o fazer, já que a I. faz birras do tamanho do mundo, exactamente igual ao pai e a L. é uma gozona de primeira, igualzinha à mãe! É a nossa desmultiplicação...
Acho que o Gil adorou o fim de semana, pois não parou um bocadinho, sempre a fazer-se notar e a lembrar-me que daqui a pouco tempo, ele fará parte destes convívios!

E agora só para vos fazer sorrir, o rapazinho de 4 anos para mim:
R: Onde está o teu bebé? (Já que toda a gente lá, tinha um bebé).
Eu: O meu bebé ainda está aqui dentro da minha barriga, não vês que está grande?
R: E então porque ainda não foste ao médico, para o tirar daí?


Joquinhas para todas e tenham uma óptima semana!

sexta-feira, novembro 24, 2006

Alteração de Planos


Tendo em conta o lindo tempo de chuva e vento com que fomos brindados desde ontem à noite, decidimos fazer a viagem para o Algarve apenas amanhã de manhã. Não sei a que horas o L. estará despachado do trabalho e para andarmos stressados em relação ao facto de se fazer tarde, mais vale irmos só amanhã à luz do dia.


Entretanto, hoje de manhã lá fui fazer as análises e ia eu toda contentinha a pensar "com este tempo ninguém sai de casa para ir fazer análises, aquilo não deve ter quase ninguém e despacho-me num instante!" Pois quando lá cheguei aquilo estava a abarrotar de gente! Felizmente para as análises só havia um senhor à minha frente, estive lá apenas uns 15 ou 20 minutos! A enfermeira é super simpática, das últimas vezes que lá tenho ido, tenho sempre apanhado esta, hoje esteve a contar-me o parto dela... só espero que o meu seja mais rápido, mas nunca sabemos...


Mais logo, já que não vamos para o Algarve, aceitamos o convite da C. e do L. para ir jantar lá a casa, a minha prima e o namorado também vão, é uma forma de passar o serão mais animado. Bem eles já andam todos nas compras de Natal e eu este ano ainda não comprei nada para ninguém, vocês acreditam que ainda nem me apeteceu comprar nada? Ainda nem decorei a casa, ou melhor, já coloquei o centro natalício na mesa da sala com umas velas e uns bonequitos alusivos à época, mas ainda não fiz a árvore de Natal. Se tudo correr bem, durante a próxima semana vou tratar disso.


E não me alongo mais, tenham um óptimo fim de semana!
Kya, espero que mais logo tenhas uma boa hora e que corra tudo bem contigo e com o teu Gil, joquinhas grandes para vocês e para a tua filhota!


quinta-feira, novembro 23, 2006

Mais um dia "sempreaabrir"...

Bem, hoje foi mesmo um daqueles dias que eu nem tive tempo para me coçar!
Acordei ainda não deviam ser 7 horas. Lá fui à casa de banho e andei à procura do frasquinho para colocar a urina, para levar para as análises, que ontem nem me lembrei de deixar pronto... entretanto descobri um secador de viagem dentro de um dos armários!
Vejam bem a minha cabeça, tinha cá em casa um secador de viagem e fui à Galp levantar outro, com os pontos... bem, mas também devo dizer que um não tem nada a ver com o outro, pois aquele tinha sido uma oferta já antiga da Aseptal, é bem mais pequeno e tem uma potência muito inferior ao da Galp, assim vou manter dentro da mala o melhorzito.
Voltei a deitar-me mais um pouco, também para não acordar logo o L., mas como já seria de esperar já não consegui voltar a dormir. Quando o despertador tocou, levantámo-nos.
Fui buscar a minha mãe, para me acompanhar às análises, quando lá cheguei disseram-me que afinal a preparação era diferente da que eu tinha feito e que isso muda de laboratório, para laboratório... ou seja, da última vez que fiz o tal exame do cotonete (pois Carla, que aqui quase toda a gente que eu conheço tem feito, é para saber se existem infecções que podem prejudicar o bebé na altura do nascimento) não me podia lavar pela manhã, este laboratório exige que o faça. Resumindo as análises ficaram para amanhã!

Quando saí dali fui tomar o pequeno almoço porque estava já faminta e o Gil também devia estar, pois não parava quieto. Logo a seguir fui para casa dos meus pais e esperei um pouco pelo meu irmão. Fui com ele até ao Prior Velho e enquanto ele ia levantar uma carga, eu fui até a uma empresa de aluguer de automóveis para alugar uma carrinha, pois bateram numa das carrinhas da empresa e a porta traseira não abre, não se podendo andar a trabalhar com ela e enquanto as coisas do seguro não se resolvem, porque aquilo foi um choque em cadeia, era necessário alugar uma carrinha.
Depois lá vim eu de volta para a casa dos meus pais na dita carrinha. Almocei lá e fui novamente à Amadora mais a minha mãe, à procura de uma túnica para levar ao baptizado do meu afilhado. Depois de correr meia dúzia de lojas, de ter "enfeirado" uma malita preta e umas calças tipo fato de treino para levar para as aulas PPP, lá encontrei uma túnica que me agradou (depois logo coloco fotos).

Rapidamente regressei à casa dos meus pais, deixei a minha mãe em casa e vim aqui só para vestir algo mais confortável e colocar os ténis e fui direita aos Olivais, para as aulas PPP.
Hoje o tema foi sobre o "Sono e o Repouso do Bebé", a sua importância e como havíamos de fazer para manter a vigília do bebé saudável, quando nascesse. A sessão foi dada por uma enfermeira estagiária, que até a gravou... eu bem me lembro o que é isto de ser estagiária, de ter aulas assistidas e gravadas... oh balhamedeus! Era um stress! Mas acho que ela se desenrascou bem!

Amanhã vou para o Algarve, pois o baptizado é lá, e só espero que o meu Gil não tenha nenhum ataque de pressa e se lembre de querer ser algarvio! Não é por ele ser algarvio, pois a bisavó materna também é e o bisavô, que já está em descanso há muitos anos, também era, mas porque sei que o Hospital de Faro é um verdadeiro pavor!
Gil, fofinho da mamã, aguenta-te aí por mais uns dias, ok? O primo tem tempo de te conhecer, depois do Natal! :P
Ah e sobre o corrimento, parece que está tudo normalizado, como não tive mais nada assim, a enfermeira disse-me que não valia a pena me preocupar mais, devia ser daquele que é prefeitamente normal, uma vez que não tem odor. E amanhã também vou fazer as análises e volto a perguntar, entretanto também tenho ali daqueles pensos para ver se estamos a perder líquido amniótico, amanhã coloco um e vejo o resultado.

Minhas lindas, se não me "virem" por aqui amanhã, já sabem que vou a caminho dos Algarves, o tempo não está famoso para ir de viagem, mas não posso deixar o meu afilhado no altar à espera! ;)

Tenham um excelente fim de semana e só lá para segunda ou terça feira, é que estarei de volta! (isto se não conseguir activar o Wireless no Qtek do L...).
Joquinhas grandes

quarta-feira, novembro 22, 2006

O nosso dia...

