sexta-feira, fevereiro 27, 2009

26 Meses

Mais um mês na sua contagem...
E o Gil parece que nem sequer foi bebé, já passou, já passou toda essa fase, agora é um menino lindo, muito tagarela que quando está acordado nunca nos dá descanso, ora está a fazer traquinices das suas, ora fala, fala, fala como se não houvesse amanhã!
Se estiver apenas com ele, para além de ser uma das melhores companhias do mundo, não me sinto minimamente sozinha e nem sequer sinto falta de alguém com quem conversar, porque o rapaz adora conversar! Tem vezes que baralha as conversas todas, mas eu compreendo tudo o que ele diz (ou quase tudo... porque o Gilês às vezes é um pouco complicado). E absorve tudo o que dizemos... por exemplo usamos muito a expressão "vamos à Mitra" ou "foi para a Mitra" quando não sabemos onde ir ou quando não sabemos de qualquer coisa, ontem andava eu feita barata tonta à procura do creme para o rabiosque dele e perguntei-lhe:
- Gil onde está o creme?
- Foi pá Mita!

Depois tem muita mania que é engraçadinho! E já faz gracinhas com a linguagem, pode estar a falar muito bem e se percebe que estamos todos a dar-lhe atenção, descamba em bláblás e coisas do género.
Continuo a achar que a melhor parte do dia com ele, é à noite antes de dormir e depois do banho em que pede:
- Mãe, quéu miminhos, quéu beijinhos...
Agora também aprendeu a usar os diminuitivos e volta e meia trata-me por "mãezinha" e o pai por "paizinhe" e ontem até usou a expressão "cavalinhe".

Já conhece de cor os caminhos que fazemos de carro diariamente, de casa para ama, da ama para os avós, dos avós para casa. No inicio da semana, quando saímos da ama, voltei à direita em vez de ir para a esquerda como habitualmente, porque os meus pais não estavam lá e eu queria ir a uma loja comprar umas coisas, mal ele vê que viro para outro lado pergunta:
- Vamos à famácia?
- O quê Gil? - questionei-lhe eu porque não sabia se estava a compreende-lo bem, até porque até parecia que íamos à farmácia todos os dias, quando só lá fomos umas 2 ou 3 vezes!
- Vamos à famácia?
- Não amor, não vamos à farmácia, vamos a uma loja que a mãe precisa de ir comprar sacos pró lixo.
Assim que me vê voltar no curzamento seguinte, grita:
- Não é p'áqui! É p'áli! P'áli a famácia!
Portanto, além de quando vai no carro sozinho comigo, não se calar um minuto, em que conta tudo e mais alguma coisa e ainda pergunta por toda a gente inclusive pelo gato e pelos bonecos, ainda me vai dizendo onde tenho de virar...

É um reguila muito engraçado, que continua o chatinho de sempre, mas cada vez mais consciente do que o rodeia e cada vez mais desenvolvido em termos de linguagens. Também noto que agora deu um "salto" em termos de crescimento, pois temos alguma roupa a fugir e já chega a lugares onde não devia! :P

Se a nossa vida não estivesse tão complicada, seria a altura ideal para pensar em dar-lhe um/a mano/a, mas ultimamemte limito-me a sonhar com dias melhores. Passo horas a tentar equacionar as coisas e a tentar perceber porque muitos dos meus sonhos, não estiveram nem perto de acontecer... E ainda dizem que dinheiro não trás felicidade... não trás, mas ajuda e muito e nesta altura solucionava todos os nossos problemas, inclusive a situação da minha avó.
Mais uma vez tenho andado ausente, ando sem vontade de nada... desculpem...

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

O puto está cada vez mais reguila...

O nosso fim de semana passou bem rápido.
No sábado de manhã, acordámos e o L. foi dar uma volta com o Gil, enquanto eu me despachava.
Depois deixámos o Gil na avó paterna. Fomos os dois almoçar sozinhos e depois fomos ao hospital ver a minha avó. Saí de lá com o coração apertadinho. Ela está melhor, pelo menos já está lúcida, mas isso não evita que tenha ficado a pensar nela o resto do dia e que tenha feito com que tenha tido uma insónia nessa noite.
Lamento que as coisas sejam assim... Acho que em certas coisas o meu pai não tem procedido da melhor maneira, mas há decisões que apenas tenho de acatar, que não são minhas, mas na 6ª feira ainda lhe disse umas coisas, que provavelmente ele não gostou de ouvir, mas tinha de as dizer. Ele é que é filho, a minha mãe é nora e mesmo assim concordou comigo, mas adiante que isto é só um desabafo, porque como já disse, isto de chegar a velho, é lixado!

Depois o L. seguiu para ver o Sporting e eu ainda fui ao lar buscar umas coisas da minha avó para entregar a um primo, que ia lá no dia seguinte. Eu fui ter com o Gil à casa da minha cunhada e jantámos por lá. Depois levei a minha sogra a casa e viemos para casa. O papá chegou logo de seguida, todo feliz com o baile de futebol que o Sporting deu ao Benfica.