Hoje deixei-me ficar em casa até meio da tarde, a descansar... não fiz mesmo nada de especial, apenas coloquei meia dúzia de peças de roupa a lavar, quis lavar o roupão, para o colocar na mala e passei com a esfregona no w.c. da suite, de resto não fiz mais nada!
Passei a manhã deitada, ora a ver televisão, ora a dormitar...

Mas entretanto já tenho outra neurose para me chatear... então não é que agora é que o meu vizinho do r/c se lembrou de fazer obras???? Devem estar a pensar porque razão as obras do vizinho me chateiam, não é pelo barulho nem nada assim, é porque o problema que ele tem na casa dele deriva da péssima construção deste maldito prédio e ele tem infiltrações, que devem ter origem no w.c da minha suite. Assim, as obras dele, implicam obras na minha casa de banho e se ele já pediu um orçamento em meados de Setembro, sabendo que eu estava grávida, não podia ter já mandado fazer a porcaria das obras???
É claro que prefiro que sejam já, antes que o Gil nasça, até porque segundo o empreiteiro é apenas dois dias, mas ainda estou para ver se estas obras se realizam... porque quem manda fazer as obras é ele e não deve estar à espera que nós vamos pagar por algo que também não temos culpa, o L. já disse ao empreiteiro que não assumia a responsabilidade de qualquer pagamento, assim se o vizinho quer o problema solucionado tem de ser ele a pagar, pois nós também temos tido problemas e não fomos pedir dinheiro a ninguém...
Mas sinceramente agora que estou quase no final do tempo apetecia-me tudo, menos obras cá em casa, mesmo que sejam apenas dois dias! Santa paciência...

Bem, vamos a outras novidades, a minha mãe sempre foi ao oftalmogista na 2ª feira e parece que a retina do olho encontra-se bem colada e nem será necessário uma nova intervenção! No entanto, aquela impressão que ela tem, como se estivesse sempre a ver "uma pena" é uma sequela que já não deve desaparecer... mas o que importa é que o problema mais grave está solucionado!

Ontem terminei finalmente o curso, com um teste daqueles como eu não via há muito, muito tempo... de repente senti-me aluna de novo! :P Mas acho que até correu bem, embora tivesse havido uma ou outra questão que eu não consegui fundamentar com as respectivas leis, pois não as encontrava em lado nenhum e a formadora já nos estava a stressar com o tempo. Lá para o final do mês que vem, já devo ter o certificado... mais um... tenho tantos que nem sei para que servem eles, mas enfim...

Amanhã de manhã vou fazer mais análises incluindo aquela do cotonete, que eu detesto fazer, mas pronto é pelo meu Gil e ele merece esse pequeno sacríficio!

Aquelas dorzinhas na bacia não me largam, pelo menos do lado esquerdo, não são dores insuportáveis, mas tornam-se incómodas, creio que me vão acompanhar até o Gil nascer.... Esta noite as dores semelhantes às da menstruação também me brindaram, mas esta noite até foi uma boa noite, pois nunca me levantei para ir à casa de banho.
O Gil continua muito mexido, ora estica o rabiosque deixando-o td espetado no meu lado esquerdo, ora estica os pezinhos no lado direito, quando meto lá a mão ele ainda os estica mais, depois encolhe... só visto! Eu bem digo que ele ainda não nasceu e já não me tem respeito nenhum... ;)
Agora deu para embirrar quando conduzo, dantes adormecia num ápice, agora estica-se todo, parece que já não gosta de andar de carro, vá-se lá entender este miúdo...

De há dois dias para cá o meu corrimento está um pouco diferente, sempre tive bastante (mesmo antes de engravidar) o médico disse-me que era normal ter sempre um corrimento branquinho sem odor, para não me preocupar, mas agora cada vez que me limpo o corrimento é semelhante à expectoração, já não é tão branquinho, apresenta uma tonalidade a puxar para o verde, embora não seja mesmo verde e não tem qualquer odor... será o rolhão que se está a começar a libertar???
Amanhã tenho aulas de PPP e vou preguntar à enfermeira que é uma expert, pois já tem três rapazes, mas se poderem dar alguma explicação para isso eu agradeço!

Joquinhas e tenham uma boa noite!

terça-feira, novembro 21, 2006

35 Semanas



E é assim que nos encontramos às 35 semanas de gestação!
Estive a olhar para as últimas fotos que tinha tirado, às 33 semanas (e por este blog não ter arquivos, podem ver as fotos aqui) e de facto nota-se que a barriguinha cresceu um pouco...

Bem que as minhas colegas do curso me dizem que se nota maior desde que o curso iniciou. Hoje o curso vai terminar e pelo menos alguns de nós, vamos jantar juntos. Também vamos ter teste e eu não estudei nada! :P Apenas organizei um dossier com a documentação toda, para mais logo não andar feita doida com os papéis todos ao monte! Agora está tudo organizado, mas ainda vou pôr uns post-it's a indicar o que há em cada parte.

Também quero desejar os PARABÉNS à M. e ao P., pelo nascimento do vosso D.
A M. não tem blog, mas sei que passa aqui de vez em quando... o D. nasceu esta noite de cesariana (pois ele estava sentado), às 38 semanas, não sei de mais pormenores, mas espero que esteja tudo bem e desejo-vos muitas felicidades!

Ah! E quanto ao comentário da Sandra acerca do secador, eu sabia que o seu fim não se destinava a secar a nossa cabeleira! LOL Mas na minha ingenuidade, ainda pensei que com a remodelação da MAC, houvessem lá secadores... tal e qual um Hotel! :P
O meu marido é que perguntou para que precisava eu de secador na maternidade, se em casa raramente o usava... lá lhe expliquei tim por tim, que o secador se destinava a secar os pontos, de forma a evitar infecções...

segunda-feira, novembro 20, 2006

O meu domingo...



Cá estou eu de novo, não que tenha grandes novidades, mas sempre vou contando o que tenho feito.
Ontem almoçamos em casa dos meus pais, depois seguimos para a oficina onde o L. trabalha e fomos conferir as caixas com os livros do Círculo de Leitores, estava tudo certinho.

Por causa das malinhas para a maternidade eu andava a magicar algumas formas de poupar uns euritos, isto porque quando vi a "lista para a mãe", pediam lá secador. Ora bem, o meu secador é um pequeno monstrinho, daqueles que tem "n" peças e muito pouco prático para se levar. Pensei em cravar o da minha mãe que é pequeno, mas acho que ela não dispõe de mais nenhum e podia fazer-lhe falta, então do que me lembrei eu??? Dos pontos do cartão Galp Fast, onde tinha mais de 3000 pontos acumulados, muitos graças à viagem ao Egipto, que nunca descontei.
Andei a ver o site e lá encontrei precisamente o que queria, um prático secador de viagem! Saímos então da oficina e fomos direitinhos à Galp do Odivelas Park, o L. teve de colocar algum combustível na carrinha e eu fui pagar e descontar os pontos no secador e lá vim toda feliz da vida, com um secador novito e sem gastar um tusto!

Depois fomos ao Odivelas Park, queria ir à C&A ver do roupão, pois tinha lá visto uns muito giros e que seria a prenda de Natal da minha mãe. De facto estava lá um como eu queria, muito fofinho e azul, a condizer com os chinelos, mas azar dos azares, o único número disponível era o XL e eu ficava literalmente a nadar lá dentro!
Decidimos então ir ao Feira Nova e para surpresa nossa, a promoção do fim de semana era menos 25% em todo o vestuário e calçado. O L. andava à procura de um casaco clássico, mas numa linha moderna há já uns meses, mas infelizmente os preços eram tão altos que ele nunca se decidiu a comprar nenhum, ontem lá viu um que lhe agradou que custava 50 euros, menos os respectivos 25% e acreditem que é dificil o meu L. gostar realmente de alguma coisa! Eu nunca sei se ele vai gostar daquilo que lhe ofereço... Lá foi experimentar e como gostou, acabámos por comprar o dito blazer.
Eu vi também lá um roupão que me agradava, mas mais uma vez o tamanho disponível era o XL, ainda fui perguntar a uma assitente se não tinham mais em armazém e ela disse-me que não.
Andei a ver também um soutien de amamentação, pois só tinha um, mas os números também eram demasiado grandes. Virei-me para o L. e perguntei-lhe onde havia nos arredores outro Feira Nova, para ver se encontrávamos lá o roupão... e lá fomos nós parar a Telheiras! Encontrei o roupão tal como queria, que me ficou em 15€ e o soutien de amamentação por 7.50€.
Estas promoções vieram mesmo na altura certa! ;)

Regressámos a casa, o L. foi ver o jogo do Sporting ao café e eu fiquei por casa, entretanto dispus-me a montar o "caixote", que vai servir de estante... só não sei é como é que vamos pendurar aquilo na parede, pensei que o sistema fosse mais prático... mas isso depois o L. logo vê.

Hoje de manhã preguei uma partida ao L., andava a chateá-lo há umas duas semanas por causa da faixa para o quartinho do Gil, que não havia maneira de o outro gráfico a fazer e já temos o quarto praticamente pronto, então do que me lembrei eu? Coloquei-lhe um lembrete no QTEK, para lhe ligar e para saber quando imprimia a faixa, há pouco ligou-me a dizer que amanhã já devemos ter a faixa! :P

Neste momento eu devia estar a ir para as aulas PPP, mas resolvi baldar-me, é que hoje é a penúltima aula do curso e amanhã devemos ter teste e eu para sair das aulas PPP e ir para o curso, tinha de entrar na 2ª circular e apanhar um trânsito infernal e de certeza que ia chegar atrasada ao curso, para a semana já não há curso e posso ir às aulas de PPP, sem estar a stressar que tenho de ir fazer qualquer coisa a seguir!

Quanto ao comentário da Filipa, eu ainda não coloquei mais fotos, porque o quartinho ainda não está bem como eu quero (além de ainda não ter a faixa, o estrado e a estante continuam por colocar e ainda falta os quadros!). Mas amanhã quero tirar umas fotos da barriguinha para imortalizar as 35 semaninhas...

P.S. Digam-me lá uma coisa, acham normal o Gil ter 2 a 3 crises de soluços por dia? Eu sei que é importante eles terem soluços para exercitarem o diafragma, mas acho um pouco demais...

sábado, novembro 18, 2006

Mais um sábado, igual a tantos outros...

Ontem adormeci tarde e hoje acordei cedo, o L. ligou logo a TV e estivemos a ver aquele filme doido, com o Arnold Shwanneger (acho que não se escreve assim, mas vocês entendem) em que ele engravida. Pouco depois o L. saiu, foi a casa dos meus pais, supostamente para lavar o carro e dar ao meu irmão um termómetro digital, daqueles de colocar no ouvido (pois tinham-nos oferecido dois), porque a minha sobrinha já não deixa que lhe coloquem o termómetro normal, e eu voltei a dormitar...
Quando ele regressou, foi quando eu acordei era quase 1h da tarde :P
Ele não lavou o carro e pelos vistos esteve lá apenas na conversa, mas ainda passou pelo carpinteiro para saber quando podia cá vir afinar o roupeiro, já que acabou por não vir ontem, com o meu pai.
Fiz o almoço, o L. tomou um duche e foi de novo embora, para a ronda do Círculo de Leitores. Eu aproveitei para lavar à mão umas coisitas do Gil, umas mantinhas, umas fraldas e sobretudo meias ou meias lecas, que elas são tão pequeninas que só visto! LOL
Depois tomei um banho de imersão que me soube que nem ginjas! Deu para relaxar e falei imenso com o meu menino... inicialmente pensei que estivesse a dormir, mas não estava, aninhava-se de vez em quando, respondendo aos meus carinhos e parecia estar a apenas a tirar partido daquele momento, tal como eu...

Depois do banho, fiz a malinha da maternidade para o Gil, de acordo com a lista que a Sandra me deixou (a minha fica para depois - ainda me falta o roupão), embora as mudas de roupa, não estejam ainda completamente definidas... Já coloquei ali 4 babygrows exteriores, mas quanto aos interiores ainda vou conferir, tenho dois de tamanho 0 e os outros sinceramente, nem sei se levo também de tamanho 0 ou se de tamanho 1, o que me dizem mamãs mais experientes?
Falta-me ainda a tesourinha, que eu tenho a certeza que comprei, mas que não a encontro em lado nenhum!
Entretanto, ligou-me a minha prima do Algarve, a confirmar o baptismo do meu afilhado para a semana e para ter a certeza que até agora, o Gil não nos tinha já pregado uma partida, mas mal será se até ao próximo fim de semana, ele resolva portar-se mal...

Depois ligou-me o meu pai a convidar para lá irmos almoçar amanhã e fiquei a saber que afinal a minha mãe sempre teve notícias do médico. Aquilo o que ele lhe na fez 5ª feira, foi apenas para a retina não descolar por completo, mas terá de sofrer outra intrevenção para ficar mesmo bem. Na 2ª feira ela vai ao consultório e vamos lá ver o que o médico diz, também estou na expectativa para saber se os meus pais poderão ir ao baptismo ou não.