Ontem fomos almoçar à Expo, para comemorar o aniversário do avô paterno do Gil, como referi no post anterior. Passeámos um pouco por lá. E regressámos a casa cedo, desejosos de relaxar um pouco em casa... coisa impossível com um Gil como o meu!
Desarruma tudo, deita tudo ao chão, além de mexer em tudo e não pára quieto um segundo!
Ralhei com ele por estar a mexer, mais uma vez, no prato da comida do gato e ele insistiu. O pai pegou nele e perguntou-lhe:
- O que é que a mãe te disse?
- Pa não mexer na papa do gato...
- E porque é que tu foste outra vez lá mexer...
Ele ria-se...
- Vá, diz lá ao pai, porque foste tu lá mexer?
- Aquilo não tem nada! - quando ouvi esta resposta dele até fiquei banzada... não foi só o facto dele ter usado este argumento, foi não perceber muito bem onde ele o arranjou e foi o tom de voz que utilizou, como que a dizer, "não sei porque implicam comigo por ir mexer ali, aquilo não tem mesmo nada".
Eu e o meu marido ficamos a olhar um para o outro, mas desta vez sem risada pelo meio, porque ficámos mesmo atónitos com aquela resposta e com o tom que ele usou.
Sei que o signo dele, fá-los crescer mais depressa, mas não estava nada à espera disto... ele ainda nem 26 meses tem...

À parte disto, ele já conta tudo o que faz e faz grandes conversas. No sábado no regresso a casa perguntei-lhe:
- Gil, foste andar no popó grande com a avó?
- Não... o popó grande não tava lá... a avó deixou passar...
- Ai o popó grande já tinha passado?
- Sim...
- E foste a pé ao Shopping?
- Sim... e a avó deu um chupa ao Gil... e o Gil deixou o chupa cair...
- Ai foi? A avó deu um chupa e tu deixaste o chupa cair?
- Sim...
Mais tarde confirmei com a minha cunhada e foi verdade.
- Mamã, o pai?
- A mãe já te disse onde foi o pai...
- Foi ver o Pótingue?
- Sim, foi à bola ver o Sporting... mas também já deve estar a chegar a casa.
- O papá também tá a chegari a caxa... papá? Anda papá, anda pa caxa, que o Gil e a mamã vão pa caxa agóia!

O que vale é que o que ele tem de reguila também tem de meiguinho e de saídas muito engraçadas. No sábado de manhã, quando acordou chamou-me:
- Mãe... mãe...
E em mantive-me quieta e calada.
- Oh mãeeeeeee - chamava ele num tom gozão. Mas onde vai este miúdo buscar estas coisas????

Deixo-vos umas fotos do meu pirata!
O meu pirata na 6ª feira, no quintal da ama.


Junto com a ama e os outros meninos, o Noddy (o A.) e um diabinho (o D.).

No sábado, no nosso carro, a fazer gracinhas.

Ontem na Expo, todo divertido, com uns balões rectangulares do Sporting.

domingo, fevereiro 22, 2009

Gil Resolve!!!

Antes de falar do fim de semana, não resisto a festejar a vitória do Sporting e ainda em ambiente de festa a comemorar a derrota benfiquista, deparámo-nos com a estrela sportinguista da noite anterior no restaurante onde festejavamos o aniversário do avô paterno do Gil.
Apesar de eu não ter jeito para estas coisas e não achar piada anenhuma em incomodar figuras públicas, o avô do Gil foi pedir ao Liedson para tirar uma fotografia com ele (vestido à pirata), à qual ele acedeu simpaticamente e assim o Gil não se vai lembrar dele apenas por ver o canal história! :P


sexta-feira, fevereiro 20, 2009

É Carnaval...

É Carnaval e sempre abominei as brincadeiras idiotas, o atirar de ovos podres, as molhas despropositadas, as brincadeiras tolas que se fazem por aí...
No entanto nesta época recordo sempre um rapaz, que era somente um dia mais novo do que eu, em que as nossas mães se encontraram na maternidade.
Vivia também na aldeia, perto de nós e era terrível, só estava bem a fazer patifarias. Andou comigo na escola primária. Ainda cedo, pelos nossos 16 anos, começou a andar com companhias que o levaram para o mundo da droga.
Logo após termos feito os 18 anos, eu ingressei na faculdade e ele sofreu um acidente de mota, perto da casa dos meus pais. Ele não sobreviveu, o outro que o acompanhava sobreviveu a esse acidente, para anos mais tarde não sobreviver a uma overdose...
E no Carnaval acordávamos sempre a meio da noite com os sinos da igreja a tilintar e já sabíamos que era o Xana que lá andava a tocar... nos dois primeiros anos após a sua morte, os seus irmãos ainda quiseram manter viva a sua memória e lá foram tocar o sino. Agora já não se ouve o sino da igreja a tocar madrugada a dentro, no Carnaval... Mas recordo-me sempre dele nesta altura, assim como no meu aniversário, por saber que ele iria fazer os mesmos anos que eu no dia seguinte, pois apenas tinhamos horas de diferença.