Quando o L. chegou "engatei-o" para irmos à Feira da Criança a decorrer até amanhã, na Cordoaria Nacional. Estava à espera de mais expositores e mais concorrência, mas mesmo assim para quem está no princípio da gravidez e ainda não comprou nada, lá pode encontrar mobiliário (lindo!!!!), roupinha (alguma em segunda mão), utilidades e coisas necessárias para o bebé. Depois há também um ou outro expositor de serviços, como seguros médicos, terapias para bebés e crianças, etc.
Estivemos um pouco à conversa com uma moça do Stand do BebeVida, que é uma empresa que recolhe as células estaminais, durante 20 ou 25 anos. Só é pena isto ser algo tão dispendioso... se nos tivesse saído ontem o Euromilhões...
Mas ainda nos ofereceram um miminho, um mini-kit, com a molinha para o cordão do bebé e um saquinho para o recolher quando ele cair.

Depois decidimos ir ao IKEA, buscar a estante que eu na outra semana não encontrei, passei por lá a correr, pois já ia atrasada para o curso, vi qual era estante, mas como não a encontrei no sítio indicado e estava imensa gente no centro de informações, acabei por vir embora sem a trazer. Hoje jantámos por lá, fomos novamente retirar a referência da estante e tivemos mesmo de ir ao posto de informações para saber onde a poderíamos encontrar, uma vez que no sítio que indicava no interior da loja, só havia as outras cores e não a branca como desejávamos.
Lá a trouxemos e só falta montar, talvez amanhã.
E para o quartinho do Gil não há mais nada a comprar! Já está tudo à espera que ele venha!

sexta-feira, novembro 17, 2006

Dia de repouso...

Primeiro que tudo quero agradecer à Sandra a amabilidade de me deixar a lista de coisas para a MAC! Vai dar-me um jeitão, pois uma das minhas dúvidas era precisamente saber se era necessário toalha para o banho, tanto para mim como para o Gil e já vi que sim! Obrigada e espero que com o teu Dinis esteja a correr tudo bem, no teu caso falta bem menos! ;)

Hoje resolvi ficar por casa mesmo, daqui a pouco vou dar um jeito à cozinha e ao w.c. da suite, mas não me apetece mesmo fazer mais nada, apesar de ter imensa roupa para passar a ferro. O Patrick está aqui a ressonar, atrás de mim, em cima da cama, este gato não sabe a sorte que tem em ter um lar e não ter de andar lá fora à chuva e ao frio! Mas é sem dúvida a minha companhia doméstica, adoro-o e era incapaz de abandoná-lo! (Ai que hoje sinto-me tão lamechas...)

Falei há pouco com a minha mãe e pelos vistos a intervenção de ontem não produziu quaisquer efeitos, já que ela diz que continua a ver a tal "pena". Ela já tinha ligado para o consultório do médico e ficaram de lhe retribuir a chamada assim que conseguissem falar com ele, no entanto eu também tentei acalmá-la, pois como ficámos a saber que afinal ela teria de sofrer um novo laser, o médico devia saber que só aquilo que ela fez ontem, não deveria ser suficiente... enfim espero que ela me diga alguma coisa, quando lhe retribuirem a chamada.
O meu pai também ficou de passar cá, com o carpinteiro para ver se conseguia finalmente afinar as portas do roupeiro e arranjar uma engenhoca para segurar o estrado do berço...

E minhas lindas, isto é tudo o que vos desejo:

Desafio das Manias

Estas moças blogueiras inventam com cada desafio, este parece-me complicado, apesar de toda a gente ter as suas manias, mas enumerá-las???

Bem, eu vou tentar de qualquer forma responder ao recrutamento da Rute e fazer este desafio, passando então o regulamento.
Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos pessoais. Além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem que escolher mais 5 blogistas para entrarem igualmente no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs o "recrutamento". Cada participante deve reproduzir o "regulamento" no seu blog.

Então aqui vai:
1. Tenho a mania de antecipar falas e atitudes das outras pessoas, coisa que irrita solenemente o meu marido... mas sou assim, o que fazer? :P
2. Sou demasiado prefeccionista e uma vez que decido que algo ficará assim (como por exemplo a disposição dos biblôs em casa, das almofadas em cima da cama, etc), nunca mais mudo, a menos que me dê na cabeça mudar a decoração toda, da divisão em questão!
3. Nunca saio de casa sem ver por onde anda o Patrick e sem lhe fazer uma festa.
4. Jamais deixo o carro mal estacionado, não só para evitar multas, mas sobretudo para evitar riscos e amolgadelas feitas com encosto de portas.
5. Actualmente não sou capaz de adormecer, sem antes sentir o meu bebé.
E afinal acho que era capaz de enumerar mais uma dúzia delas, mas fico-me pelas 5.

Passo então o desafio a (tentei ver quem ainda não foi recrutado):
- Ana - Piuzinho
- Vera - Mamã do Diogo
- Sofia - O meu bebinho
- Carla - Dezembro
- Sílvia - Diário da Barriguita

quinta-feira, novembro 16, 2006

Resumo do meu dia...

Bem, cá estou eu para fazer um resumo do meu dia (aviso já que é grande!).
Ontem quando me deitei estava tão cansada que nem sabia como havia de me deitar e além disso nem sono tinha, tinha uma espertina tão grande originada pelo excesso de cansaço, que é inexplicável. Passados cerca de 30 minutos de estar deitada, começo a ficar com umas dores nas pernas insuportáveis (iguais às que costumava ter quando tinha o período), a par com as dores que sentia na bacia... O L. que percebeu que eu ontem não estava mesmo bem, foi um querido e foi-me buscar Ben-U-Ron para aliviar as dores.
Só consegui adormecer depois das 2h da manhã. Acordei ainda não eram 7h, com o Patrick a pedinchar festas... lá fui à casa de banho e apesar de já não ter tantas dores nas pernas, as dores na bacia ainda se faziam sentir. Acreditam que quando me levanto da cama, pareço uma anormal, a tentar caminhar???

O certo é que depois já não consegui dormir, voltei para a cama mas como tinha de me levantar pouco depois já não consegui pregar olho. Levantei-me, lavei-me, vesti-me, tomei o pequeno almoço e fui buscar a minha mãe, que ainda me fez esperar um pouco.
Lá fomos nós direitinhas à Praça de Espanha a apanhar um trânsito infernal, ainda andei metida em atalhos, mas acho que compensaram pelo menos uns 10 minutos e ali estacionei o carro e apanhámos um táxi para o Instituto Gama Pinto. Chegámos lá deviam ser umas 9h15, a minha mãe fez a admissão e eu preparei-me mentalmente para a seca que ia apanhar... consegui passar por 4 salas de espera diferentes, enquanto a minha mãe foi fazendo pequenos exames como tirar a tensão ocular ou dilatar aquele olho. O que sei é que quando saímos de lá era 2 da tarde!
Mas o médico nem teve a culpa, hoje foi um dia em que ele teve imensas urgências (como a da minha mãe que nem estava marcada, mas que tinha a autorização dele) e ainda o vi pedir a alguns doentes para serem atendidos noutro dia... Pois ele ainda ia ter mais cirurgias e tinham-lhe batido no carro ou coisa assim, nem percebi bem...
A única coisa que percebemos é que a minha mãe ainda vai ter de fazer uma nova cirugia com laser, como um complemento ou algo parecido, mas só 2ª feira é que ela vai novamente falar com o médico, pois ele saiu dali ainda mais atarantado do que ela, que vinha com um olho "à gato" (dilatado).

Chegámos a casa eram quase 15h. Comi e vim para casa, aqui encontrei os meus vizinhos e ainda os senhores do banco que têm a posse de alguns andares, fiz-lhes o obséquio de lhes abrir a porta das arrecadações, pois parece que o "pato bravo" do construtor nem lhe deu a chave de acesso às arrecadações e quando olhei para o relógio já estava atrasada, para as aulas de PPP.

Hoje a aula foi meio corrida, pois também tinha a consulta às 17h. O que aprendi na aula resumiu-se a 4 exercícios para trabalhar a bacia, coordenados com a respiração, que não difere quase nada daquela que aprendi nas aulas de natação. Bem, mas não sei se foi da aula ou não, senti-me muito relaxada quando saí de lá!
As aulas vão prolongar-se até à altura do parto todas as 2ªs e 5ªs feiras. Mas parece-me que aquilo não é um curso que esteja muito bem organizado, porque enquanto eu estou de 34 semanas, há lá grávidas com 30 semanas e até uma de 37! Enfim... Quando saí de lá, fui à médica de família que me passou o papel para a MAC e afinal ainda terá de me passar uma credencial de consulta, mas isso fica para 2ª feira, até porque ela disponibilizou-se logo para o que fosse preciso!
A consulta na MAC ficou marcada para dia 12 de Dezembro, precisamente para as 38 semanas, alertaram-me logo que eles não aceitavam antes, então nem insisti... já agora, algumas das mamãs que me visitam têm a lista das coisas para levar para a MAC?
Eu já tenho tudo mais ou menos orientado, mas gostava de ver a lista deles, sei que eles tem no site, mas aquilo não está muito bem explicado.

E para finalizar aqui fica uma foto do nosso último brinquedo, um QTEK 9100:
O L. já andava com vontade de comprar um telemóvel que tivesse câmara para quando o Gil nascesse, este "brinquedo" tem a vantagem de ser telemóvel, máquina fotográfica e é um mini-pc, podendo depois até funcionar como GPS. Conseguimos poupar uns trocos valentes, pois ele foi comprado em segunda-mão, por menos de metade do preço na loja, é usado mas está em boas condições e quem o vendeu é de confiança - destes negócios é que eu gosto! ;)

E agora vou descansar um bocadinho, porque quando saí do Posto Médico ainda tinha tempo de ir ao curso, mas baldei-me mesmo... senti necessidade de vir para casa e descansar, acho que depois de um dia como o de hoje eu e o meu filho, temos direito a sossego!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Cansaço...

Agradeço imenso o vosso apoio, pois chegar a casa de rastos e abrir a caixa do email e ver imensos comentários animadores, fez-me logo sentir um pouco melhor!

Vou tentar resumir as coisas, pelo menos hoje, já que normalmente não sei faze-lo... é a minha veia filosófica, o que hei-do fazer? De manhã lá fui eu para a casa da minha mãe, tratei do almocito, que ela até já tinha adiantado e depois almocei juntamente com o meu pai e o meu irmão. O meu pai levou-lhe o almoço a ela, enquanto eu dei uma arrumação na cozinha, depois fui para o quarto dela e lá fiquei, mais o meu pai, até à hora de ir para o curso.
Amanhã lá irei com ela, ao Instituto Gama Pinto, logo pelas 8 horas, pois quem era para ir era o meu pai, mas apareceu-lhe um trabalho e nestas coisas não se pode fazer nada, porque na profissão dele é quando aparece e não quando se quer...

Depois lá tive de ir para o curso e não fosse amanhã ter de faltar, acho que hoje não tinha ido! O tempo estava horrível, as dores na bacia continuam, esta noite nem consegui dormir como deve ser, devido às dores e sinceramente já nem consigo encontrar posição, parece-me bem que, estou a entrar na fase crítica do final de gravidez, tal como muitas de vocês já mencionaram... As dores semelhantes às do período também me têm incomodado hoje, aliadas a tudo o resto, faz com que hoje não me sinta na minha melhor forma e a par disso o Gil insiste em mexer-se continuamente, acabou agora mesmo de me dar dois valentes pontapés numa costela! Agora não me deixa dobrar-me para a frente, enfia os pezinhos mesmo na zona da dobra... Hoje já dei por mim a desejar que ele já cá tivesse fora... bem, racionalmente também não quero que ele nasça já, mas cada vez me convenço mais que ele não chega à DPP! A minha mãe hoje até me disse que achava a minha barriga mais descaída e as minhas colegas do curso, que só dura há duas semanas dizem que já se nota que está muito maior...

Bem, amanhã cá estarei para contar novidades, espero que sejam boas! Novidades da parte da minha mãe e da minha consulta com a médica de família e das aulas PPP.
Eu ainda queria actualizar-me nos vossos blogs e nos mails que para ali tenho, mas sinto-me de rastos, parece que me dói TUDO... acho que fica para amanhã...

Ah! E quero desejar as maiores felicidades à Gioconda, que fez aniversário hoje, bem sei que já lhe liguei (não fiz a mesma figura triste do ano passado, que parece que só eu é que me esqueci, senti-me tão mal...) mas ela merece aqui um miminho!
Linda, ia colocar-te aqui a imagem de umas flores, de umas papoilas, que são as minhas favoritas, mas o blogger está mal disposto e não me deixou colocar nada...

terça-feira, novembro 14, 2006

Actualização

Hoje passei a tarde em casa da minha mãe, que apesar de estar apenas desde ontem deitada, já estava saturada de estar metida na cama o dia todo.
Fui lá ter por volta das 14h30 e ela até estava animadita. O que vale é que aquilo não dá mau estar ou quaisquer dores, daí que ela não se sinta mal, o médico apenas a advertiu para estar em pé o menos tempo possível e para não fazer esforços, seja de que tipo for, uma vez que o pequeno deslocamento que existe, foi causado pelo simples esforço de sacudir um tapete (que ainda por cima era meu! :s)
Mas isto deixa-me triste, algo que não consigo evitar, primeiro porque o meu pai já sofre de glaucoma e agora a minha mãe que sempre foi mais saudável a nível da vista, sofre este tipo de coisa...
E isto leva-me a reflectir sobre o facto de não sermos efémeros e de ver os meus pais de dia para dia, com problemas de saúde acrescidos. Bem sei que a vida é assim e vejo isso nos meus avós, mas enquanto nos meus avós racionalmente entendo que a vida é assim, acho que com os nossos pais as coisas não são vistas tanto em termos racionais, mas mais emocionais e é só quando há este tipo de coisas, que nos consciencializamos que, tal como os meus avós que são mais idosos, eles também são atropelados pelo avanço da idade...
Bem, mas na 5ª feira ela irá ter com o médico ao Instituto Gama Pinto e pelo que percebi vão fazer uma pequena intervenção a laser, de forma a colar a retina. Só se isso não resultar, é que será necessário uma cirugia para colar a retina de forma integral, o problema é que para isso há listas de espera de 2 anos, nos hospitais públicos...