Agora o Carnaval é para o Gil. Comprei-lhe um fato à pirata, por esta hora deve a ama estar a vesti-los para irem até ao largo da aldeia, juntarem-se com os meninos do colégio e darem as conhecer as suas máscaras à população da aldeia.
A ama lamentou-se que este ano não tinha máquina fotográfia e eu disse-lhe logo, que não era por isso que ia deixar de os fotografar! Deixei-lhe a minha máquina e mais logo espero ver as fotos do cuquito e dos amiguinhos.

Quero agradecer a todos os que deixaram as melhoras para a minha avó, ela vai permanecer internada no hospital, até que as suas pernas comecem a melhorar um pouco, pois estão demasiado inchadas. Ela está muito desidratada e isso afectou-lhe as suas capacidades mentais, pelo que umas vezes reconhece-nos e outras não, depois diz coisas que apesar de não terem piada nenhuma, nos dão vontade de rir, como já ter dito que a minha mãe tinha cara de bêbada ou que as enfermeiras lhe faziam a vida negra ou que morava num local, onde morou quando era miúda. Espero dias melhores.

Aproveitem o bom tempo e gozem muito esta época festiva, afinal é o melhor que fazemos...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Desculpem a ausência mas...

Ando sem cabeça para nada!
Tenho tido mais trabalho porque a contabilidade andou meio parada por causa das incompatibilidades do programa informático e agora tenho de actualizar tudo. Além disso tem havido mais trabalho, mas como sei que vou mesmo embora no final do contrato, nem quero saber...
Não sei porquê nem porque não, sinto-me cansada e exausta. O pouco tempo que tenho na net tem sido para procurar emprego e depois de 3 semanas de envio de currículos, ainda nem um telefonema recebi... é frustante!
Para piorar as coisas e o ânimo, ontem à noite minha avó, que tem estado em recuperação no lar, apesar da a fisioterapia não estar a dar o resultado que esperávamos, foi para o hospital. Os meus pais ainda lá foram e o meu pai esteve com ela e ela nem o reconheceu... :(
Soubemos que entretanto tem uma outra factura num braço, nem sabemos como é que isso aconteceu, mas calculámos que deva ter sido nalguma tentativa de a levantar, pois não queríamos que ela se acomodasse à cama, mas já estou a ver que o panorama está mesmo mau... faz hoje dois meses que o meu avô partiu e sendo ele a "bengala" da minha avó, como a minha cunhada diz, não sei se ela vai cá estar cá muito tempo. A idade é avançada, já se sente um peso para a família, o que não deixa de ser verdade, e acho que isso a deixou muito confusa ao ponto de perder o juízo... cada vez denoto mais que a velhice, é uma tristeza... não podemos deixar de trabalhar para socorrer os mais velhos, uma pessoa passa uma vida a trabalhar e a criar os seus para no fim ser isto... desculpem a linguagem, mas a vida é mesmo f*dida!

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

O Nosso Fim de Semana e Mais Diálogos do Cuquito

Nós aproveitámos para namorar muito no sábado!
Fomos jantar ao restaurante O Trilho, para não ser sempre a mesma coisa. Depois passámos pelo Casino do Estoril, a intenção era beber qualquer coisa no bar central, mas estava tão cheio que nos limitámos a passear por todas as zonas, tendo até passado pelo torneio de Poker internacional que estava a decorrer no Salão Preto e Prata, mas acabámos por sair de lá pouco depois. Fomos até ao Jardim da Cerveja, beber qualquer coisa e regressámos a casa já perto das 3h da manhã.
Confesso que já não tenho pedalada para estas noitadas, a partir da meia-noite o sono começa a chegar... é que de manhã o Gil acordou bem cedo e nunca nos deixa ficar a preguiçar um pouco mais.
Ele ficou em casa dos tios e da madrinha e ficou lá muito bem, ao contrário do que eu imaginava, mas quando lá chegámos ontem à hora de almoço, estava um pouco amuado connosco, mas também estava cheio de sono e durante o almoço acabou por adormecer no meu colo.

Depois dele fazer uma sesta aproveitámos para ir passear com ele até à Expo. Ele adorou!

Os diálogos dele continuam deliciosos e faz com cada conversa que é só rir.

Ontem pela primeira vez comprei-lhe um ovo de chocolate Kinder. Ele adorou, mas logo que conseguiu tirar de lá a bolinha com o bonequinho queria deitar fora o chocolate, lá lhe disse que aquilo era chocolate para ele comer. Deliciou-se, mas o tio estava sempre a dizer-lhe:
- Dá um bocadinho ao tio...
- Não dês Gil, diz ao tio que já é pouco para ti, quanto mais para ele... - disse-lhe eu.
- Dá um bocadinho ao tio... - insistiu o meu cunhado.
- É piqueno! - respondeu o Gil e claro desatámos a rir. Mas acabou por oferecer um pouco a toda a gente.

À noite pede-me novamente chocolate e eu digo-lhe:
- Já não há, comeste o chocolate todo...
- A tia tem!
- Mas agora só vais a casa da tia para a semana...
- Oh... agóia vamos ao Continente compáre chocoiate pó Gil e bóinhas! (Smarties) - responde-me logo prontamente!
Este rapaz parece que sai à mãe, tem sempre a resposta na ponta da língua! :P

Pouco depois dizia-me:
- O Gil papou o ovo da galinha tono!
- Papáste ovo na casa da tia?
- Sim, o ovo da galinha...
- Oh Gil, mas qual ovo da galinha? Tu não papáste ovos na tia...
- O ovo, o ovo de chocoiate!
Pois claro ele tinha razão... aquilo era um ovo de chocolate, por isso ele dizia que era o ovo da galinha.