Outra coisa que também me assusta no meio disto tudo é que eu sei que, por ser alta míope, não estou livre do glaucoma, nem tão pouco de um deslocamento de retina, que pode ocorrer até no parto do Gil... No entanto, fui vista por um especialista pouco antes de engravidar que me disse que apesar disso me poder acontecer, não encontrava sinais de alarme, daí que não me passou a declaração para a cesariana e sinceramente a esta altura já estou tão mentalizada para o parto normal, que prefiro mesmo que assim seja.

Amanhã irei a meio da manhã para a casa dos meus pais, vou lá fazer um almocito como deve ser, senão é novamente o meu pai a cozinhar e aquilo que ele melhor faz (como a maioria dos homens) é bife com batatas fritas e já basta terem comido isso hoje, não há necessidade de comerem novamente amanhã. Assim, aproveito e almoço lá também e fico o resto da tarde, até ir para o curso, a fazer companhia à minha mãe e a ver as novelas todas da TVI, que ela me obriga a ver!

À Cristina que me deixou um comentário acerca da minha lista de coisas para o bebé, queria dizer que por isto ser um template adaptado não existe link para os arquivos, já tive para criá-lo, mas ainda não tive muita paciência... Mas podes sempre deixar-me o teu mail, que eu envio-te a listinha!

E agradeço a todas os vossos comentário de ânimo, acho que com isto tudo o meu ânimo caiu um pouco, pois sinto-me um pouco deprimida e um pouco à toa... o que me vale é que sinto que está tudo bem com o meu bebé e ele será a melhor prenda de Natal que alguma vez tive! Beijokas a todas!

P.S. Eu sempre desejei que o Gil chegasse antes da DPP e que viesse antes do Natal e espero não estar errada, que ele virá mesmo antes, mas a preparação que o meu corpo está a fazer, deixa-me um tanto assustada, desde ontem à noite que sinto uma dor nos ossos da bacia (mesmo por debaixo da "Mari Joana"), tenho a sensação que aqueles ossos estão a abrir... e às tantas estarão mesmo... é normal que este tipo de sintomas comecem logo às 34 semanas? Isto de ser mãe de primeira viagem, deixa-me angustiada, nunca sei o que é normal... acho que se me queixar é exagerado e senão me queixar, posso estar a incorrer numa ignorância de algo alarmante... oh balhamedeus, que hoje os meus neurónios devem ter fugido para parte incerta!

segunda-feira, novembro 13, 2006

Novidades fresquinhas!

Hoje foi dia de consulta, tal como tinha dito. Fiz o habitual, entreguei as análises e a ecografia. O médico disse-me que estava tudo bem e que não tinha de me preocupar com a anemia, pois não era uma verdadeira anemia, já que estava estável, é apenas uma consequência da gravidez mas que, como não apresenta agravamento, não devemos valorizar, embora antes do parto talvez vá tomar algum complemento.
Lá medi a tensão que estava a 11/7, perguntou-me se tinha voltado a ter quebras de tensão, coisa que felizmente não tive mais. Estou actualmente com 70 kg, fartou-se de me elogiar, uma vez que o aumento foi apenas um total de 8,5 kg e que mesmo no próximo mês totalize 11 kg, não há problema nenhum!
Diz que gostava que todas as grávidas que acompanha se portassem assim... pois eu cá continuo a achar que devo é agradecer ao meu metabolismo, embora nunca tenha sido daquelas grávidas que devora tudo o que é comida, na verdade o meu apetite nunca aumentou, manteve-se o mesmo que eu tinha antes de engravidar, mas acho que se fosse de qualidade de engordar muito, tinha engordado de qualquer forma.
Mediu-me a barriga, que está normal para esta altura da gravidez e verificou o batimento cardíaco do Gil que também está normal, acho que deu 146 BPM.
Queixei-me das moínhas na barriga, semelhantes às dores menstruais e a indicação do médico foi que se elas deixassem de ser espaçadas, como até agora, que as tenho num dia e depois só as tenho passados três ou quatro dias e se fossem constantes com um limite de 20 em 20 minutos, para ir imediatamente para a maternidade. E claro, depois deu-me outras indicações para me dirigir à maternidade, caso as águas rebentassem ou sentisse dores abdominais ou algo que considerasse mesmo anormal, que à partida nós instintivamente, conseguimos perceber que é motivo de alarme.

Próxima consulta: dia 5 de Dezembro, com CTG já marcado! E muito provavelmente com toque... :s

Outra novidade, a minha sogra ligou-me à hora de almoço, a dizer que a enfermeira começa as aulas de PPP na 5ª feira! Finalmente!!!! Já estava a ver que não as ia fazer... disse para me acompanhar de toda a documentação da gravidez.
O único senão é que já vi que tendo de lá estar às 16h para as aulas PPP e tendo uma consulta marcada para as 17h, nesse dia não vou conseguir ir ao Curso de "Gestão e Administração de Condomínios", mas pronto... posso dar uma falta e espero não ter de dar mais nenhuma, depois o curso também acaba logo na 3ª feira a seguir.

Update às 22:50
Acabei de receber uma notícia que me deixou muito triste... a minha mãe que me acompanhou à consulta, queixou-se de estar a ter uma impressão na vista, como se tivesse "uma pena" à frente do olho. Disse-lhe que de acordo com aqueles sintomas devia tentar marcar uma consulta no oftalmogista o mais rápido possível. Ainda durante a tarde ela ligou para saber se o oftalmogista a podia ver, mas não sabia se o meu pai estaria em casa, para poder levá-la lá. Eu entretanto segui para o curso e há pouco recebi uma chamada do meu pai... o diagnóstico da minha mãe não podia ser mais desanimador: ameaça eminente de deslocamento de retina! :(
O médico recomendou-lhe ficar de cama e na 5ª feira irá ao Instituto Gama Pinto, para ver o que se poderá fazer, possivelmente um tratamento ou em último recurso, uma cirurgia. Mas porque é que há sempre algo que corre mal????

domingo, novembro 12, 2006

Xiiiiiiii...

Parece que toda a gente me quer dar porrada! :P
Deixem-me lá explicar isto direitinho: eu quando digo pôr cera no chão, não é andar de joelhos a esfregar o chão, feita gata borralheira!
O chão dos meus quartos é chão flutuante (há quem goste, mas se eu pudesse já o tinha tirado, detesto-o! Risca-se imenso e só está bonito quando tem cera fresquinha!), a única cera que ele leva é cera acrílica, que é bastante líquida, assim é como se estivesse a passar com a esfregona. Coloco um pouco de líquido no chão e espalho com a ajuda de uma moppa (acho que é este o nome daquele utensílio) deixo-o secar no mínimo duas horas, antes do Patrick ou de alguém ir para lá patinhar e voilá, tenho o chão enceradinho, brilhante e com um cheirinho super agradável, sem muito esforço e sem grandes canseiras!

Ontem à noite, a minha prima e o namorado vieram cá ter depois do jantar e fomos até ao Loures Shopping, tal como eu desejava. Naquele Continente encontrei finalmente o colchão que queria, um colchão ortopédico da Happy Bear, é um pouco mais pequeno do que a largura da cama, pois ela tem uma dimensão diferente da standarizada é de 1,20 x 70 cm, antes dos habituais 1,20 x 60 cm, mas penso que os 10 centímetros a mais serão colmatados pelas protecções laterais dos edredons.
Agradeço à Rute a dica do protector do colchão, já encomendei ao namorado da minha prima, que vende ao mesmo preço do Continente e assim sempre ajudo a família! :P
Depois viemos para casa e assámos umas castanhas, que comemos enquanto víamos um filme da SIC sobre "troca de casais", algo que está muito na moda devido à novela que passa na TVI... chamem-me antiquada ou "bota de elástico", mas isto é algo que eu simplesmente não compreendo! Se queremos estar com outras pessoas, acho que o caminho mais fácil é o divórcio ou melhor, acho que se as pessoas já pensam desta forma o melhor é nunca assumirem o casamento como um compromisso, porque não vale a pena, mas isto é o que eu penso, pelos vistos há outras maneiras de pensar bem diferentes, posso até respeitar, mas não compreendo e não concordo! :P

Hoje foi a comemoração do aniversário da minha sogra e lembraram-se de ir almoçar a Almeirim... até parece que não havia restaurantes mais perto! Andámos quase duas horas de carro, também porque apanhámos um acidente e parece-me que foi grave, embora não tivessemos passado mesmo ao pé dele, só para ir comer sopa da pedra... Comemos bem é certo, mas já estava tão farta de andar de carro!
Quando saímos de lá eles ainda queriam ir ao Campera, mas eu sinceramente já estava sem muita paciência. Optámos por vir para casa e já dormitei ali em cima da cama, porque ontem depois daquele filme começou um outro sobre terramotos e eu entusiasmei-me e só apaguei a televisão já eram 4h da manhã! :D
E ainda agora estive a ajudar o L. a organizar os pedidos do Círculo dos Leitores, para ele entregar amanhã ao coordenador e assim se passou mais um fim de semana!

Amanhã vou novamente ao médico. Na 5ª feira tenho uma nova consulta na médica de família, para poder marcar a consulta de referência na MAC e acho melhor já desistir das aulas de PPP, se apanho a enfermeira no posto na 5ª feira ainda lhe dou uma resposta torta, acho que vou é perguntar na MAC se não poderei lá fazer as aulas de forma compacta...

sábado, novembro 11, 2006

Mais uma etapa... quase terminada...


Pois ontem foi mesmo dia de limpezas e felizmente tive cá a minha mãe a ajudar-me, pois haveria coisas que eu já não conseguia fazer.
Eu limitei-me a limpar o meu quarto, aspirando e limpando o pó, ela ajudou-me a fazer a muda da cama e optámos por virar o colchão, pois ele já está é a pedir reforma, apesar de ser ortopédico, encontra-se já deformado, mas só para o ano é que vai dar para mudar o colchão e muito provavelmente a cama, vimos uma no IKEA que simplesmente adorámos, mas enquanto não soubermos a despesa que o nosso menino nos vai dar, não queremos entrar em aventuras financeiras, ainda dispensáveis.
Depois limpei o w.c. da suite e lavei o chão. Falta-me agora ir passar cera no chão do quarto, é o que farei já de seguida!
A minha mãe andou na sala, limpou o pó, varreu e ainda me tirou os cortinados que foram lavados e já estão secos. Como tenho dois varões, uns já estão passados a ferro e postos, os outros estão ali a aguardar pacientemente que eu os passe e que alguém os ponha! :P
Dei uma limpeza geral à cozinha, limpei o fogão e pouco mais, daqui a pouco também lhe vou passar a esfregona.

Há pouco montámos finalmente o berço do meu menino! Mas há um senão... não fazemos ideia como é que é colocado o estrado da caminha de grades! Não existe nenhum suporte que o agarre, não existem ranhuras para parafusos ou para colocar qualquer coisa que o ajude a prender... a caminha de grades é ainda composta no seu interior com um pequeno berço de embalo, e esse sim, veio completo e pudemos colocar o estrado... Mas as amarras que suportam este pequeno berço de embalo não condizem com nada, enfim... Ainda trás o mosquiteiro (ou véu) para proteger o bebé de mosquitos (ou olhares indiscretos :P quando vier cá alguém que não nos agrade, cobrimos o Gil com o mosquiteiro! LOL).
É claro que estão a pensar nas fotos... pois mas eu só mostro quando estiver tudo pronto, com o estrado, com os colchões e com o mosquiteiro (já o lavei, mas está na corda a secar!). Ah! E com o móbile musical!
Pedi aos meus pais, que vão a uma festa de anos, perto do sítio onde a caminha foi comprada, se davam lá um salto para ver se ainda lá havia alguma cama destas (coisa que duvido, pois aquilo ia passar a ser uma sapataria), para ver como o estrado estava colocado e daqui a pouco vou ver se compro o colchão no Loures Shopping, mais precisamente no Continente, pois tinha uns colchões que me tinham agradado, mas só os vi no Continente de Albufeira, aqui nem o do Colombo nem o de Alfragide têm... vamos ver se o de Loures tem...

O L. foi ver se entregava mais umas revistas do Círculo de Leitores e se recebia mais uns pedidos e eu vou dedicar-me então ao resto da lida da casa.

Tenham um bom dia de S. Martinho, embora este dia não me traga muito boas recordações de outros tempos, pois neste dia perdi uma prima minha, que adorava, mas já lá vão 12 anos, no entanto não há ano nenhum que não me lembre e naquele ano choveu que se fartou!
Mais logo comerei umas castanhas assadas e recorda-la-ei com todo o carinho! ;)

sexta-feira, novembro 10, 2006

Hoje é dia de....