Tínhamos ido ao Pingo Doce, comprar algumas coisas e o Gil adora ajudar-nos a arrumar as coisas e conforme as vai tirando vai dizendo o nome das coisas, mesmo sem lhe perguntarmos e muitas coisas nós nem sabemos que ele sabe o nome... pega nas caixas das cápsulas da Dolce Gusto e diz:
- O café prá mãe...
E depois continua...
- A mantéga, os yogutes pó Gil, as falnas (fraldas), os toalhetes...
- São fraldas Gil, essas não são toalhetes, mas o pacote é parecido - digo-lhe eu, já que era um pacote de oferta que vinha com outras fraldas.
- A futa... e isto... - pois aí como não sabia o que era, denominou como isto, era um pacote de farinha de milho.

Quando chegámos a casa vê a carrinha do pai estacionada e diz:
- Olha a carrinha do pai...
- Pois é filho, é a carrinha do pai. - diz-lhe o L.
- Não é nada a carrinha do pai... - digo eu, para ver a reacção dele.
- Então não é? - diz o L.
- Não aquela não é a carrinha do pai. - digo eu.
- O Gil sabe que é a carrinha do pai! - diz o rapaz convicto...
Ora bem, já não conseguimos enganá-lo... acho que já nem vale a pena tentar! :P

Simplesmente adoro esta fase! É pena é não recordar de tudo o que ele diz!
Agora estamos a entrar na fase em que ele quer decidir o que quer vestir... vem aí complicações, mas isso fica para outro post que este já vai longo!

sábado, fevereiro 14, 2009

São Valentim

Esta semana foi complicada em termos de trabalho, porque geralmente não tenho muito que fazer, mas como estamos na fase de entrega do IVA, passei quase a semana toda na outra empresa junto da contabilista, pelo que não actualizei muito o blog e nem deu para visitar os vossos cantinhos.

Em relação ao último post e respondendo essencialmente à Kya, eu pude inscrever o Gil, mas percebi desde logo que o mais certo é ele não entrar em lado nenhum, pois a entrada dele está mesmo condicionada por não ter os 3 anos completos em 15 de Setembro, assim passam-lhe todos à frente e acho isto super injusto!
A decisão que tomei é aguardar por Junho/Julho para saber se ele entrou nalgum lado. Se eu continuar desempregada nessa altura ele fica comigo, porque será impossível ir pagar um colégio privado (a menos que a prestação do empréstimo da casa desça uns 200 euros, mas se descer 150 euros já será menos mau) se entretanto tiver a felicidade de encontrar um emprego, nessa altura tento, em pelo menos 2 outros infantários, aqui perto de casa, que têm comparticipação da Segurança Social. Se ainda assim não der, lá terei de ir ver aos outros privados, porque também se tiver a trabalhar, tenho mesmo de arranjar um sítio para ele ir, nem que seja uma ama, mas preferia um colégio.

Bem e já que hoje é Dia dos Namorados, eu e o L. vamos deixar mais logo o Gil a casa da tia I. e da madrinha, sendo que vai lá ficar a dormir e vamos jantar os dois (embora ainda nem saiba onde!) e aproveitar para namorar um pouquinho.

Aproveitem bem o dia para namorar e estarem com os vossos princípes (nem que sejam apenas os vossos filhotes!) e divirtam-se!
Beijokas

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Estou furiosa!

Tirei a manhã para ir tratar das inscrições do Gil nos Jardins de Infância, quer onde moro, quer no agrupamento de Amadora e fiquei a saber que o Gil para entrar no Jardim de Infância tem de ter os 3 anos completos, perante tudo o que já descrevi em post's anteriores, será que isto é normal?????
Não pode continuar na ama porque completa 3 anos até ao final do ano civil, mas não pode entrar no Jardim de Infância porque ainda não tem os 3 anos completos, mas o que é que se passa neste país???? Há qualquer coisa de errado nisto e que cheira muito, muito mal! Mas que porra de critérios são estes?
Além disso fiquei a saber que o 1º ano do Ensino Básico já não vai funcionar no próximo ano lectivo, em A-da-Beja e que o Jardim Infantil também poderá não funcionar, pelo que vou actualizar o mail que enviei ao "Nós por Cá", vou também tratar das coisas para arranjar um abaixo assinado para reverem esta situação, alguém me sabe dizer o que é necessário?
Na lista de prioridades para entrar no local onde moro o Gil situa-se simplesmente na 6ª prioridade, mas como faz anos depois de 15 de Setembro, também fica condicionado à entrada e até os que estão na 7ª e ultima prioridade lhe passam à frente! Sinceramente não percebo nada disto, mas em que país tive eu e o meu filho a infelicidade de nascer???

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Começam as vergonhas maternais...

Agora que o vocabulário do Gil começa a ser maior, o rapaz diz tudo o que vem à cabeça... e tagarela como ele é, já prevejo que o que se passou no sábado foi a primeira de muitas vergonhas que me vai fazer passar...
Fomos às compras ao Feira Nova, coloquei-o no carrinho de compras. Quando chegámos perto das caixas de pagamento, havia imensa gente e como a caixa prioritária ainda parecia mais cheia, deixei-me ficar onde estava.
Já se sabe que estrategicamente as goluseimas estão mesmo ali, para que os pequenotes as vejam. O Gil de repente viu que havia ali chupas. Eu nunca fui apologista de lhe dar estas guloseimas, aprendeu isto nas férias de Agosto com a avó e a tia, que insistem em dar-lhe estas coisas por mais que eu me oponha... a sorte é que ele nem é muito pedinchão e raras são as vezes que come.
- Mamã quéu um chupa...
- Oh Gil agora tens de esperar... temos mais gente à nossa frente para pagar as compras, só quando estas pessoas forem pagar é que a mãe pode lá chegar e dar-te um chupa.
O rapaz não vai com meios modos, vira-se para o senhor que estava imediatamente à frente e diz-lhe:
- Xenhor, shai da frente pró Gil ir buscari um chupa!
Devo ter ficado de todas as cores e o senhor claro que se começou a rir e perguntou-me se eu queria que ele lá fosse buscar um. Agradeci e disse-lhe que não e assim que a fila andou fiz a vontade ao rapaz. Felizmente ele parece conformar-se com o que pede e não desata a pedir tudo.
Mas com esta já deu para perceber o que me espera... :P

Visual de S. Valentino

Apesar de não poder comemorar o dia dos namorados como estava planeado (a fazer um programa a dois, bem longe daqui!), porque o t€mpo é cada vez mais curto... havemos de ter pelo menos um jantar a dois para comemorar!
Então, resolvi mudar o visual do nosso blog, ficará assim até essa altura.

Denuncia ao "Nós por cá"

Na 6ª feira, estava tão stressada com a injustiça que os nossos filhos sofrem, sobre o que falei no post anterior e que, depois de ter falado com a minha mãe sobre o colégio que fica em frente da casa dela onde eu andei, onde a minha sobrinha andou mas do qual teve de sair antes de fazer os 3 anos e ao qual o Gil está agregado, decidi denunciar a situação ao programa "Nós por cá". Não sei se irão debruçar-se sobre o assunto, mas pelo menos tentei.
Se tiverem paciência, podem ler o conteúdo do mail:


Boa tarde,

Venho denunciar uma situação que todos os anos afecta quem tem crianças e vou dividir o caso em dois pontos:
1º Quem tem crianças que fazem aniversário entre Setembro e Dezembro;
2º Relativamente ao Centro Infantil de A-da-Beja, sito na Rua Fernando Maia, que além de pertencer à alçada da Segurança Social, pertence ainda à Camara Municipal de Amadora e ainda tem relação com o Ministério da Educação.

1º Ponto
Fui ontem informada pela ama do meu filho que completou 2 anos no passado dia 27 de Dezemrbo, que no próximo ano lectivo ele já não tem direito a permanecer ali, através da Segurança Social, pelo que tenho de procurar para ele uma pré-primária ou outro infantário, embora nada me impeça de o inscrever no Centro Infantil em questão.
Ora, o meu filho por ter nascido em Dezembro, fiz a inscrição dele no dito Centro Infantil em Janeiro e só em Setembro já com 8 meses é que pode entrar para a ama.
Durante esses 8 meses não teve para onde ir, mas como estava desempregada, não houve problema, mas já não usurfruiu da ama nesses meses todos. Em Setembro de 2007, entrou para uma ama e tem lá estado desde então, sendo que ele só completa os 3 anos em Dezembro, à data de inicio do próximo ano lectivo ele ainda tem 2 anos, pelo que deveria poder continuar no mesmo sistema. Mas não. Como completa os 3 anos no decorrer do ano civil em questão, ainda que seja no final de Dezembro, já não tem direito. São critérios que temos de aceitar, mas a questão que coloco é porque é que não são os mesmos critérios quando eles passam para o ensino básico?
Vejamos então o que vai acontecer com o meu filho, quando ele tiver 5 anos e em Dezembro do mesmo ano civil completar os 6 anos, eu só o posso inscrever na escola básica com condicionantes, ou seja, ele só irá entrar para a escola em que eu o inscrever se houver vagas na turma em questão, senão é sujeito a entrar quase com 7 anos. E eu questiono-me mas que critérios são estes???
Porque não convém a criança continuar entregue à Segurança Social por mais uns meses devido a 4 dias, no caso do meu filho, já tem de ir para a pré-primária antes, mas porque também não convém ao Ministério da Educação absorver mais uma criança, porque não tem 6 anos completos a 15 de Setembro, tem de continuar por mais um ano lectivo no infantário. Onde é que há justiça no meio disto tudo????
Assim, mães que tem filhos nascidos depois de 15 de Setembro, vêm os seus filhos ser duplamente injustiçados!