E se não ficar hoje tudo em ordem, amanhã há mais...

quinta-feira, novembro 09, 2006

Resultado das Análises

Bem com a emoção da ecografia, quase me esquecia disto... recebi o resultado ontem e CONTINUO COM ANEMIA! Buááááááááááá

Acho que vai ser assim até ao fim... mas tirando isso está tudo bem, nada de diabetes gestacionais ou infecções. Segunda-feira o médico provavelmente irá dar-me um novo suplemente de ferro. Vamos a ver...

Ecografia das 33 semanas!

Hoje foi finalmente o dia da ecografia, creio que esta tenha sido mesmo a última. Apanhei o médico que me tinha feito a primeira ecografia e que voltou a dizer que, sendo a minha primeira gravidez, deveríamos ter feito pontaria para os gémeos! :D O L. bem gostava, mas isto não é como nós queremos e eu acho que um já deve dar trabalho, então dois nem sei como seria!
Mas já tinha avisado os familiares que se por acaso (hipótese bem remota, felizmente! :P) viesse um trio, iam dois recambiados para a casa dos avós e só cá ficava um! LOL

Bem vamos ao que interessa, lá gravei a ecografia, como é da praxe e daqui a pouco vou levá-la à minha mãe para ver. O meu bebé está cefálico, como já me tinha dito a enfermeira no posto de saúde, tem as costas para o meu lado esquerdo e os pés para o lado direito, que ele insiste em esticar, esticar... pois e com isso, já eu tinha entendido que ele tinha ali os pés!
Continua com um bom ritmo cardíaco e com bastantes movimentos fetais (acho que ele não estava a gostar nada da brincadeira, porque fartou-se de me dar pontapés!), está no percentil 50 e o peso estimado é de 2067 kg, o que significa que não será um bebé demasiado grande. O médico disse que, assim sendo, estava tudo bem encaminhado para que o parto não fosse dificultado pelo tamanho excessivo do bebé. Não me falou foi do comprimento dele, eu ainda perguntei mas ele deu a entender que na posição dele, não era fácil fazer essa estimativa.
Pelo que vi na ecografia, estima-se que ele irá engordar até ao final da gravidez, entre as 500 e as 600 gramas.
Mediu-lhe o fémur e a cabeça, está tudo normal, o líquido amniótico está dentro do previsto e disse que a minha placenta é anterior.

Fiquei a pensar se não deveria ter mais roupinhas de tamanho 0... é que quase tudo o que tenho é de tamanho 1, mas creio que deve dar, não é?

As moínhas de que me queixei ontem, semelhantes às do período, hoje continuam, até fiquei a pensar se na ecografia não me iria acusar placenta prévia, mas pelos vistos está tudo bem e isto deve fazer parte do processo.

Agora mudando de assunto, digam-me lá uma coisa: com quantas semanas é que geralmente se começa a preparação para o parto???? Bem, isto nos centros médicos, porque no particular é quando nós queremos ou a partir das 28 semanas. Acho que a enfermeira não deve é querer trabalho, isto porque estou nas 33 semanas e o que ela disse à minha sogra, que trabalha lá no posto, é que as grávidas agora "têm a mania" de querer começar a preparação muito cedo e que por isso os bebés estão todos a nascer mais cedo, isto faz algum sentido???
É que eu já estou com 33 semanas e quando ela me ligar a minha vontade é dizer-lhe "Muito obrigada, agora acho que já não preciso, pois estou em cima da "deadline" e já não me vai adiantar de nada, porque o meu filho bem que pode nascer às 38 semanas!!" Bem, é apenas mais uma acha para a fogueira do nosso querido Serviço Nacional de Saúde! Que país este, quanto menos se faz, menos se quer fazer...

quarta-feira, novembro 08, 2006

Escrita em dia...


Aqui está uma foto mais decente do roupeiro do Gil e já com mais coisinhas, assim pelo menos já se vê a diversidade das cores.
Na outra porta também tenho um compartimento só para as fraldas e toalhetes e coloquei lá também os edredons, mas ainda falta preeencher um compartimento e o três das gavetas.

Esta é a gaveta dos sapatinhos do Gil, de todos estes comprei as botinhas de pano, o último par dos cremes, do lado direito, os laranja e os azuis claros, o resto foi oferecido ou "herdado".



Esta é a cómoda mais alta, que já está cheia de coisinhas do Gil, babygrows, camisolinhas, calcinhas de pé, pijamas, etc, etc.
A primeira gaveta do lado esquerdo ainda não tem puxador, pois foi necessário colá-lo (é de boa qualidade...), em cima da cómoda podem ver duas molduras, o mealheiro do Gil e o candeeiro de mesa cabeceira.

E hoje continuo meio enjoada, segundo o que vocês dizem é normal pois a recta final aproxima-se a passos largos... Bem quanto às estrias nem devia ter ficado tão espantada, tenho-as desde os 13 anos e não era por andar sempre a engordar e emagrecer, pois na altura eu era uma verdadeira trinca-espinhas, na primária até me chamavam "Olívia Palito".
Aos 18 anos quando entrei para a faculdade pesava 48 kg (tenho 1,67m). Quando comecei a dar aulas, aos 24 anos, um aluno meu disse-me que eu era a professora mais magra da escola toda, disse-lhe que era possível, mas que a minha magreza era saudável, que eu não era anoréxica, ficou muito surpreendido, pois pensava que era...
Quando comecei a tomar a pílula, passei para os 53 kg e depois de ter casado (mas porque se engorda sempre, depois deste passo???) passei para os 59/60 kg e as estrias atacaram em força nas coxas, apareceram sem dó nem piedade em tons castanho-escuro, a única coisa que resultou foi o creme anti-celulite da ROC, acreditem que resulta mesmo e deixa a pele super sedosa, o problema é o preço, uma embalagem custa em média 30€, mas se nos deslocarmos à vizinha Espanha, conseguimos duas pelo mesmo preço.
Mas como é óbvio, durante a gravidez abstive-me de usar esse tipo de cremes. Resultado: as minhas coxas e as minhas ancas formam uns rios castanho-escuros, misturados de vermelho... tenho esperanças que depois isto seja atenuado, mas sinceramente, enquanto já esperava um agravar nestas zonas, nos seios e na barriga, o que não contava era com estrias nas costas!

Esta noite também foi muito mal passada, acordei pelas 5h para ir à casinha e já não consegui dormir, mais uma vez fui para a sala ver notícias, às 8h fui tomar o pequeno-almoço e só depois fui de novo para a cama, para dormitar apenas duas horas. Além das contracções da barriga ficar rija, hoje comecei com dores, como aquelas que antecedem o período, sei que também são normais, mas não deixam de ser incómodas e pergunto-me: não será ainda cedo para as ter???
Finalmente amanhã vou ver o meu Gil de novo! Tenho a ecografia marcada para as 8h da manhã, acho que vai ser mais uma noite mal dormida, a ansiedade das ecografias deixa-me sempre eléctrica... :P
Joquinhas a todas!