2º Ponto
Tenho 34 anos, fui criada na aldeia de A-da-Beja, pude usurfruir da pré-primária no Centro infantil de A-da-Beja. Estamos a falar de uma Quinta com um espaço amplo e ideal para as crianças, sempre desejei que um filho meu pudesse também frequentar aquele local, onde eu cresci, porque mesmo depois de ter saído de lá para ir para a primária, como tinha uma amiga que lá morava, ia lá vezes sem conta e actualmente há espaços naquele local que estão desleixados e que podiam ser tão bem aproveitados, que nos deixam a nós, que também conhecemos aquele local, tristes e sem compreender o porquê do não aproveitamento de um espaço com tantas potencialidades!
O meu filho entrou para a alçada daquele colégio, mas como era muito pequeno e a sala dos meninos de 1 ano não tem funcionado (tal é a redução de custos em meter lá auxiliares e educadoras!), foi para uma ama da Segurança Social. Pelos motivos já mencionados no ponto anterior, creio mesmo que ele não irá nunca conhecer aquele espaço, porque de ano para ano eles cortam as vagas existentes para as crianças.
Desde há uns anos que a angústias de mães, das amas, das educadoras, das auxiliares e todo o pessoal que ali trabalha se repete... a questão é será que aquilo vai continuar? Quando é altura de fazer inscrições, nunca nos sabem dizer se aquilo vai continuar. Todo o pessoal que lá trabalha teme ficar sem emprego (em caso de contratados) ou ser mandado para quilómetros de distância. A verdade é que ali funciona uma alçada da Segurança Social com várias amas em A-da-Beja e Casal de Cambra, existe ainda o infantário e actualmente também funciona lá o ensino básico. Mas ao que se ouve dizer, até a escola básica pretendem acabar lá e todos os anos nos questionamos, onde vamos colocar as nossas crianças?
Eu moro em Casal de Cambra, mas sendo mãe trabalhadora (ainda que o desemprego me ande sempre a bater à porta), os meus pais moram em A-da-Beja e são um suporte importante, para que o meu filho fizesse lá o ensino básico, podendo fazer refeições em casa deles ou podendo ir para lá enquanto eu e o pai, estamos a trabalhar.
Assim, tanto as pessoas da terra como as que lá trabalham não compreendem o porquê do desatino que se cria aquando esta altura do ano em que nada se sabe, em que as dúvidas acerca da continuação daquela instituição permanecem. A outra questão que coloco é "o porquê?" Mas porque querem acabar com uma instituição que tem já tantos anos de experiência, que serve a gente da terra e não só, dá emprego a algumas pessoas e é sem dúvida uma instituição importante?
Como é que é possível que este governo queira acabar com jardins infantis, apelando para que os portugueses tenham mais filhos? E depois colocam-nos onde? Em colégio privados (porque estes dão mais lucro ao Estado!) a pagar uma brutalidade? Como é que é possível que queiram igualmente acabar com uma escola de ensino básico numa pequena localidade, às portas de Lisboa? Se o ensino é obrigatório (e gratuito) porque se hão-de fechar escolas em localidades onde são necessárias alegando que não há crianças necessárias para as turmas a funcionar, mas depois também não deixam outras entrarem, porque não completaram 6 anos de idade até 15 de Setembro e as fazem precorrer quilómetros para terem o ensino obrigatório (porque deixa de ser gratuito quando temos de gastar dinheiro em transportes!)?
A gente de A-da-Beja está indignada com esta situação que já se arrasta há anos, mas a verdade é que cada vez mais as pessoas têm medo de falar e de dar a conhecer casos como este. Eu sou uma mãe que se arrisca a que o seu filho não vá para esse infantário e outras tantas pessoas temem ser condenadas por falar uma verdade, porque isso podes-lhe custar o emprego, mas neste caso se querem mesmo acabar com aquilo, os seus empregos já estão em risco!

Este é somente um dos assuntos que tenho para dar a conhecer, tenho um outro mas que implicaria um mail com 10 vezes mais informação do que este... que será com certeza para divulgar, mas em tempo mais oportuno. Se este assunto também vos interessa, afim de poderem fazer uma pequena reportagem com esta (ou mais matéria) respondam ao mail.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Acho que temos de ir à bruxa...

Se começasse a enumerar as coisas más que me têm acontecido desde há dois meses, iria com certeza perder-me, no meio de tantas...


Ontem quando fui buscar o Gil à ama, estava lá uma informação para assinarmos a dizer como o Gil completa 3 anos até ao final do ano, já não tem direito a continuar ali, temos de o inscrever no pré-escolar!
Até fiquei parva, pois estava convencida que como ele completa os 3 anos só a 27 de Dezembro, tinha vaga garantida por mais um ano lectivo, mas não, porque para continuar no infantário teria de fazer os 3 anos só no ano seguinte, assim como ainda faz durante este ano é automaticamente corrido para o pré-escolar, mas quando for para ir para o ensino básico tem de completar os 6 anos até 15 de Setembro, porque não tem vaga assegurada, mesmo que complete os 6 anos até 31 de Dezembro, mas que merda de justiça é esta????

O melhor desta história toda é que as inscrições para o pré-escolar estão abertas desde Janeiro e só agora é que avisam, além disso temos de levar o comprovativo das inscrições até dia 20 de Fevereiro, o que me vai fazer faltar ao trabalho...

Alguém me pode indicar infantários que sejam ou tenham acordo de IPPS's nas zonas de Amadora, Odivelas, Caneças e/ou Casal de Cambra? É que é de todo impossível ir pagar 300 euros por um colégio...

Desculpem a ausência nos vossos cantinhos mas tenho andado tão triste e tão revoltada com tudo, que não me apetece fazer nada... e hoje até o Blogger compactua com a má sorte, pois já tinha escrito isto tudo e ele resolveu dar erro! :(

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

1º Round...

Agradeço desde já os comentários de todas desejar boa sorte para o dia de ontem.
Não me quero alongar muito sobre este assunto, pois isto ainda não terminou, ontem foi somente o primeiro round e segundo está marcado para o próximo mês. Posso no entanto dizer que o testemunho do Engenheiro foi fundamental e colocou sem dúvida, a razão do nosso lado. O advogado da outra parte, parecia não saber da missa a metade... Saímos de lá com a sensação de termos ganho a batalha. Resta saber se eles vão continuar com o drama (que nem sequer é só deles, é nosso e de todos os vizinhos!) ou vão desistir e avançar finalmente contra a quem de direito!
O que nos irrita plenamente no meio disto tudo é que os gastos com esta brincadeira, que não tem piada nenhuma, mesmo que desistam do caso ou consigamos ser absolvidos ascenda a mais de 2 mil euros, sem retorno! Que ricas férias, que teríamos na Jamaica! Além disso é o que tenho dito ao L., com a iminência de desemprego, temo que nos venha a fazer muita falta...

Mas por causa deste processo ainda temos a Câmara Municipal de Sintra a chatear-nos, mas isso fica para outro post. Aliás independemente do resultado disto, estamos decididos a levar o caso para a comunicação social, para que seja conhecido, pois deve haver muita gente que como nós, é metida nestas alhadas sem razão e sem qualquer nexo, porque as garantias contratuais das casas só servem para inglês ver!

E com tudo isto o Gil na 3ª feira dormiu com os meus pais e só ontem depois das 18h é que fui buscá-lo à ama. Já estava à espera que não me falasse e estivesse amuado comigo, mas enganei-me, veio todo contente ter comigo! E eu estava cheia de saudades dele! É tão estranho... às vezes sinto que precisava de estar sem ele um tempo, mas a verdade é que quando somos privados da companhia dele, parece que já nada faz sentido! Não te-lo em casa um dia, é como se a casa estivesse vazia e sem alegria...

E ontem ainda nos fartámos de rir com ele. Desde que descobriu as sombras é uma paródia. Além disso, ligámos para a minha cunhada mais velha, porque ele dizia que queria falar com ela, colocámos o telefone em alta voz e dizia ela:
- Olha, queres vir passear com a tia? Vens cá ter comigo e vamos os dois passear?
- Não posso! - responde o Gil.
Desatámos a rir, o rapaz é muito atarefado e não pode ir ter com a tia, vamos fazer o quê?

terça-feira, fevereiro 03, 2009

A nossa culpa... e as sombras!

Amanhã será o grande dia... depois de quase 2 anos vamos a tribunal, por uma coisa de que não temos culpa, a única culpa que temos é ter comprado um andar num prédio onde tudo é mau, onde no passado fim de semana com o tempo chuvoso que se fez sentir, tivemos água a entrar-nos pela cozinha, através da rachas na pedra mármore da janela, tivemos água a entrar pelo respiradouro da casa de banho da suite, tivemos uma poça de água junto à janela do nosso quarto onde o rodapé e alguns tacos do chão flutuante já começam a apodrecer, tivemos vento a entrar pela parede do segundo quarto, porque a parte interior já ruiu e prevejo que em breve ainda caia na totalidade, onde já nem tacos temos no chão, tendo até descoberto que por detrás da cama do Gil, que fica a cerca de 3 metros da parede exterior e sendo totalmente interior, o rodapé já está podre, mas não vale a pena fazer obras nesta casa onde já não há gosto para nada, nem condições de salubridade...
E tudo isto porque mais uma vez, o vizinho debaixo, além de nos colocar em tribunal para lhe pagar as obras nas casas de banho, alegando que é da nossa canalização, não pagou a parte das obras exteriores que lhe competia, tal como havia sido decidido em condomínio, pelo que as obras exteriores do prédio continuam por fazer e as rachas exteriores continuam a meter-nos água dentro de casa.

Além disso, temos mesmo de pagar ao Engenheiro para servir como nossa testemunha, pois o advogado baseou a nossa defesa no seu testemunho e pediu-nos para encarar isso como estando a pagar um técnico. Sim, acabo por encarar isso dessa forma, mas não consigo deixar de me questionar, em que país de merda vivo eu?
Os seguros contratados pelos empréstimos de habitação não assumem a responsabilidade, por o prédio ainda estar na garantia do construtor, mas eu sou obrigada a ir a tribunal responder por uma coisa que não me compete. Não percebo como é que casos destes podem ser aceites na nossa justiça, se há leis que sendo a salvaguarda para uns, são simplesmente ignoradas para outros!

Sinto-me triste com isto tudo, sinto-me revoltada e o pior é que me sinto inútil face a todo este processo que nos tem levado algum dinheiro, que bem podia dar para umas grandes férias bem longe de todos estes problemas!

Desculpem este testamento, mas precisava de desabafar sobre isto, sendo que antes não me quis alongar muito sobre este assunto, mas como o julgamento é já amanhã, tem sido isto que me tem ocupado a mente nos últimos dias.

À parte disto, continuo a enviar currículos e um dos patrões disse-me que se precisasse sair antes do final do contrato caso, tivesse a sorte de encontrar algo já, que nem me pedia os dias necessários, podia logo ir embora. O outro pediu-me para repensar em ficar e ver se conseguia arranjar recibos verdes, porque apesar não haver aqui muito trabalho, há trabalho para umas quantas horas por semana. Eu disse-lhe que se encontrasse qualquer outra coisa em part-time, que iria com certeza considerar essa hipótese.

Sobre o Gil, ontem deu-nos um serão bem divertido e que bem que nos soube é que tudo o que nos tem acontecido, a melhor coisa é mesmo o Gil, e ele ontem descobriu as sombras!
Estava junto a uma das paredes do nosso quarto com a luz do candeeiro por detrás e conforme se mexia, via a sombra a mexer-se, ficou ali algum tempo e nós a ve-lo. Depois o meu marido chamou-o e ele ficou assustado, tendo fugiu para o pé de mim.
Aí o que nos rimos, até chorei a rir! Lá lhe expliquei que todos tínhamos sombra, que andava sempre connosco e fomos todos para junto da parede para lhe exemplificar e até levámos o gato. Agora anda sempre a ver se vê a sombra, é um pagode!
E hoje quase nem vou estar com ele... tadinho do meu menino! :(

Sim, Sandra ainda é esse caso com os vizinhos debaixo, e podes ter a certeza que nunca disse ao Gil para não atirar coisas ao chão, acredita que com isso eles devem sofrer bastante, a sorte deles é nós gostarmos tanto da nossa casa, que quase nem nunca lá estamos! E ultimamente quem anda mais de saltos altos lá em casa, até é o Gil, que adora andar com os meus sapatos! ;)

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Vai ser uma semana de doidos...

Ainda agora é segunda feira e já estou a prever que esta semana vá ser muitíssimo complicada e já começou mal...
Hoje vai ser o dia mais soft de todos os outros... amanhã à noite temos reunião com o advogado para delinear a estratégia para o julgamento de 4ª feira. Temos várias testemunhas chave e uma delas era um Engenheiro que fez um relatório para o condomínio com todos os defeitos de construção, já na altura achámos que o preço que ele levou foi um roubo, acho que foi 900€ mais IVA, mas esse relatório serviu para muitos de nós colocar o construtor em tribunal, não foi dinheiro assim tão mal empregue, até porque foi a dividir por todos.
É claro que também usámos esse relatório que diz tachativamente que o problema do vizinho é defeito de construção e não de negligência nossa. O tribunal não conseguiu notificar o Engenheiro (não sabemos se ele mudou de morada ou a não a deu de forma correcta...) e o nosso advogado pediu-nos para que o contactássemos para ele compararecer, coisa que fizemos e ele acedeu, hoje o L. tinha um mail dele a dizer que queria 250 euros para comparecer... sinceramente nem sei o que pensar disto! Há gente que não tem escrúpulos nenhuns... ele ganhará no máximo uns 60 euros por dia, acho que ainda lhe estaríamos dispostos a pagar um dia de trabalho, mas 250 euros? Será que pensa que andemos a roubar? Apenas queremos defender os nossos direitos, mas não à custa de aproveitadores! E o mais caricato disso é que nem sequer mencionou nada disso quando lhe pedimos para comparecer e se tivesse sido notificado pelo Tribunal seria obrigado a comparecer!
O L. vai falar com o advogado para ver o que ele diz...

Assim, temos este problema para resolver hoje, amanhã a reunião que deverá durar até às tantas, na 4ª feira o julgamento, na 5ª temos uma pausa nisto tudo e na 6ª feira temos reunião de condomínio, onde acho que vai andar tudo à porrada, até porque vamos ter de ver outra vez os vizinhos de baixo onde a nossa vontade era nunca nos termos curzado com tais pessoas!

Com isto tudo, o Gil é que vai sofrer. Amanhã vai o dia todo para a minha sogra, porque a ama tem formação e a minha mãe não pode ir buscá-lo à hora de almoço, porque tem um exame médico marcado. Eu quando sair daqui vou a correr buscá-lo, deixo-o na minha mãe e deve ficar lá a dormir, acho que não vai ser nada fácil para ele... na 4ª feira de manhã a minha mãe leva-o à ama e nós vamos para tribunal.
Na 6ª feira o mais certo é também ficar a dormir na minha mãe, porque acho que a reunião de condominio vai durar até às tantas...

Vai ser uma semana para esquecer... vai, vai...